Classificação indicativa: Livre

Com a suspensão temporária das suas atividades presenciais, o Itaú Cultural (IC) montou uma programação especial, que inclui cursos on-line para o público infantil. Nos domingos do mês de maio, a professora de dança Flora Gussonato ministrou aulas de dança para crianças da primeira infância. Aqui é possível conferir o curso completo, que conta com cinco vídeos.

Aula 1: Flora propõe um aquecimento completo, da cabeça aos pés. Contando histórias e cantando algumas canções, ela convida as crianças para se alongar e conhecer os nomes de alguns dos ossos do corpo.

Aula 2: Flora inicia com um breve aquecimento e logo convida a turma para dançar explorando os diferentes pontos de apoio dos pés: metatarsos, calcâneos, bordas internas e bordas externas. Para concluir o encontro, a professora ensina a fazer a preparação para uma parada de cabeça.

Aula 3: Para ela, é necessário um lenço, um cachecol ou um tecido para fazer o alongamento inicial. Em seguida, Flora apresenta a prática de exercícios em diagonal – muito comum em aulas de dança –, em que ela ensina a explorar com o corpo os diferentes planos do espaço (baixo, médio e alto). Para finalizar, todos aprendem a dar cambalhotas de frente e de costas.

Aula 4: O aquecimento desta aula conta com exercícios de contração e expansão. Em seguida, Flora convida todos para brincar com os diferentes tempos e velocidades que podem ter um movimento de dança. Para finalizar o encontro, ela propõe uma dança pelo espaço utilizando uma fita ou tecido.

Aula 5: Nesta aula, serão utilizados objetos de casa para treinar o equilíbrio. Para finalizar, serão ensinados e praticados os conceitos de passo e coreografia em dança. 

Veja também