Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Seminário “Cultura, saúde mental e bem-estar” propõe três debates

Evento decorre da edição 31 da “Revista Observatório Itaú Cultural”

Publicado em 29/03/2022

Atualizado às 16:12 de 15/08/2022

A Revista Observatório Itaú Cultural realiza em 24, 25 e 26 de maio o seminário Cultura, saúde mental e bem-estar, um desdobramento da sua edição 31, dedicada aos temas arte, cultura e saúde mental. São três mesas de debate, uma por dia, sempre às 10h. A transmissão ocorre no canal do YouTube do Itaú Cultural.

Veja também:
>>
Arte por um fio analisa a criação marginal de Bispo do Rosario e Judith Ann Scott

A primeira, no dia 24, “Como a cultura nos ajuda a cuidar da nossa mente?", conta com a psiquiatra Ana Paula Guljor e o curador Ricardo Resende, mediados por Eduardo Saron – diretor do Itaú Cultural. A segunda, “Qualidade de vida por meio da neurociência e da arte”, no dia 25, traz Ana Paula Guljor como mediadora e os pesquisadores Tasha Golden e Alfred Sholl-Franco como convidados. Por fim, “Benefícios socioeconômicos da arte da e da cultura”, no dia 26, agrega a pesquisadora Mariana W. Steffen e a médica Carmen Lúcia Albuquerque de Santana. Saiba detalhes de cada conversa abaixo.

Os assuntos do seminário e do nº31 da Revista Observatório são inspirados pela mostra Bispo do Rosario – eu vim: aparição, impregnação e impacto, que apresenta o trabalho deste artista que transformou a arte brasileira a partir de uma cela de manicômio.

seminário Cultura, saúde mental e bem-estar
terça 24, quarta 25 e quinta 26 de maio
às 10h

Mesa 1 | Como a cultura nos ajuda a cuidar da nossa mente?
terça 24 de maio
às 10h

Nesta mesa, a psiquiatra, mestre e doutora em saúde pública Ana Paula Guljor e o curador do Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea, Ricardo Resende, discutem a cultura e as artes na promoção de saúde e do cuidado, tendo em vista a produção de novas subjetividades, a desconstrução de estigmas e a afirmação da diversidade como potência. A mediação é do diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron.

Mesa 2 | Qualidade de vida por meio da neurociência e da arte
quarta 25 de maio
às 10h

A mesa aborda as possíveis contribuições das artes para a prevenção ou a reabilitação de quadros neurológicos, discutindo como a criação e a fruição artísticas fazem bem ao cérebro. Com mediação de Ana Paula Guljor – psiquiatra, mestre e doutora em saúde pública –, conversam, professor e coordenador da Rede de Estudos em Neuroeducação (Redeneuro), e, diretora de pesquisa do International Arts + Mind Lab, da Universidade Johns Hopkins.

Mesa 3 | Benefícios socioeconômicos das artes e da cultura  
quinta 26 de maio
às 10h

A pesquisadora Mariana W. Steffen, do People’s Palace Projects do Brasil, e a médica e professora Carmen Lúcia Albuquerque de Santana, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, conversam sobre programas e instituições pelo mundo que promovem laboratórios, pesquisas e políticas públicas expandindo as fronteiras entre artes, cultura e saúde mental.

Compartilhe