Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

YOA Orquestra das Américas & Orquestra Jovem do Estado

Os jovens instrumentistas se apresentam sob a regência dos maestros Carlos Miguel Prieto e Cláudio Cruz

Publicado em 13/07/2017

Atualizado às 12:44 de 03/08/2018

A YOA Orquestra das Américas, formada por jovens músicos de 26 países, sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, acompanhada pela Orquestra Jovem do Estado, para um concerto que conta com a regência dos maestros Carlos Miguel Prieto (México) e Cláudio Cruz (Brasil) e a participação do violinista canadense Blake Pouliot.

O espetáculo é fruto de uma residência que une os jovens instrumentistas da YOA e os da Orquestra Jovem do Estado. Segundo Frederico Lohmann, superintendente da Cultura Artística (responsável pela vinda da YOA a São Paulo), trata-se de uma oportunidade muito importante de reunir dois projetos sociais voltados para a música, de possibilitar a troca de experiências entre os integrantes das duas orquestras e de democratizar ainda mais o acesso do público aos concertos.

“A YOA é uma orquestra que existe desde 2002, reúne instrumentistas entre 18 e 30 anos de idade de diversos países e já fez mais de 300 concertos no mundo todo”, explica Frederico. “Durante o verão, os jovens que a integram fazem uma residência em algum lugar do mundo, seguida de uma série de concertos. Então, é um aprendizado pela prática”, diz. “E a Orquestra Jovem do Estado tem uma proposta semelhante, também trabalhando com jovens músicos [matriculados na Emesp] e com o aprendizado pela prática.”

O repertório do concerto traz algumas peças que os jovens instrumentistas da YOA estão preparando para apresentar na turnê que será realizada pelo país (além de São Paulo, eles se apresentam no Rio de Janeiro). O programa vai do clássico ao popular, passando por compositores como Tom Jobim, Astor Piazzolla, Alberto Ginastera, Manuel de Falla e Zequinha de Abreu.

“Esses jovens instrumentistas vão fazer uma série de atividades, incluindo o concerto do Auditório Ibirapuera, que tem um significado muito especial ao reunir as duas orquestras”, diz Frederico Lohmann. “No espetáculo, serão cerca de 150 músicos tocando juntos no palco, sob a regência dos dois maestros, que estarão se alternando ao longo da apresentação.”

A respeito da escolha dos jovens instrumentistas para compor a YOA – que não possui formação permanente e inclui atualmente sete brasileiros em seu conjunto de músicos, sendo um deles da própria Orquestra Jovem Tom Jobim –, Frederico explica que acontece de uma forma bastante democrática e aberta para todos aqueles que queiram participar.

“Os músicos são selecionados para participar do projeto daquele mesmo ano”, explica Frederico Lohmann. “A escolha é feita por um processo democrático, de audições gratuitas pela internet. As pessoas fazem o registro, enviam o currículo para a seleção e a partir daí são avaliadas”, diz. “Depois, os selecionados se reúnem em junho, em algum lugar do mundo, para compor a YOA Orquestra das Américas.”

YOA Orquestra das Américas & Orquestra Jovem do Estado
domingo 30 de julho de 2017
às 11h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa].

[livre para todos os públicos]

Compartilhe