1. A Floresta que Dorme Debaixo do Asfalto – Brechas Urbanas (2016) - parte 1
  2. A Floresta que Dorme Debaixo do Asfalto – Brechas Urbanas (2016) - parte 2

A ideia de que sob o asfalto dorme uma floresta – que talvez ainda possa ser reanimada, transformando a maneira como as pessoas vivem e se relacionam no espaço urbano – é o ponto de partida desta edição do Brechas Urbanas, com a participação do líder indígena Ailton Krenak e do permacultor Peter Webb, mediados pela jornalista Natália Garcia.

Membro da etnia dos crenaques, de Minas Gerais, Ailton é um dos fundadores da União das Nações Indígenas e da Aliança dos Povos da Floresta, entre outras organizações. O discurso que ele fez em 1987 para a Assembleia Nacional Constituinte se tornou um marco na luta pela dignidade e pelos direitos dos povos indígenas – assista aqui ao vídeo.

Em seu país de origem, Austrália, Peter estudou permacultura – ciência, grosso modo, voltada para a elaboração de espaços sustentáveis, em harmonia com a natureza – com um dos fundadores dessa área do conhecimento, Bill Mollison. Mudou-se para o Brasil em 1984 e viveu de forma autossustentável por 14 anos no Vale do Matutu, em Minas Gerais. Radicado atualmente na capital paulista, desenvolve projetos que vão de cursos de agrofloresta e reflorestamento a consultoria ambiental e cirurgias em árvores.

Brechas Urbanas é uma série de encontros elaborada para provocar reflexão em busca de soluções inovadoras para a vida na cidade. Reúne artistas ligados a diferentes áreas de expressão, que observam, escutam e interpretam o ambiente urbano de maneiras que fogem ao lugar-comum.

Gravado em setembro de 2016, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Vídeos com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Núcleo de Comunicação e Relacionamento
Gerente: Ana de Fátima Sousa
Produção executiva: Maria Clara Matos, Thiago Rosenberg, Simoni Barbiellini e Camila Zamith
Núcleo de Audiovisual e Literatura
Gerente: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Paula Bertola
Edição de imagem: Richner Allan
Captação de imagem: APeres Fotografia
Intérpretes de Libras: Thalita Passos e Carol Fomin (terceirizadas)

Veja também