Esta edição do Brechas Urbanas aborda os modos como os diversos ativismos sociais e artísticos ocupam hoje o espaço público, tendo surgido com mais força nas ruas do país desde junho de 2013. O debate reúne a advogada Liana Lins, integrante do movimento Ocupe Estelita, e os cientistas políticos Márcio Black, do Coletivo Sistema Negro, e Vitor Marchetti, sob mediação do jornalista Bruno Torturra.

Vitor abre sua fala enfatizando o nível de incertezas que vivemos e a possibilidade de errar devido às peculiaridades relacionadas a esse tema. Em seguida traz à conversa dois momentos distintos recentes da história do Brasil: o impeachment de Fernando Collor e o de Dilma Rousseff. Liana trata do seu envolvimento com novas formas de articulação da sociedade civil que por vezes provocam tensionamento entre o público e o privado. Márcio inicia contando um pouco de sua trajetória e como a cultura é, muitas vezes, a primeira forma de contato das pessoas com os espaços públicos.

Brechas Urbanas é uma série elaborada para provocar reflexão sobre soluções inovadoras para a vida na cidade. As conversas reúnem pessoas ligadas a diferentes áreas de expressão, que observam, escutam e interpretam a rua de maneiras que fogem ao lugar-comum.

Gravado ao vivo em outubro de 2017, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP. Vídeo com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Assista a outros vídeos da série Brechas Urbanas.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Gerente do Núcleo de Inovação: Marcos Cuzziol
Produção-executiva: Camila Zamith, Maria Clara Matos, Simoni Barbiellini e Tiago D’Ambrosio
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenação de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes
Produção audiovisual: Ricardo Tayra
Captação: VOCS
Edição: Caetano Tola (terceirizado)
Intérpretes de Libras: Thalita Passos e Vânia Santiago (terceirizadas)

Veja também
Highlight large territoriocoletivo site

"Território Coletivo" em Campinas

Documentário do Itaú Cultural sobre coletivos teatrais da periferia paulista será exibido na Unicamp
onde: Espaço Cultural Casa do Lago – Unicamp