No sábado 7 de outubro, às 21h, o conjunto formado por Luizinho 7 Cordas (violão de sete cordas), Zé Garcez (violão), Milton Mori (cavaquinho), Rafael Toledo (percussão), Roberta Valente (percussão) e Yves Finzetto (percussão) sobe ao palco do Auditório Ibirapuera, acompanhado por dez solistas*, para fazer o show de lançamento do disco Concertando o Choro.

Durante o espetáculo, que será apresentado pelo jornalista e radialista Fabio Malavoglia, os instrumentistas mostram um repertório composto de obras de grandes nomes da música clássica, como Bach, Beethoven, Ravel e Debussy, com arranjos inéditos do violonista, arranjador e musicólogo Euclides Marques, que incorporam os ritmos, a instrumentação, a linguagem e a versatilidade musical do choro.

Segundo Adilson Ruiz, diretor-geral de Concertando o Choro, a ideia de realizar o projeto surgiu há cerca de quatro anos, na casa de Luizinho 7 Cordas, mas sua concretização só foi possível em 2016, quando Concertando o Choro ganhou o edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) de música instrumental brasileira.

“Era lá na casa do Luizinho que semanalmente acontecia uma roda de choro reunindo alunos desse grande mestre e instrumentista”, conta Adilson. “Nesses encontros, eles tocavam com muita frequência o repertório de Altamiro Carrilho [1924-2012], autor dos discos Clássicos em Choro [1979 e 1980], um dos primeiros trabalhos a trazer um repertório que unia a música clássica ao choro. Aquilo começou a nos entusiasmar e decidimos desenvolver o projeto.”

Adilson acrescenta que o nome Concertando o Chorocom C – que remete a concerto –, foi escolhido por Luizinho 7 Cordas e representa bem aquilo que esses músicos do tradicional choro paulista e os solistas convidados pretendem mostrar no palco: a mistura das características da música erudita, de concerto, e de todas as épocas com o choro.

*Solistas convidados
Agnaldo Gonçalves (trombone alto), Alexandre Ribeiro (clarone), André Juarez (vibrafone), Darrin C. Milling (trombone baixo), Fernando de Oliveira (clarinete), Guilherme Ribeiro (acordeão), Henrique Araújo (bandolim), João Francisco (clarinete), João Poleto (saxofone alto e flauta) e Vitor Lopes (gaita).

Concertando o Choro
sábado 7 de outubro de 2017
às 21h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Veja também