Comemorando 50 anos em 2017, o CORALUSP (Coral Universidade de São Paulo) sobe ao palco do Auditório Ibirapuera com o espetáculo Cantata Brasileira, homônimo à obra composta pelo também regente André Juarez, que irá conduzir 130 cantores acompanhados por instrumentistas convidadas especialmente para esse projeto.

Formada por 12 movimentos com base em ritmos característicos brasileiros como samba, baião, maracatu, choro e xote, além da guarânia (“balada de andamento lento, quase sempre em tom menor, característica da música paraguaia”, segundo o dicionário Michaelis), a Cantata Brasileira traz uma temática baseada no dia a dia do coral, em fatos relacionados à USP e no atual cenário político do país.

“Essa composição foi feita especialmente para os 50 anos do CORALUSP e vai juntar no palco cantores, um grupo de percussão, o Grupo Cupuaçu, duas jogadoras de capoeira, uma dançarina de frevo e duas passistas de escola de samba”, explica Márcia Hentschel, diretora artística do CORALUSP e regente do Grupo Sextina. “No meio desses movimentos, acontecem as intervenções.”

Márcia Hentschel conta ainda que o regente, arranjador e vibrafonista André Juarez, compositor da peça que será apresentada no Auditório, está há mais de 20 anos no CORALUSP e é filho de Benito Juarez, também maestro e um dos fundadores do coral ao lado de José Luiz Visconti; o que torna o espetáculo ainda mais especial.

“O Benito Juarez ficou mais de 40 anos trabalhando conosco como diretor do CORALUSP até se aposentar”, conta Márcia. “Então, quando o André resolveu fazer essa homenagem, ficamos muito felizes”, diz. “É interessante tê-lo como o compositor da peça, até por todo esse carinho.”

 

CORALUSP 
sábado 2 de setembro de 2017
às 21h 
[duração aproximada: 60 minutos]

ingressos: Entrada gratuita. Distribuição de ingressos na bilheteria do Auditório, uma hora e meia antes da apresentação. Limite de dois ingressos por pessoa. Sujeito à lotação da casa.

[livre para todos os públicos]

 

Veja também
Highlight large fabiana cozza por kriz knack

Fabiana Cozza

A cantora faz o show de lançamento do disco Ay amor!
onde: Auditório Ibirapuera