Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Bragança e Bourbon – o D. Pedro II – nasceu em 2 de dezembro de 1825 no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Filho de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, e da imperatriz Maria Leopoldina, foi nomeado príncipe regente com 5 anos de idade, quando seu pai abdicou do trono brasileiro e voltou para Portugal.

Reinando de 1831 a 1889, exerceu de fato o poder a partir de 1840, por 49 anos. O Segundo Reinado foi marcado por medidas progressistas do imperador, que encorajou o desenvolvimento urbano e industrial, protegeu as artes e as ciências e criou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Na Coleção Brasiliana Itaú – que está em parte exposta no Espaço Olavo Setubal – estão alguns retratos pintados do imperador, além de moedas que o retratam durante todo o seu reinado. A obra mais antiga, uma moeda de ouro de 6$400 réis, data de 1832, início do período regencial, quando Dom Pedro II tinha 7 anos. A mais recente, também uma moeda de ouro – esta de 20$000 réis –, é de 1889, último ano do Império, aos 64 anos do imperador.

Dom Pedro II com 7 anos de idade, moeda de ouro 6$400 réis, ano de 1832 (inicio do período Regencial) - foto: Dom Pedro II com 64 anos de idade, moeda de ouro de 20$000 réis, ano de 1889 (último ano do Império) - foto: D. Francisca. D. Pedro II e D. Januaria. Quarto do estudo em S. Christovan. Nojo do Augusto Pai D. Pedro I. Dedicado ao Exmo. Regente Único Do. Ao. Ex Regente único D. A Feijó, Lith. De Lemercier, de Felix Émile Taunay, Paris, ca, 1837 [litografia] - foto: Edouard FraipontD. Pedro II, Lith De Heatone Rensburg, de George Mathias Heaton e Eduard Rensburg, ca. 1845 [litografia] - foto: Edouard FraipontD. Pedro II, de Johann Moritz Rugendas, 1846 [óleo sobre tela] - foto: Edouard FraipontD. Pedro II. Imperador do Brazil, de José Joaquim Lopes, s.d. [litografia] - foto: Edouard FraipontCarlos Linde, Ao Feliz Regresso S.S.M.M.I.I., 1860 [litografia] | Foto: Horst Merkel - foto: Carlos Linde, Ao Feliz Regresso S.S.M.M.I.I., 1860 [litografia] | Foto: Horst Merkel

O Espaço Olavo Setubal fica na sede do Itaú Cultural e pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

Veja também
Highlight large vista panora%cc%82mica da bai%cc%81a de bele%cc%81m  1870  joseph leo%cc%81n righini foto edouard fraipont acervo itau%cc%81 cultural

Brasiliana Iconográfica

Site disponibiliza obras de arte e outros materiais ligados à história, à cultura, à fauna e à flora do Brasil