Nos dias 2 e 3 de julho, a programação do Fim de Semana em Família continua em integração com as atividades da mostra Todos os Gêneros. Dedicadas à criançada, duas oficinas combinam diversão, criatividade e reflexão sobre temas como questões de gênero e a importância de respeitar as diferenças do outro.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs

Às 14h, o designer e artesão Gustavo Silvestre comanda a Oficina de Flores em Crochê, voltada para o público infantojuvenil. O artista ensina a construir flores utilizando técnicas básicas do crochê. Ao mesmo tempo, propõe o questionamento de gênero através da escolha das cores das flores. A ideia é que os participantes troquem referências visuais e estéticas ao longo da atividade, mas façam escolhas individuais no momento de criação das peças, independentemente de qualquer padrão predefinido.

Ilustração de Existo, “livre” diário de Marcia Misawa e Vinícius CardosoIlustração de Existo, da AMAR Coletânea de Livres InfantisAs ilustrações de Safo foram feitas com aquarelas, folhas e flores colhidas da naturezaIlustração de Safo, de Rosane UrbesO artista Gustavo Silvestre utiliza o crochê para debater gênero e identidade

Logo em seguida, às 16h, três artistas promovem uma oficina para refletir sobre diversas questões. A ilustradora Márcia Misawa e os produtores e roteiristas Thiago Minamisawa e Bruno H. Castro sugerem três atividades: a leitura compartilhada das obras da Amar Coletâneas de Livres Infantis – algumas delas escritas pelos próprios artistas –, um quebra-cabeças de corpos e a construção de caderninhos “para começar a voar” (cadernos construídos coletivamente, com desenhos de todos os participantes). Por meio da experimentação artística em cada uma das etapas, pretende-se refletir sobre como lidar com o imprevisto, sobre a importância de acolher as diferenças do outro e sobre o questionamento de padrões sociais de certo e errado.

Além de participar das duas oficinas, o público pode visitar o Cantinho da Leitura, onde está disponível parte do acervo infantojuvenil da biblioteca do instituto, e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs.

Oficina de Flores em Crochê
sábado 2 e domingo 3 de julho de 2016
às 14h
[duração aproximada: 90 minutos]
Piso térreo

Entrada gratuita (20 vagas) – inscrições por ordem de chegada

[classificação indicativa: melhor aproveitamento a partir de 8 anos]

Oficina Amar de Leitura, Diálogo e Artes
sábado 2 e domingo 3 de julho de 2016
às 16h
[duração aproximada: 60 minutos]
Piso térreo

Entrada gratuita (20 vagas) – inscrições por ordem de chegada

[classificação indicativa: melhor aproveitamento a partir de 5 anos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs
sábado 2 e domingo 3 de julho de 2016
13h30 às 16h
Piso térreo