Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Formação e Profissionalização do Gestor Cultural no Brasil

O evento debate os desafios de se tornar gestor cultural no país

Publicado em 14/10/2016

Atualizado às 10:33 de 03/08/2018

No dia 28 de outubro, o Itaú Cultural promove atividades relacionadas à gestão cultural no Brasil, mais especificamente à formação do profissional dessa área. A programação inclui apresentação de pesquisa, mesa de debate e espaço de conversa com o público.

Às 14h30, dando início ao programa, o Observatório Itaú Cultural lança o Mapeamento dos Cursos de Gestão e Produção Cultural no Brasil durante o Período de 1995 a 2015, realizado em parceria com as pesquisadoras Gisele Jordão e Renata Allucci. O projeto tem como objetivo exibir um panorama da educação oferecida para a gestão e a produção cultural no país.

Em seguida, das 15h30 às 16h30, a fim de aprofundar mais o cenário em questão, há uma mesa de debate sobre formação, relação de trabalho, tecnologias e perfil dos profissionais na área da cultura, entre outros temas relacionados. A mediação é de Ilana Goldstein, doutora em antropologia social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), docente no Departamento de História da Arte na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde também atua como assessora cultural na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e como vice-coordenadora da Câmara de Extensão do campus Guarulhos, além de ser membro da comissão do curso de graduação em história da arte.

Participam da mesa José Teixeira Coelho Neto, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), coordenador de estudos no Instituto de Estudos Avançados da USP e diretor acadêmico do curso de especialização em gestão e políticas culturais do Observatório Itaú Cultural, em parceria com a Universidade de Girona (Espanha); Maria Helena Cunha, consultora, pesquisadora e gestora cultural, especialista em planejamento e gestão; e Kátia de Marco, docente e pesquisadora na área de gestão cultural na Universidade Cândido Mendes, onde também é coordenadora acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Sociais. Após um pequeno intervalo, acontece ainda uma conversa entre o público presente e os participantes da mesa, das 16h45 às 18h.

Formação e Profissionalização do Gestor Cultural no Brasil
sexta 28 de outubro de 2016
às 14h30
[duração aproximada: 210 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 56 lugares

Entrada gratuita

[distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa]

Compartilhe