No dia 12 de fevereiro será lançado o livro Mário de Andrade e os Parques Infantis, às 20h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A publicação aborda um dos projetos de Mário de Andrade – escritor, poeta, pesquisador e gestor cultural – como diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, órgão anterior à criação da atual Secretaria de Cultura. Os parques infantis eram voltados para os filhos dos trabalhadores, complementares à educação formal e de caráter inovador.

Nesse dia, ocorrem palestras em torno das políticas culturais postas em prática por Mário. Participam dela o historiador Walter Lowande, as antropólogas Luísa Valentini e Silvana Rubino e o arquiteto João Sodré. Na aba Programação, conheça a descrição dos debates e as biografias dos participantes.

O lançamento faz parte da Ocupação Mário de Andrade, exposição que esteve no Itaú Cultural e agora é apresentada no CCSP. A mostra foca a gestão cultural feita por Mário e sua influência sobre a democratização do acesso aos bens simbólicos e à preservação do folclore e do patrimônio histórico.

Conheça o hotsite desta Ocupação, com parte do material exposto – fotografias e registros em áudio da cultura popular, além de outros atrativos – e conteúdo exclusivo. Lá, você confere os projetos desenvolvidos pelas crianças nos parques e assiste à entrevista com a professora Marcia Gobbi, que pesquisou o trabalho de Mário e destaca seus principais aspectos: criatividade, respeito e legado.

Lançamento: Mário de Andrade e os Parques Infantis
quarta 12 de fevereiro
às 20h

Entrada franca