Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Morre Ziraldo, aos 91 anos

Cartunista, jornalista, criador de “O Menino Maluquinho” e um dos fundadores de “O Pasquim”, Ziraldo morreu na tarde deste sábado, 6 de abril, no Rio de Janeiro

Publicado em 06/04/2024

Atualizado às 09:50 de 08/04/2024

Morreu na tarde deste sábado, 6 de abril de 2024, Ziraldo, aos 91 anos. O cartunista, ilustrador, desenhista, escritor, jornalista, criador de O Menino Maluquinho e um dos fundadores de O Pasquim estava em sua casa, no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro (RJ), e morreu dormindo.

O velório será amanhã, dia 7 de abril, aberto ao público, na Associação Brasileira de Imprensa. O enterro também será neste domingo, às 16h30, no Cemitério João Batista, em Botafogo, na capital carioca.

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, na cidade mineira de Caratinga, onde ficou durante a infância.

Homem idoso aparece sentado em um escritório, diante de uma prancheta, desenhando, com um pincel preso entre os lábios. Atrás dele há uma estante branca com muitos livros. Ao seu lado, muitos pincéis, lápis e canetas. Podemos ver ao fundo uma máquina de escrever e uma estátua do Super-Homem.
Ziraldo morreu aos 91 anos, neste dia 6 de abril de 2024 (imagem: Acervo Instituto Ziraldo)

 

Em 2022, quando Ziraldo completou 90 anos, o site do Itaú Cultural (IC) publicou uma reportagem em sua homenagem. Além de trazer dados sobre sua vida e carreira, a matéria reuniu depoimentos sobre o autor.

“O que explica o sucesso do Ziraldo é sua inquietude. Ele não para quieto. Se tem uma ideia, mesmo que seja em uma área que não domina, arranja um jeito de produzir algo ali”, disse o designer gráfico Luis Saguar, coautor do Almanaque do Ziraldo (2007), em parceria com Rose Araújo, em entrevista para o IC em 2022. “Ziraldo é, acima de tudo, um comunicador que não se importa com barreiras ou fronteiras. Ele comunica. Acho que isso explica seu sucesso. Se é que os gênios como Ziraldo precisam de explicação, não é mesmo?”

Veja também:
>>Saiba mais sobre Ziraldo na Enciclopédia Itaú Cultural.

Reconhecido pelo personagem O Menino Maluquinho, Ziraldo também criou A turma do Pererê (1960), Jeremias, o bom (1965) e The Supermãe (1968), só para citar três.

Desenho de menino com panela na cabeça, como se fosse um chapéu. Ele está com a língua pra fora da boca. Usa um casaco e um sapato de adulto, grande demais para ele.
O Menino Maluquinho é o personagem mais famoso de Ziraldo (imagem: Acervo Instituto Ziraldo)

 

Outra marca na sua trajetória foi O Pasquim, do qual foi um dos fundadores, ao lado de Jaguar, Sérgio Cabral e Tarso de Castro (1944-1988). O primeiro número do jornal, um dos veículos mais combativos durante a ditadura militar no Brasil, chegou às bancas no dia 26 de junho de 1969.

Atualmente, uma exposição sobre a obra de Ziraldo está em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro. Mundo Zira – Ziraldo interativo tem curadoria de Daniela Thomas e Adriana Lins, foi pensada para pessoas de todas as idades e pode ser vista de quarta a segunda-feira, das 9h às 20h, até o dia 13 de maio.

Compartilhe