Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Redes de memórias e partilhas de saberes

Atividade reuniu representantes de diversas instituições culturais na exposição “Ensaios para o Museu das Origens”

Publicado em 17/01/2024

Atualizado às 18:42 de 17/01/2024

A exposição Ensaios para o Museu das Origens – fruto da parceria do Itaú Cultural (IC) com o instituto Tomie Ohtake – reúne uma rede de organizações culturais e espaços de memória em um retrato da diversidade histórias e narrativas que formam o Brasil. A mostra se inspira no projeto Museu das Origens, de Mario Pedrosa, que propôs, após um incêndio de grandes proporções no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1978, repensar as noções de arte e artista. O projeto de Pedrosa buscava a articulação de cinco museus – Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Virgem (formado a partir do Museu de Imagens do Inconsciente), Museu do Índio, Museu do Negro e Museu de Artes Populares.

Veja também:
>> Ensaios para o Museu das Origens faz um mergulho na proposta de Mario Pedrosa
>> Ocupação enfoca Mario Pedrosa, crítico que atuou entre arte e política

Buscando fortalecer as pontes entre diferentes instituições culturais, museus e espaços de memória, o IC preparou um encontro em sua sede com representantes de 20 organizações. Abordando a preservação e a construção de uma memória coletiva e a diversidade dos acervos brasileiros, o evento também contou com a participação dos curadores da exposição, Ana Roman, Izabela Pucu e Paulo Miyada; o superintendente do IC, Jader Rosa; e a gerente do Núcleo de Artes Visuais e Acervos do IC, Sofia Fan. Confira abaixo alguns depoimentos sobre o encontro e a exposição.

A exposição Ensaios para o Museu das Origens fica em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2024, tanto no Itaú Cultural quanto no Instituto Tomie Ohtake. Confira também a Ocupação Mario Pedrosa, que homenageia o crítico e escritor pernambucano e está aberta à visitação até o dia 18 de fevereiro, na sede do IC.

Compartilhe