Dantes Editora
Livro
Rio de Janeiro/RJ

Para difundir os conhecimentos dos huni kuin, maior população indígena do Acre, surgiu a publicação Una Shubu Hiwea – Livro Escola Viva.

A obra reúne anotações, desenhos e registros feitos pelos próprios pajés e por aprendizes de 36 aldeias kaxinawás, como também são conhecidos os huni kuin, e traz informações sobre plantas medicinais e tratamentos de cura conhecidos e utilizados por eles.

O livro é organizado pela Dantes Editora, de Anna Paula Martins, idealizadora de toda a proposta, e apresenta versões em português e hatxa kuin (idioma huni kuin). A ideia é que toda essa sabedoria, mantida pelos indígenas apenas na tradição oral, seja também perpetuada e transmitida para as futuras gerações dos kaxinawás.

Além da publicação, a proposta contempla a continuidade das pesquisas realizadas com os huni kuin por uma equipe multidisciplinar formada pela editora, pelo botânico Alexandre Quinet, pelo etnobotânico Pedro Luz, pela fotógrafa Camila Coutinho, pelo pajé Manuel Vandique Dua Buse e pela liderança huni kuin José Mateus Itsairu.

Os trabalhos tiveram início em 2011 e resultaram em um primeiro livro, intitulado Una Isi Kayawa – Livro da Cura.

Saiba mais no Blog Rumos.