Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Festival Arte como Respiro: obras abordam autocuidado e incertezas do isolamento

As obras são exibidas por 24 horas e ficam disponíveis até as 20h de 26 de outubro aqui no site do IC

Publicado em 20/10/2020

Atualizado às 11:28 de 27/12/2021

De 7 de outubro a 2 de novembro, a terceira edição do Festival Arte como Respiro chega mais plural do que nunca. Artes cênicas, música, artes visuais, literatura e poesia surda exibem parte dos trabalhos contemplados nos múltiplos editais de emergência.

Os espetáculos de artes cênicas ficam disponíveis por apenas 24 horas, a partir do momento da sua disponibilização, aqui no site do Itaú Cultural. Confira abaixo a programação do fim de semana.

[os links serão disponibilizados nos respectivos horários]

Autocuidado
Maikon K

domingo 25 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 4 minutos]
disponível até as 20h de 26 de outubro

[classificação indicativa: 14 anos]

Autocuidado é uma ação para vídeo filmada com um celular durante o isolamento social. Maikon K propõe uma meditação ativa e de resistência. Tudo que você vai precisar é de uma câmera, um preservativo e sua cabeça. Após vestir o preservativo não se pode usar as mãos, apenas os pulmões. Esta ação pode ser refeita por qualquer pessoa, com diferentes propósitos: gerar impulsionamento nas mídias sociais, entreter amigos numa reunião de Zoom ou Skype; surpreender seu/sua parceira sexual; protestar contra as políticas de distanciamento social; contribuir para uma reflexão a respeito das relações contemporâneas; criar um meme; aumentar sua força interior; passar o tempo de um jeito incomum; suicidar-se no meio de uma live; ridicularizar a profissão de artista.

Autocuidado (imagem: Maikon K 1)

Isolamento Horizontal ou Arte em Home Office
Marcos Salomão

domingo 25 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 9 minutos]
disponível até as 20h de 26 de outubro

[livre para todos os públicos]

O tempo, a rotina modificada, o medo, a frustração, o isolamento, o distanciamento, o espetáculo interrompido, a estreia adiada para não sei quando, o prato cheio, os pratos vazios, a conta a pagar, a saudade dos amigos, o relógio, o marasmo, as vozes na cabeça, a preocupação com o futuro e somente o essencial funciona. Pão, água, combustível, remédio e arte. 

Isolamento Horizontal ou Arte em Home Office (imagem: divulgação)

Tentando Entender os Verbetes
Idylla Silmarovi

domingo 25 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 9 minutos]
disponível até as 20h de 26 de outubro

[classificação indicativa: 12 anos]

Palavras se convertem em ação, traduzem afetos. Um jogo clandestino. Aquilo que brota do pensar se faz corpo e a carne vibra. Leituras em dias de isolamento, uma estratégia híbrida para lidar com as ausências. Poesias visuais do instante. Do agora. Já. Saudação ao erro. Uma tela em branco em constante montagem e desmontagem. Corpo-manifesto-vibratório.

Tentando Entender os Verbetes (imagem: divulgação)

À Deriva (RJ)
Intrépida Trupe

domingo 25 de outubro de 2020
às 20h
[duração aproximada: 54 minutos]
disponível até as 20h de 26 de outubro

[classificação indicativa: 12 anos]

À Deriva, com direção de Mário Nascimento, propõe uma reflexão sobre o sentimento de estar à deriva diante dos riscos, das incertezas e das questões existenciais no mundo atual, utilizando técnicas de circo e dança.

À Deriva (imagem: Renato Mangolin)

Veja a programação completa da terceira edição do Festival Arte como Respiro.

Compartilhe