Foto: Divulgação

Rumos: mais de 20 anos apoiando arte e cultura no Brasil

 

Tempos de pandemia

Em 2020, as adversidades provocadas pela pandemia do Covid-19, tornaram mais complexa a etapa de análise e escolha dos projetos inscritos na 19ª edição do Rumos. Em um primeiro momento, considerando as recomendações sanitárias durante esse período, a finalização da seleção do programa foi adiada, de modo a preservar a saúde de todos os envolvidos e garantir a qualidade do processo. A retomada dos trabalhos – em reuniões online e não mais imersivas –, manteve as diretrizes contidas no edital para estas avaliações. A elas foi acrescentado, no entanto, um novo olhar com a preocupação de contemplar projetos que se adequassem às atuais exigências decorrentes do surto pandêmico.

 

Apesar dessa complexidade, os mais de 11 mil projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 23 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 92 projetos.

 

O resultado desta edição reafirma uma preocupação crescente – já registrada como tendência em edições anteriores – entre artistas e pesquisadores com a preservação da memória e da organização de acervos. Também volta a trazer uma forte inflexão em questões relacionadas a assuntos de negritude, femininos, indígenas, urbanos e de acessibilidade. Tem grande registro, ainda, de projetos na criação em literatura, audiovisual – com destaque para filmes de animação – e música, HQs, artes visuais e arte&tecnologia, além de trabalhos de cênicas, entre teatro, dança e circo. Outras linguagens e suportes, como a arquitetura, formação, games, e moda figuram na lista de contemplados.

 

Os projetos perpassam, em sua maioria as modalidades de criação e desenvolvimento, quase 60%; pesquisa e desenvolvimento, cerca de 25%; e documentação, em torno de 18%. Quase 70% deles têm origem nas capitais e mais de 27% vieram de outras cidades.

 

Com exceção do Amapá, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal tiveram propostas contempladas. Vale observar, no entanto, que nenhuma unidade federativa do país deixará de ser impactada por algum desses trabalhos – boa parte deles tem origem em um lugar e impacto em outro. Um exemplo disso é o Amapá, impactado por um projeto oriundo de São Paulo: em Oneide Bastos – 60 anos de canto amazônico, o proponente paulista e músico Dante Ozzetti vai produzir um álbum com canções autorais da cantora e compositora amapaense e de outros compositores inseridos ou que se referem ao ambiente amazônico. As músicas serão interpretadas pela própria Oneide, os arranjos levarão a assinatura de Ozzetti.

 

Veja abaixo a relação dos projetos selecionados nessa edição.

 

Contemplados pelo Rumos 2019 - 2020

Conheça os 92 projetos selecionados pela 19ª edição do Rumos Itaú Cultural, com o nome dos autores, origem das propostas, regiões que impactarão e temática.