participantes

Mais de 40 profissionais
se reúnem nas diferentes atividades do Fórum com
agenda de encontros, escutas, conversas e intercâmbios

 

Em um cenário transdisciplinar, o Itaú Cultural recebe especialistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Guatemala, México, Nigéria, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai em uma concentração de profissionais de todos os matizes. Conheça os seus perfis e as modalidades de que participam.

 

 

Claudi Carreras Guillén (Espanha, 1963)

Curador

Curador independente, editor e produtor cultural, nascido e radicado em Barcelona. Como curador, realizou múltiplas exposições individuais e coletivas que fizeram itinerância em 50 países de quatro continentes. Diretor do primeiro Encontro de Coletivos Ibero-americanos, realizado em São Paulo (2008) e do projeto E.CO, do Ministério da Cultura da Espanha (2010), que gerou o primeiro Encontro de Coletivos Fotográficos da Europa e América Latina (2015). Assessor do Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo desde sua origem, tendo sido curador das exposições nas duas últimas edições (2013 e 2016). Curador geral do Festival Paraty em Foco entre 2011 e 2015. Curador para América Latina da Bienal PhotoQuai (Museu Quai Branly, Paris, 2013 e 2015). Curador e editor do projeto LatinUS, projeto realizado pela Spain USA Foundation em colaboração com a National Portrait Gallery de Washington D. C. e o Smithsonian Latino. Júri do concurso World Press Photo 2017 e POY Latam, entre outros. Atualmente, é diretor do VIST (Visual Story Telling Projects), uma nova plataforma para a produção e distribuição de narrativas visuais contemporâneas e do projeto Africamericanos no Centro de la Imagen de la Ciudad de México, onde apresenta artistas africanos em um projeto de transmídia e exposição sobre a herança africana na América Latina (2019).

 

Iatã Cannabrava (Brasil, 1962)

Curador

Fotógrafo, curador e agitador cultural, desenvolveu ao longo de sua carreira trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles, no seu ensaio Uma Outra Cidade e na série de trabalhos que realizou a partir do início do século XXI. Participou de mais de 40 exposições, foi ganhador dos prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo em 1985, do concurso Marc Ferrez da FUNARTE, em 1987, e de dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1996 e 2006. Tem 3 fotolivros publicados: Casas Paulistas (2000), Uma Outra Cidade (2009) e Pagode Russo (2014); suas fotografias integram as coleções MASP-Pirelli, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva, MAM/São Paulo, Fundação Marcos Amaro e Museu AfroBrasil e estão publicadas em doze livros de autoria coletiva. Em 2010, criou e dirige o conjunto de empresas do Estúdio Madalena (editora, livraria, produtora cultural e documentação fotográfica), onde fez a curadoria e organizou mais de 100 exposições. Dirigiu o festival Paraty em Foco por 10 edições. Coordena o Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo, organizado e realizado pelo Itaú Cultural, já há 5 edições, foi um dos criadores do Valongo Festival Internacional da Imagem, dirigindo suas duas primeiras edições.

 

Ana Casas (Espanha, 1965)

Maratona de Edição

Vive no México desde 1974. Desde 1983, realizou numerosas exposições individuais no México e no exterior. Ela publicou dois fotolivros: Álbum e Kinderwunsch. Dirigiu a área educacional do Centro de la Imagen entre 1994-1999 e 2007-2015. Em 2012 fundou a Hydra + Photography com Gabriela González Reyes e Gerardo Montiel Klint, uma plataforma para projetos fotográficos Em 2016 inicia o INCUBADORA DE FOTOLIBROS, um programa onde os autores desenvolvem seus projetos de livro com o conselho de editores e designers nacionais e estrangeiros. Em 2018, fundou a INFRAMUNDO, um projeto editorial da Hydra, com José Luis Lugo e Ramon Pez, que em 2018 publicou 24 fotolivros que foram apresentados em feiras internacionais.

 

Andrea Jösch (Chile, 1973)

Fórum Escuta

 

Ângela Berlinde (Portugal, 1975)

Compartilhe seu Portfólio + Conversa

Artista e curadora, é doutora em Comunicação Visual pela Universidade do Minho e Mestre em Fotografia pela Utrecht School of Arts-Holanda. É co-fundadora do Festival Encontros da Imagem da cidade de Braga e professora adjunta convidada na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, onde pesquisa sobre as formas híbridas da Fotografia. Integra desde 2017 o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Brasil. Vive entre Portugal e o Brasil e atualmente é conselheira para a Fotografia do Estado do Ceará, junto à Secretaria de Estado da Cultura do Ceará e do FotoFestival SOLAR de Fortaleza.

 

Anna Muylaert (Brasil, 1964)

Conversa

Nasceu em São Paulo, estudou cinema na Escola de Comunicações e artes da USP.  Nas últimas décadas, fez roteiros para televisão (Mundo Da Lua, Castelo Ra-Ti-Bum, Um Menino Muito Maluquinho, Filhos do Carnaval e As Canalhas, entre outros) e para cinema (O Ano Que Meus Pais Saíram De Férias, Xingu entre outros). Dirigiu cinco longas metragens, entre eles Durval Discos e É Proibido Fumar. Com Que Horas Ela Volta de 2015, Anna ficou conhecida internacionalmente. O filme ganhou o Prêmio especial do Júri no Sundance Film Festival e o Panorama Audience Award na Berlinale 2015 e foi lançado em 30 países. Por isso, foi convidada para ser membro da Academia de Artes e Ciências De Hollywood.

 

Azu Nwagbogu (Nigéria, 1975)

Compartilhe seu Portfólio + Conversa + Apresentação de Festivais

Fundador e diretor da African Artists Foundation (AAF), com sede em Lagos. Foi eleito recentemente como diretor do Zeitz Museum of Contemporary Art na África do Sul. Também é fundador e diretor do festival internacional anual de fotografia LagosPhoto Festival. É criador da Art Base Africa, um espaço virtual sobre a arte africana contemporânea. Já participou como jurado do World Press Photo, do Prisma Photography Award (2015), do Greenpeace Photo Award (2016), do New York Times Portfolio Review (2017-18), do W. Eugene Smith Award (2018), Photo España (2018), além de ser um jurado regular para o Lensculture e Magnum. Nwagbogu obteve mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Cambridge. Vive e trabalha alternadamente entre CapeTown, na África do Sul e Lagos, na Nigéria.

 

Carlos Carvalho (Brasil, 1957)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação de Festivais

Carioca radicado em Porto alegre, Carlos Carvalho é fotógrafo documentarista. Co-fundador e co-diretor do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, criado em 2007. Organizador da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto, participa do circuito internacional de leituras de portfólio em diversos festivais pelo mundo. Diretor de Relações Institucionais da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Criou e edita o canal no Youtube É tudo fotografia.

 

Claudia Jaguaribe (Brasil, 1955)

Maratona de Edição

Formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, pela Boston University, EUA. Desenvolve um trabalho voltado para a questão da paisagem urbana, do meio ambiente, e principalmente questões voltadas para a representação do real enquanto um registro conceitual. Sua produção desde o início foi ligada a pesquisa editorial. Muitas de suas séries encontram a sua expressão final em formato de livro. Tem 13 livros publicados e reconhecidos pela singularidade da integração fotográfica e projeto gráfico. Em 2013 co-fundou a editora de fotolivros Editora Madalena. Seus trabalhos estão em diversos museus e coleções brasileiras e internacionais tais como Museu de Arte Moderna – São Paulo, Inhotim – Instituto de Arte Contemporâneo – Brumadinho, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, entre outros.

 

Contardo Calligaris (Itália, 1948)

Palestra

Psicanalista, ensaísta e escritor, italiano radicado no Brasil. É colunista semanal da Folha de S. Paulo. Se formou em Epistemologia e em Letras e Filosofia em Genebra. Em Paris, foi doutorando de Roland Barthes. Se formou na Escola Freudiana de Paris (a Escola de Lacan), da qual foi membro a partir de 1975. É doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença (França). Calligaris é também roteirista (junto com Thiago Dottori), produtor, criador e diretor geral da série Psi, do canal HBO - Latin America.

 

Daniel Sosa (Uruguai, 1971)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais

Fotógrafo e um dos criadores do Centro de Fotografia de Montevidéu, onde atua como diretor desde 2002. Instituição dedicada à promoção e divulgação da fotografia do Uruguai e da América Latina, o centro mantém um acervo de mais de 100 mil fotografias históricas do período entre 1840 e 1990 e mais de 30 mil imagens contemporâneas criadas desde 1990 até a atualidade. Um dos editores da revista Sueño de la Razón, coordena permanentemente 12 salas de exposições, onde são exibidos trabalhos de fotógrafos uruguaios contemporâneos e de outros países. Além disso, produz um programa semanal na televisão, f/22, dedicado à reflexão e à promoção da fotografia.

 

Diane Lima (Brasil, 1986)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação de Festivais

Curadora independente, pesquisadora e diretora criativa. Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi criadora do programa de imersão em processos de criação AfroTranscendence (Red Bull Station/ Galpão VideoBrasil), foi curadora entre 2016 e 2017 do Diálogos Ausentes (Itaú Cultural), programa que discutiu a presença dxs negrxs nas mais diferentes áreas de expressão culminando com a exposição homônima nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, foi a curadora do Valongo Festival Internacional da Imagem, integrante do Grupo de Críticos de Arte do CCSP-Centro Cultural São Paulo, além de ser jurada de diversas comissões de seleção e premiação como Prêmio Bravo! de Cultura, Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Othake e Artsonica do Oi Futuro.

 

Eder Chiodetto (Brasil, 1965)

Compartilhe seu Portfólio

Nasceu em São Paulo em 1965, é mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo. Hoje, reúne as funções de jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia. Como docente ministrou, entre 2005 e 2010, aulas na Universidade Metodista de São Paulo e na Faculdade de Fotografia do Senac-SP. Como curador independente realizou, desde 2004, mais de 80 exposições no Brasil e no exterior. Chiodetto é também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. Fundou o Ateliê Fotô em 2011.

 

Elena Navarro (Espanha, 1969)

Compartilhe seu Portfólio

Atuou na Feira ARCO e na Residencia de Estudiantes (Espanha), foi fundadora da revista Arte y Parte e sócia-fundadora da empresa Canopia (2001), representante da Fundação Aperture por muitos anos e agente cultural da Magnum Photos na Espanha e no México, onde organizou mais de 150 exposições em vinte países da Europa e América Latina. Desde 2018 é diretora do Centro de la Imagem (México). Entre 2013 e 2018, foi diretora artística do Festival Internacional de Fotografía FotoMéxico. Elena participou do comitê de seleção do  ICP Infinity Award (2018), do Prix Pictet (2019) e do Joop Swart Masterclass 2019 - Word Press Photo Foundation, e foi jurada do New Generation Photography Award do Instituto Canadense de Fotografia (2018) e do FOAM Paul Hauf Award (2018 e 2019).

 

Emiliano Valdés (Guatemala, 1980)

Compartilhe seu Portfólio

Curador-chefe do Museu de Arte Moderna de Medellín. Até 2015, foi curador associado da 10ª Bienal de Gwangju (Coréia do Sul) e co-diretor da Ultraviolet Projects. Anteriormente, foi curador e chefe de artes visuais do Centro Cultural da Espanha, na Guatemala, além de professor da Universidade Francisco Marroquín, na cadeira de Introdução à Curadoria. Valdés trabalhou em instituições como dOCUMENTA 13 (Kassel, Alemanha), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e Contemporary Magazines (Londres), entre outras.

 

Eugênio Sávio (Brasil, 1966)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação dos Festivais

Produtor cultural e fotógrafo de Minas Gerais. Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Trabalha como fotógrafo na área editorial, participou de várias exposições e publicou diversos livros. Realizador do Foto em Pauta e do Festival de Fotografia de Tiradentes, projetos dedicados à divulgação e fortalecimento da fotografia contemporânea no Brasil.

 

Freddy Mamani (Bolívia, 1971)

Conversa

Arquiteto formado pela Facultad Tecnológica de Construcciones Civiles de la Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e engenheiro civil pela Universidad Boliviana de Informática UBI.  Mais de 100 obras construídas no marco da Nova Arquitetura Andina em El Alto e Bolívia, conta com obras no Perú e Brasil.

 

Guadalupe Lara (México, 1960)

Fórum Escuta

Comunicóloga profissional e ingressou nas áreas de produção de cinema e televisão, bem como na gestão cultural e produção editorial. Trabalhou na Televisão Educativa da SEP; no Conselho de Recursos para Atendimento à Juventude (CREA); no Festival Internacional da Raça, no Bosque de Chapultepec; no Festival Internacional Cervantino; e para o governo da Cidade do México. Fundou, em 1993, a empresa PÉNDULO, S.C., dedicada à comunicação e produção editorial, da qual foi diretora geral até setembro de 2012, quando se integrou à equipe da Fundação Pedro Meyer, A.C., como diretora do Foto Museo Cuatro Caminos.

 

 

Jaime Abello (Colômbia, 1958)

Conversa+ Apresentação dos Festivais

Diretor geral e cofundador da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), organização criada em 1994, em Cartagena, por Gabriel García Márquez, com a missão de formar, inspirar, incentivar e conectar jornalistas, meios de comunicação e empreendimentos jornalísticos de línguas espanhola e portuguesa. Antes de ingressar na FNPI, Jaime Abello Banfi foi, entre 1990 e 1994, diretor-gerente do Telecaribe, canal de televisão regional do Caribe colombiano. Formou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, mas dedicou sua vida profissional ao jornalismo, à televisão, ao cinema, à comunicação e à gestão cultural.

 

João Kulcsár (Brasil, 1961)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais + Reunião da Rede

Mestre pela Universidade de Kent, Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Harvard. Presidente da REDE de Produtores Culturais no Brasil. Professor e coordenador de fotografia do Senac-SP desde 1990. Curador de exposições como: Claudia Andujar; Maureen Bisilliat; Observadores, Fotografia Britânica; Arno Rafael Minkkinen; Henri Cartier-Bresson e Elliott Erwitt. Coordena o projeto de alfabetização visual para professores e com pessoas com deficiência visual. Diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

 

Julieta Escardó (Argentina, 1970)

Maratona de Edição + Apresentação de Festivais

 

Leonardo Wen (Brasil, 1981)

Maratona de Edição / apoio e relatoria

Fotógrafo, artista visual e pesquisador independente. Graduou-se em fotografia pelo Centro Universitário Senac (2005) e cursou uma pós-graduação em fotografia documentária na London College of Communication (2008). Também estudou fotografia latino-americana contemporânea no Centro de la Imagen (Lima–Peru, 2015). Em 2013 criou a plataforma O índio na fotografia Brasileira. Atualmente dedica-se a tempo completo ao desenvolvimento da base de dados de livros de fotografia.

 

Maíra Gamarra (Brasil, 1983)

Fórum Escuta / mediação e relatoria

Fotógrafa, produtora cultural e pesquisadora na área da fotografia. Bacharel em Comunicação Social/Fotografia pelas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO/PE). É uma das criadoras e integrantes do Coletivo fotográfico Pernambucano 7Fotografia, é curadora do Encontro de Fotografia Confluência, idealizadora e curadora do Projeto Mira Latina - pesquisa/intercâmbio sobre a produção fotográfica latino-americana, etapa Brasil/Bolívia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG IELA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

 

Maya Goded (México, 1967)

Conversa

Por meio de sua fotografia, e agora seus filmes, aborda as questões da sexualidade feminina, prostituição e violência doméstica em uma sociedade. Seu trabalho fotográfico foi exposto nos Estados Unidos, América Latina, Europa, China e África. Seu primeiro longa-metragem, Plaza de la Soledad, teve a sua estreia internacional no Festival de Sundance e recebeu vários prêmios, incluindo: o Prêmio Especial do Júri do Festival of New Cinema Latino-Americano (Havana); Prêmio de Melhor Diretor do Festival Cinema Tropical (New York), e o Prêmio de Melhor Documentário de Guanajuato International Film Festival (México). Atualmente, conduz um projeto de pesquisa sobre as comunidades xamânicas nas Américas, do Alasca à Terra do Fogo.

 

Musuk Nolte (México, 1988)

Maratona de edição

Peruano naturalizado, estudou Fotografia profissional e mestrado no Centro de la Imagen de Lima. Seu trabalho tem foco na fotografia documental, arte e edição. É editor da KWY Ediciones, plataforma editorial independente orientada para a edición e formação conjunta de projectos de autores majoritariamente latino-americanos.  Foi jurado do Concurso Latinoamericano de Fotolibros CDF, (Montevideo, 2017) e do prêmio FELIFA-Futura (Buenos Aires, 2018).  Atualmente, é membro do comitê acadêmico do master de fotografia documental do Centro de la Imagen de Lima e faz parte do comitê de seleção para a Masterclass do World Press Photo.

 

Nicolás Janowski (Argentina, 1980)

Compartilhe seu Portfólio

Fotógrafo, antropólogo e curador nascido em Buenos Aires. Recebeu o Prêmio Repsol Lima Photo (2014) e foi finalista do prêmio Burn for Emerging Photographer da Fundação Magnum, bem como terceiro lugar no Prêmio PhotoVisura. Em 2015, a revista Time o indicou como um dos nove fotógrafos a serem seguidos na Argentina. Em 2017, foi curador convidado do Festival San José Foto. Atua como jurado em vários prémios internacionais, entre os quais o da Fundação García Marquez para el Nuevo Periodísmo Iberoamericano (Colombia), FELIFA Awards (Argentina), Prêmio Jovem PHMuseum (Inglaterra). Desde 2016 faz parte do comitê de seleção do Talent 6x6 da World Press Photo e também do 10×10 CLAP Latin America Photobook.

 

Octavio Santa Cruz (Perú, 1943)

Conversa

Nasceu em Lima em 1943, é doutor em História da Arte pela UNMSM (2017) e mestre em Literatura Peruana e Latino-americana (2009). Foi professor sênior e diretor de arte da EAP entre os anos de 2013 e 2016. É guitarrista e compositor, bem como narrador, tendo com obras publicadas como La Guitarra en el Perú (2004), Cuentos de negros (2012), Escritura y Performance en los Decimistas de Hoy (2014), Mi Tío Nicomedes (2015) e El Diseño Gráfico en Lima, 1960 (2018). Em 1982, recebeu a Medalha da Paz-ON e em 2013, o Ministério da Cultura do Peru concedeu-lhe reconhecimento como Personalidade Meritória da Cultura.

 

Renata Simões (Brasil, 1977)

Apresentadora e mediadora

Formada em Comunicação Social Jornalismo e atua como apresentadora, mediadora de debates e diretora. Como mediadora esteve à frente de mesas para SWU, Womens Music Event, Spotify Talks, Paulistanas, TEDx Amazônia e Porto Alegre e Bea.to Unconference em Lisboa (PORT).  Apresentou os programas Urbano (Multishow), Vídeo Show (TV Globo), Metrópolis (TV Cultura), TED X São Paulo, TV Tam nas Nuvens, entre outros. Em 2019 estreia Escala Musical pela TV Cultura. Como diretora, estreou em 2018 seu primeiro documentário Amanhã Chegou, que discute o consumo e o uso de recursos naturais. Assina a direção e o roteiro de programas de TV e peças de brandes content.

 

Roberto Huarcaya (Perú, 1959)

Compartilhe seu Portfólio

Nasceu em Lima em 1959, estudou Psicologia na Universidade Católica do Peru, Cinema no Instituto Italiano de Cultura e Fotografia no Centro del Video y la Imagen (Madri, 1989), ano em que começa a se dedicar à fotografia. É professor de fotografia no Centro de la Imagen (Lima, desde 1999) do qual é fundador e diretor. Seu trabalho faz parte das coleções da Maison Européenne de la Photographie (Paris), do Fine Arts Museum of Houston, do MOLAA Museum of Latin American Art de California, do Centro de COCA em Arte Contemporânea de Seattle, entre outras, bem como de coleções particulares, como Hochschild, Quatrini e Mulder, entre outras. Participou como palestrante, professor e revisor de portfólios em diversas edições do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.

 

Rodrigo Gómez Roviraz (Chile,1968)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação dos Festivais

Membro da agência francesa de fotografia Vu. Dirige o Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso, FIFV. Nasceu em Santiago do Chile (1968) e chegou a Paris em 1973 com sua família exilada. Em 1990, completou seus estudos em Ciências Humanas e Comunicação. Em 1996, embarcou em um cargueiro para retornar ao Chile. Sua obra oscila entre fotografias autorais e imagens de arquivos. Publica Répertoire, que reúne os arquivos fotográficos de seu pai. Publica Cuaderno Notebook, Valparaíso com imagens coletadas e de sua autoria. Atualmente trabalha no livro Último Sur.

 

Rosana Paulino (Brasil, 1967)

Conversa

Artista visual, educadora e pesquisadora. Doutora em artes visuais pela Eca/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em gravura pela Eca/USP. Suas obras questionam o local ocupado pela mulher negra no Brasil. Expôs em importantes museus no país e no exterior e tem obras em instituições como a Pinacoteca do Estado (SP), Museu Afro Brasil (SP) e UNM - University of New Mexico Art Museum (USA).

 

Tiago Santana (Brasil, 1966)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais + Reunião da rede

Fotógrafo e editor, atua desde 1989 desenvolvendo ensaios pelo Brasil e América Latina.  Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995. Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo ensaio O Chão de Graciliano. Ganhou o prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia. Em 2011 teve seu trabalho publicado na coleção francesa Photo Poche. Em 2014 publicou o livro Céu de Luiz. É diretor artístico do Fotofestival SOLAR e fundador da Editora Tempo d’Imagem em Fortaleza, no Ceará.

 

Verônica Stigger (Brasil, 1973)

Conversa

Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisas de pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, pelo MAC USP e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É professora das Pós-Graduações em História da Arte, em Fotografia e em Práticas Curatoriais da FAAP. Entre seus livros publicados, estão Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010), Opisanie świata (São Paulo: Cosac Naify: 2013) e Sul (São Paulo: 34, 2016).

 

Participam da exposição e da última mesa:

 

Cristina de Middel (Espanha, 1975) e Bruno Morais (Rio de Janeiro, 1975) são um casal criativo que colabora desde 2015 em projetos fotográficos. Além de seu desenvolvimento individual, como casal eles produziram o projeto Excessocenus, que ganhou o Greenpeace Photo Award em 2016 e a série Midnight at the Crossroads, que foi apresentada no Festival Rencontres de Arles em 2018. Ambos compartilham uma compreensão da fotografia que visa expandir as suas possibilidades para além do mero documento e uma preocupação pela permanência e compreensão do patrimônio cultural proveniente da África.

 

Alejandro Chaskielberg (Argentina, 1977) Diretor de Fotografia formado pelo ENERC - Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de Argentina. Realizou projetos na Patagônia, Argentina, Suriname, Quênia, Japão e Itália. Publicou três livros de fotografia. Recebeu o prêmio World Photographer of the Year 2011 - World Photography Organization, o prêmio All Roads National Geographic Society, o BURN Emerging Photographer Grant - Magnum Foundation, e o Leopold Godowsky Jr. Award outorgado pela Boston University.

 

Alejandro Olivares (Chile, 1981) Fotógrafo documental com especial interesse em questões sociais e territoriais. Co-fundador da Buen Lugar Ediciones. De 2006 a 2018 foi editor de fotografia da revista The Clinic no Chile. Recebeu diversos prêmios e residências, tais como Consejo de la Cultura y las Artes (prêmio Rodrigo Rojas de Negri ao fotógrafo do ano), nomeado para Magnum Emergency Fund (USA), residência laboratório de pesquisa na Casa Pública Rio de Janeiro (Brasil), no Picture of the Year Latino-america 2015-2013 (POYLATAM), ganhador do Festival Internacional de Fotografía en Valparaíso (FIFV), FotoVisura Grant (USA), no Prêmio Latinoamericano de Fotografía, entre outros.

 

Cristóbal Olivares (Chile, 1988) Fotógrafo documental com especial interesse em questões sociais com foco em memória e identidade. É co-fundador da Buen Lugar Ediciones. De 2014 a 2016, fez parte do Mentor Program da agência VII. Foi premiado com vários prêmios, residências e bolsas de várias organizações como POYLatam, Mast Grant For Photography (Italia), Open Society Foundations (USA), Photographic Museum of Humanity, FotoVisura (USA), PhotoEspaña, Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (Chile), Images Singulieres Festival (Francia), FIFV (Chile), Premio Rodrigo Rojas Denegri (Chile) e ganhou 14 vezes o Premios Nacionales de Fotografía Periodística (FotoPrensa) incluindo o de Fotografia do Ano.

 

Gihan Tubbeh (Peru, 1984) Estudou fotografia no Centro de la Imagen de Lima e foi eleita como membro do Joop Swart Masterclass do World Press Photo em Amsterdã e selecionada para o Reflexions Masterclass durante os próximos três anos, a fim de desenvolver projetos em diversas cidades da Europa. Seu trabalho ganhou prestígio internacional, incluindo prêmios como o 1º lugar na World Press Photo e o prêmio de Melhor Fotógrafo do Ano 2011, POYI. Em junho deste ano de 2018 recebe Magnum Foundation Fund Grant 2018 (proyecto en colaboración con Roberto Huarcaya y Martín Weber) e em agosto ganha o primeiro lugar na categoria narrativa do Prêmio Pampa FOLA, por seu projeto Malária. Atualmente, está preparando a publicação de seu primeiro livro De tiempo en tiempo, un volcán estalla, editado por Meier Ramírez.

 

Ignacio Iturrioz (Uruguai, 1978) Estudou fotografia com Héctor Borgunder, continuando sua formação na Escola Nacional de Belas Artes e na Faculdade de Ciências da Comunicação. Entre 2004 e 2005, trabalha para o jornal La República. Em 2008,  faz seu trabalho  Life is too short, que recebe o  Premio de Libro de Autor Nacional del CdF em 2009. Em 2013, seu projeto Isla recebe a bolsa de trabalho do Festival de Fotografia SanJoséFoto. Em 2018, com o projeto Purgatorio, obtém o Prêmio Nacional de Fotografia do Uruguai. A partir de 2018, faz parte do coletivo alemão Schmelzofen e.V. Atualmente vive nas montanhas da Suábia, na Alemanha.

 

Jorge Panchoaga (Colômbia, 1984) Desenvolve trabalhos relacionados a questões de identidade, memória e as relações do ser humano com seu meio ambiente. Ele é o fundador do Croma Visual Workshop, X Fotógrafo da Fujifilm e parte do Collective +1. Vencedor do 2016 Emerging Talent Award pela Lens Culture; da bolsa SMArt Sustainable Mountain; segundo lugar POYLatam na categoria Nuestra Mirada; vencedor do Prêmio Ibero-Americano de Fotografia NEXOFOTO, Espanha. Editou o livro La Fotografía en la Calle, autor de Savage e Dulce y Salada. Seu trabalho foi publicado em vários meios de comunicação internacionais.

 

Juan Brenner (Guatemala, 1977) Fotógrafo e diretor de arte independente, vive e trabalha na Cidade da Guatemala. Entre 1999 e 2007 viveu em Nova York onde trabalhou como fotógrafo de moda e teve suas imagens publicadas em revistas internacionais como Nylon, People, Oyster, Vogue e Anthem entre outras. É membro fundador do Proyectos Ultravioleta na cidade da Guatemala. Em meados de 2017, seu projeto MACÚ (em colaboração com Byron Mármol) é editado no livro CLAP, 15 años de los mejores libros de fotografía latinoamericana, publicado pela 10X10 Books em Nova York.

 

Kalev Erickson (Estados Unidos, 1982) Artista e curador norte-americano / britânico cujo trabalho explora imagens de arquivo em suas mais amplas e diversas concepções. Durante os últimos 10 anos, Kalev trabalhou como arquivista, curador de exposições e editor de fotolivros no Archive of Modern Conflict, uma coleção de fotografias exclusiva e de propriedade privada com sede em Londres. Essa exposição à totalidade da história da fotografia, desde suas origens até a contemporaneidade, influenciou sua prática focando seu interesse na fotografia vernacular e desafiando o uso e a compreensão tradicional dos arquivos em geral.

 

Luisa Dörr (Brasil, 1988) Descobriu a fotografia por volta dos 22 anos. As fotografias de Dörr foram publicadas na revista TIME, The New York Times, National Geographic, New Yorker, PDN, GEO, Vice, Wired, entre outras. Ela fez exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, Canada, Espanha, França, Portugal, Inglaterra e Rússia. Em 2015 Luisa ganhou o LensCulture Emerging Talent e PDN Emerging Photographer. Em 2016, ela foi selecionada para o World Press Photo Joop Swart Masterclass. Em 2018 ela ganhou o POYi Documentary Project of the Year  com o projeto FIRSTS  realizado para a revista TIME. No mesmo ano Dörr ganhou The Magenta Flash Forward. Ela faz parte do VII Mentor Program.

 

Yael Martínez (México, 1984) Selecionado pela World Press Photo para o programa 6x6 Global Talent na região da América do Norte e Central em 2018. Recebeu o Prêmio Magnum On Religion e o Prêmio Emergency Fund, ambos da Magnum Foundation em Nova York. Selecionado para o Joop Swart MasterClass Latin America do World Press Photo. Seu trabalho foi exibido na América Latina, Europa e Ásia e pertence às coleções da Fundación Televisa, Bronx Documentary Center e INBA/ Toledo.

 

 

 

 

serviço

 

Ainda Há Noite/Nos Queda la Noche

Exposição de Fotografia Latino-americana

Vinculada ao V Fórum Latino-americano de Fotografia

Curadoria: Claudi Carreras e Iatã Cannabrava

Abertura: 12 de junho (quarta-feira), às 20h

Visitação: De 13 de junho a 11 de agosto

Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h (permanência até as 20h30)

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Pisos: 1 e -1

 

V Fórum Latino-americano de Fotografia

De 13 a 16 de junho (quinta-feira a domingo)

Locais e horários variados, confira a programação

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1777

Acesso para pessoas com deficiência

Ar condicionado

Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108

Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural:

3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

     

 

 

 

Realização:

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Conteúdo Comunicação

Fone:  +55 11 5056-9800

 

No Itaú Cultural:

Fone: 11.2168-1950

Fone: 11.2168-1906

 

 

 

 

2019 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO

 

 

participantes

Mais de 40 profissionais
se reúnem nas diferentes atividades do Fórum com
agenda de encontros, escutas, conversas e intercâmbios

 

Em um cenário transdisciplinar, o Itaú Cultural recebe especialistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Guatemala, México, Nigéria, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai em uma concentração de profissionais de todos os matizes. Conheça os seus perfis e as modalidades de que participam.

 

 

Claudi Carreras Guillén (Espanha, 1963)

Curador

Curador independente, editor e produtor cultural, nascido e radicado em Barcelona. Como curador, realizou múltiplas exposições individuais e coletivas que fizeram itinerância em 50 países de quatro continentes. Diretor do primeiro Encontro de Coletivos Ibero-americanos, realizado em São Paulo (2008) e do projeto E.CO, do Ministério da Cultura da Espanha (2010), que gerou o primeiro Encontro de Coletivos Fotográficos da Europa e América Latina (2015). Assessor do Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo desde sua origem, tendo sido curador das exposições nas duas últimas edições (2013 e 2016). Curador geral do Festival Paraty em Foco entre 2011 e 2015. Curador para América Latina da Bienal PhotoQuai (Museu Quai Branly, Paris, 2013 e 2015). Curador e editor do projeto LatinUS, projeto realizado pela Spain USA Foundation em colaboração com a National Portrait Gallery de Washington D. C. e o Smithsonian Latino. Júri do concurso World Press Photo 2017 e POY Latam, entre outros. Atualmente, é diretor do VIST (Visual Story Telling Projects), uma nova plataforma para a produção e distribuição de narrativas visuais contemporâneas e do projeto Africamericanos no Centro de la Imagen de la Ciudad de México, onde apresenta artistas africanos em um projeto de transmídia e exposição sobre a herança africana na América Latina (2019).

 

Iatã Cannabrava (Brasil, 1962)

Curador

Fotógrafo, curador e agitador cultural, desenvolveu ao longo de sua carreira trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles, no seu ensaio Uma Outra Cidade e na série de trabalhos que realizou a partir do início do século XXI. Participou de mais de 40 exposições, foi ganhador dos prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo em 1985, do concurso Marc Ferrez da FUNARTE, em 1987, e de dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1996 e 2006. Tem 3 fotolivros publicados: Casas Paulistas (2000), Uma Outra Cidade (2009) e Pagode Russo (2014); suas fotografias integram as coleções MASP-Pirelli, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva, MAM/São Paulo, Fundação Marcos Amaro e Museu AfroBrasil e estão publicadas em doze livros de autoria coletiva. Em 2010, criou e dirige o conjunto de empresas do Estúdio Madalena (editora, livraria, produtora cultural e documentação fotográfica), onde fez a curadoria e organizou mais de 100 exposições. Dirigiu o festival Paraty em Foco por 10 edições. Coordena o Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo, organizado e realizado pelo Itaú Cultural, já há 5 edições, foi um dos criadores do Valongo Festival Internacional da Imagem, dirigindo suas duas primeiras edições.

 

Ana Casas (Espanha, 1965)

Maratona de Edição

Vive no México desde 1974. Desde 1983, realizou numerosas exposições individuais no México e no exterior. Ela publicou dois fotolivros: Álbum e Kinderwunsch. Dirigiu a área educacional do Centro de la Imagen entre 1994-1999 e 2007-2015. Em 2012 fundou a Hydra + Photography com Gabriela González Reyes e Gerardo Montiel Klint, uma plataforma para projetos fotográficos Em 2016 inicia o INCUBADORA DE FOTOLIBROS, um programa onde os autores desenvolvem seus projetos de livro com o conselho de editores e designers nacionais e estrangeiros. Em 2018, fundou a INFRAMUNDO, um projeto editorial da Hydra, com José Luis Lugo e Ramon Pez, que em 2018 publicou 24 fotolivros que foram apresentados em feiras internacionais.

 

Andrea Jösch (Chile, 1973)

Fórum Escuta

 

Ângela Berlinde (Portugal, 1975)

Compartilhe seu Portfólio + Conversa

Artista e curadora, é doutora em Comunicação Visual pela Universidade do Minho e Mestre em Fotografia pela Utrecht School of Arts-Holanda. É co-fundadora do Festival Encontros da Imagem da cidade de Braga e professora adjunta convidada na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, onde pesquisa sobre as formas híbridas da Fotografia. Integra desde 2017 o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Brasil. Vive entre Portugal e o Brasil e atualmente é conselheira para a Fotografia do Estado do Ceará, junto à Secretaria de Estado da Cultura do Ceará e do FotoFestival SOLAR de Fortaleza.

 

Anna Muylaert (Brasil, 1964)

Conversa

Nasceu em São Paulo, estudou cinema na Escola de Comunicações e artes da USP.  Nas últimas décadas, fez roteiros para televisão (Mundo Da Lua, Castelo Ra-Ti-Bum, Um Menino Muito Maluquinho, Filhos do Carnaval e As Canalhas, entre outros) e para cinema (O Ano Que Meus Pais Saíram De Férias, Xingu entre outros). Dirigiu cinco longas metragens, entre eles Durval Discos e É Proibido Fumar. Com Que Horas Ela Volta de 2015, Anna ficou conhecida internacionalmente. O filme ganhou o Prêmio especial do Júri no Sundance Film Festival e o Panorama Audience Award na Berlinale 2015 e foi lançado em 30 países. Por isso, foi convidada para ser membro da Academia de Artes e Ciências De Hollywood.

 

Azu Nwagbogu (Nigéria, 1975)

Compartilhe seu Portfólio + Conversa + Apresentação de Festivais

Fundador e diretor da African Artists Foundation (AAF), com sede em Lagos. Foi eleito recentemente como diretor do Zeitz Museum of Contemporary Art na África do Sul. Também é fundador e diretor do festival internacional anual de fotografia LagosPhoto Festival. É criador da Art Base Africa, um espaço virtual sobre a arte africana contemporânea. Já participou como jurado do World Press Photo, do Prisma Photography Award (2015), do Greenpeace Photo Award (2016), do New York Times Portfolio Review (2017-18), do W. Eugene Smith Award (2018), Photo España (2018), além de ser um jurado regular para o Lensculture e Magnum. Nwagbogu obteve mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Cambridge. Vive e trabalha alternadamente entre CapeTown, na África do Sul e Lagos, na Nigéria.

 

Carlos Carvalho (Brasil, 1957)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação de Festivais

Carioca radicado em Porto alegre, Carlos Carvalho é fotógrafo documentarista. Co-fundador e co-diretor do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, criado em 2007. Organizador da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto, participa do circuito internacional de leituras de portfólio em diversos festivais pelo mundo. Diretor de Relações Institucionais da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Criou e edita o canal no Youtube É tudo fotografia.

 

Claudia Jaguaribe (Brasil, 1955)

Maratona de Edição

Formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, pela Boston University, EUA. Desenvolve um trabalho voltado para a questão da paisagem urbana, do meio ambiente, e principalmente questões voltadas para a representação do real enquanto um registro conceitual. Sua produção desde o início foi ligada a pesquisa editorial. Muitas de suas séries encontram a sua expressão final em formato de livro. Tem 13 livros publicados e reconhecidos pela singularidade da integração fotográfica e projeto gráfico. Em 2013 co-fundou a editora de fotolivros Editora Madalena. Seus trabalhos estão em diversos museus e coleções brasileiras e internacionais tais como Museu de Arte Moderna – São Paulo, Inhotim – Instituto de Arte Contemporâneo – Brumadinho, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, entre outros.

 

Contardo Calligaris (Itália, 1948)

Palestra

Psicanalista, ensaísta e escritor, italiano radicado no Brasil. É colunista semanal da Folha de S. Paulo. Se formou em Epistemologia e em Letras e Filosofia em Genebra. Em Paris, foi doutorando de Roland Barthes. Se formou na Escola Freudiana de Paris (a Escola de Lacan), da qual foi membro a partir de 1975. É doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença (França). Calligaris é também roteirista (junto com Thiago Dottori), produtor, criador e diretor geral da série Psi, do canal HBO - Latin America.

 

Daniel Sosa (Uruguai, 1971)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais

Fotógrafo e um dos criadores do Centro de Fotografia de Montevidéu, onde atua como diretor desde 2002. Instituição dedicada à promoção e divulgação da fotografia do Uruguai e da América Latina, o centro mantém um acervo de mais de 100 mil fotografias históricas do período entre 1840 e 1990 e mais de 30 mil imagens contemporâneas criadas desde 1990 até a atualidade. Um dos editores da revista Sueño de la Razón, coordena permanentemente 12 salas de exposições, onde são exibidos trabalhos de fotógrafos uruguaios contemporâneos e de outros países. Além disso, produz um programa semanal na televisão, f/22, dedicado à reflexão e à promoção da fotografia.

 

Diane Lima (Brasil, 1986)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação de Festivais

Curadora independente, pesquisadora e diretora criativa. Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi criadora do programa de imersão em processos de criação AfroTranscendence (Red Bull Station/ Galpão VideoBrasil), foi curadora entre 2016 e 2017 do Diálogos Ausentes (Itaú Cultural), programa que discutiu a presença dxs negrxs nas mais diferentes áreas de expressão culminando com a exposição homônima nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, foi a curadora do Valongo Festival Internacional da Imagem, integrante do Grupo de Críticos de Arte do CCSP-Centro Cultural São Paulo, além de ser jurada de diversas comissões de seleção e premiação como Prêmio Bravo! de Cultura, Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Othake e Artsonica do Oi Futuro.

 

Eder Chiodetto (Brasil, 1965)

Compartilhe seu Portfólio

Nasceu em São Paulo em 1965, é mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo. Hoje, reúne as funções de jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia. Como docente ministrou, entre 2005 e 2010, aulas na Universidade Metodista de São Paulo e na Faculdade de Fotografia do Senac-SP. Como curador independente realizou, desde 2004, mais de 80 exposições no Brasil e no exterior. Chiodetto é também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. Fundou o Ateliê Fotô em 2011.

 

Elena Navarro (Espanha, 1969)

Compartilhe seu Portfólio

Atuou na Feira ARCO e na Residencia de Estudiantes (Espanha), foi fundadora da revista Arte y Parte e sócia-fundadora da empresa Canopia (2001), representante da Fundação Aperture por muitos anos e agente cultural da Magnum Photos na Espanha e no México, onde organizou mais de 150 exposições em vinte países da Europa e América Latina. Desde 2018 é diretora do Centro de la Imagem (México). Entre 2013 e 2018, foi diretora artística do Festival Internacional de Fotografía FotoMéxico. Elena participou do comitê de seleção do  ICP Infinity Award (2018), do Prix Pictet (2019) e do Joop Swart Masterclass 2019 - Word Press Photo Foundation, e foi jurada do New Generation Photography Award do Instituto Canadense de Fotografia (2018) e do FOAM Paul Hauf Award (2018 e 2019).

 

Emiliano Valdés (Guatemala, 1980)

Compartilhe seu Portfólio

Curador-chefe do Museu de Arte Moderna de Medellín. Até 2015, foi curador associado da 10ª Bienal de Gwangju (Coréia do Sul) e co-diretor da Ultraviolet Projects. Anteriormente, foi curador e chefe de artes visuais do Centro Cultural da Espanha, na Guatemala, além de professor da Universidade Francisco Marroquín, na cadeira de Introdução à Curadoria. Valdés trabalhou em instituições como dOCUMENTA 13 (Kassel, Alemanha), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e Contemporary Magazines (Londres), entre outras.

 

Eugênio Sávio (Brasil, 1966)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação dos Festivais

Produtor cultural e fotógrafo de Minas Gerais. Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Trabalha como fotógrafo na área editorial, participou de várias exposições e publicou diversos livros. Realizador do Foto em Pauta e do Festival de Fotografia de Tiradentes, projetos dedicados à divulgação e fortalecimento da fotografia contemporânea no Brasil.

 

Freddy Mamani (Bolívia, 1971)

Conversa

Arquiteto formado pela Facultad Tecnológica de Construcciones Civiles de la Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e engenheiro civil pela Universidad Boliviana de Informática UBI.  Mais de 100 obras construídas no marco da Nova Arquitetura Andina em El Alto e Bolívia, conta com obras no Perú e Brasil.

 

Guadalupe Lara (México, 1960)

Fórum Escuta

Comunicóloga profissional e ingressou nas áreas de produção de cinema e televisão, bem como na gestão cultural e produção editorial. Trabalhou na Televisão Educativa da SEP; no Conselho de Recursos para Atendimento à Juventude (CREA); no Festival Internacional da Raça, no Bosque de Chapultepec; no Festival Internacional Cervantino; e para o governo da Cidade do México. Fundou, em 1993, a empresa PÉNDULO, S.C., dedicada à comunicação e produção editorial, da qual foi diretora geral até setembro de 2012, quando se integrou à equipe da Fundação Pedro Meyer, A.C., como diretora do Foto Museo Cuatro Caminos.

 

 

Jaime Abello (Colômbia, 1958)

Conversa+ Apresentação dos Festivais

Diretor geral e cofundador da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), organização criada em 1994, em Cartagena, por Gabriel García Márquez, com a missão de formar, inspirar, incentivar e conectar jornalistas, meios de comunicação e empreendimentos jornalísticos de línguas espanhola e portuguesa. Antes de ingressar na FNPI, Jaime Abello Banfi foi, entre 1990 e 1994, diretor-gerente do Telecaribe, canal de televisão regional do Caribe colombiano. Formou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, mas dedicou sua vida profissional ao jornalismo, à televisão, ao cinema, à comunicação e à gestão cultural.

 

João Kulcsár (Brasil, 1961)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais + Reunião da Rede

Mestre pela Universidade de Kent, Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Harvard. Presidente da REDE de Produtores Culturais no Brasil. Professor e coordenador de fotografia do Senac-SP desde 1990. Curador de exposições como: Claudia Andujar; Maureen Bisilliat; Observadores, Fotografia Britânica; Arno Rafael Minkkinen; Henri Cartier-Bresson e Elliott Erwitt. Coordena o projeto de alfabetização visual para professores e com pessoas com deficiência visual. Diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

 

Julieta Escardó (Argentina, 1970)

Maratona de Edição + Apresentação de Festivais

 

Leonardo Wen (Brasil, 1981)

Maratona de Edição / apoio e relatoria

Fotógrafo, artista visual e pesquisador independente. Graduou-se em fotografia pelo Centro Universitário Senac (2005) e cursou uma pós-graduação em fotografia documentária na London College of Communication (2008). Também estudou fotografia latino-americana contemporânea no Centro de la Imagen (Lima–Peru, 2015). Em 2013 criou a plataforma O índio na fotografia Brasileira. Atualmente dedica-se a tempo completo ao desenvolvimento da base de dados de livros de fotografia.

 

Maíra Gamarra (Brasil, 1983)

Fórum Escuta / mediação e relatoria

Fotógrafa, produtora cultural e pesquisadora na área da fotografia. Bacharel em Comunicação Social/Fotografia pelas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO/PE). É uma das criadoras e integrantes do Coletivo fotográfico Pernambucano 7Fotografia, é curadora do Encontro de Fotografia Confluência, idealizadora e curadora do Projeto Mira Latina - pesquisa/intercâmbio sobre a produção fotográfica latino-americana, etapa Brasil/Bolívia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG IELA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

 

Maya Goded (México, 1967)

Conversa

Por meio de sua fotografia, e agora seus filmes, aborda as questões da sexualidade feminina, prostituição e violência doméstica em uma sociedade. Seu trabalho fotográfico foi exposto nos Estados Unidos, América Latina, Europa, China e África. Seu primeiro longa-metragem, Plaza de la Soledad, teve a sua estreia internacional no Festival de Sundance e recebeu vários prêmios, incluindo: o Prêmio Especial do Júri do Festival of New Cinema Latino-Americano (Havana); Prêmio de Melhor Diretor do Festival Cinema Tropical (New York), e o Prêmio de Melhor Documentário de Guanajuato International Film Festival (México). Atualmente, conduz um projeto de pesquisa sobre as comunidades xamânicas nas Américas, do Alasca à Terra do Fogo.

 

Musuk Nolte (México, 1988)

Maratona de edição

Peruano naturalizado, estudou Fotografia profissional e mestrado no Centro de la Imagen de Lima. Seu trabalho tem foco na fotografia documental, arte e edição. É editor da KWY Ediciones, plataforma editorial independente orientada para a edición e formação conjunta de projectos de autores majoritariamente latino-americanos.  Foi jurado do Concurso Latinoamericano de Fotolibros CDF, (Montevideo, 2017) e do prêmio FELIFA-Futura (Buenos Aires, 2018).  Atualmente, é membro do comitê acadêmico do master de fotografia documental do Centro de la Imagen de Lima e faz parte do comitê de seleção para a Masterclass do World Press Photo.

 

Nicolás Janowski (Argentina, 1980)

Compartilhe seu Portfólio

Fotógrafo, antropólogo e curador nascido em Buenos Aires. Recebeu o Prêmio Repsol Lima Photo (2014) e foi finalista do prêmio Burn for Emerging Photographer da Fundação Magnum, bem como terceiro lugar no Prêmio PhotoVisura. Em 2015, a revista Time o indicou como um dos nove fotógrafos a serem seguidos na Argentina. Em 2017, foi curador convidado do Festival San José Foto. Atua como jurado em vários prémios internacionais, entre os quais o da Fundação García Marquez para el Nuevo Periodísmo Iberoamericano (Colombia), FELIFA Awards (Argentina), Prêmio Jovem PHMuseum (Inglaterra). Desde 2016 faz parte do comitê de seleção do Talent 6x6 da World Press Photo e também do 10×10 CLAP Latin America Photobook.

 

Octavio Santa Cruz (Perú, 1943)

Conversa

Nasceu em Lima em 1943, é doutor em História da Arte pela UNMSM (2017) e mestre em Literatura Peruana e Latino-americana (2009). Foi professor sênior e diretor de arte da EAP entre os anos de 2013 e 2016. É guitarrista e compositor, bem como narrador, tendo com obras publicadas como La Guitarra en el Perú (2004), Cuentos de negros (2012), Escritura y Performance en los Decimistas de Hoy (2014), Mi Tío Nicomedes (2015) e El Diseño Gráfico en Lima, 1960 (2018). Em 1982, recebeu a Medalha da Paz-ON e em 2013, o Ministério da Cultura do Peru concedeu-lhe reconhecimento como Personalidade Meritória da Cultura.

 

Renata Simões (Brasil, 1977)

Apresentadora e mediadora

Formada em Comunicação Social Jornalismo e atua como apresentadora, mediadora de debates e diretora. Como mediadora esteve à frente de mesas para SWU, Womens Music Event, Spotify Talks, Paulistanas, TEDx Amazônia e Porto Alegre e Bea.to Unconference em Lisboa (PORT).  Apresentou os programas Urbano (Multishow), Vídeo Show (TV Globo), Metrópolis (TV Cultura), TED X São Paulo, TV Tam nas Nuvens, entre outros. Em 2019 estreia Escala Musical pela TV Cultura. Como diretora, estreou em 2018 seu primeiro documentário Amanhã Chegou, que discute o consumo e o uso de recursos naturais. Assina a direção e o roteiro de programas de TV e peças de brandes content.

 

Roberto Huarcaya (Perú, 1959)

Compartilhe seu Portfólio

Nasceu em Lima em 1959, estudou Psicologia na Universidade Católica do Peru, Cinema no Instituto Italiano de Cultura e Fotografia no Centro del Video y la Imagen (Madri, 1989), ano em que começa a se dedicar à fotografia. É professor de fotografia no Centro de la Imagen (Lima, desde 1999) do qual é fundador e diretor. Seu trabalho faz parte das coleções da Maison Européenne de la Photographie (Paris), do Fine Arts Museum of Houston, do MOLAA Museum of Latin American Art de California, do Centro de COCA em Arte Contemporânea de Seattle, entre outras, bem como de coleções particulares, como Hochschild, Quatrini e Mulder, entre outras. Participou como palestrante, professor e revisor de portfólios em diversas edições do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.

 

Rodrigo Gómez Roviraz (Chile,1968)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação dos Festivais

Membro da agência francesa de fotografia Vu. Dirige o Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso, FIFV. Nasceu em Santiago do Chile (1968) e chegou a Paris em 1973 com sua família exilada. Em 1990, completou seus estudos em Ciências Humanas e Comunicação. Em 1996, embarcou em um cargueiro para retornar ao Chile. Sua obra oscila entre fotografias autorais e imagens de arquivos. Publica Répertoire, que reúne os arquivos fotográficos de seu pai. Publica Cuaderno Notebook, Valparaíso com imagens coletadas e de sua autoria. Atualmente trabalha no livro Último Sur.

 

Rosana Paulino (Brasil, 1967)

Conversa

Artista visual, educadora e pesquisadora. Doutora em artes visuais pela Eca/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em gravura pela Eca/USP. Suas obras questionam o local ocupado pela mulher negra no Brasil. Expôs em importantes museus no país e no exterior e tem obras em instituições como a Pinacoteca do Estado (SP), Museu Afro Brasil (SP) e UNM - University of New Mexico Art Museum (USA).

 

Tiago Santana (Brasil, 1966)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais + Reunião da rede

Fotógrafo e editor, atua desde 1989 desenvolvendo ensaios pelo Brasil e América Latina.  Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995. Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo ensaio O Chão de Graciliano. Ganhou o prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia. Em 2011 teve seu trabalho publicado na coleção francesa Photo Poche. Em 2014 publicou o livro Céu de Luiz. É diretor artístico do Fotofestival SOLAR e fundador da Editora Tempo d’Imagem em Fortaleza, no Ceará.

 

Verônica Stigger (Brasil, 1973)

Conversa

Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisas de pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, pelo MAC USP e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É professora das Pós-Graduações em História da Arte, em Fotografia e em Práticas Curatoriais da FAAP. Entre seus livros publicados, estão Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010), Opisanie świata (São Paulo: Cosac Naify: 2013) e Sul (São Paulo: 34, 2016).

 

Participam da exposição e da última mesa:

 

Cristina de Middel (Espanha, 1975) e Bruno Morais (Rio de Janeiro, 1975) são um casal criativo que colabora desde 2015 em projetos fotográficos. Além de seu desenvolvimento individual, como casal eles produziram o projeto Excessocenus, que ganhou o Greenpeace Photo Award em 2016 e a série Midnight at the Crossroads, que foi apresentada no Festival Rencontres de Arles em 2018. Ambos compartilham uma compreensão da fotografia que visa expandir as suas possibilidades para além do mero documento e uma preocupação pela permanência e compreensão do patrimônio cultural proveniente da África.

 

Alejandro Chaskielberg (Argentina, 1977) Diretor de Fotografia formado pelo ENERC - Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de Argentina. Realizou projetos na Patagônia, Argentina, Suriname, Quênia, Japão e Itália. Publicou três livros de fotografia. Recebeu o prêmio World Photographer of the Year 2011 - World Photography Organization, o prêmio All Roads National Geographic Society, o BURN Emerging Photographer Grant - Magnum Foundation, e o Leopold Godowsky Jr. Award outorgado pela Boston University.

 

Alejandro Olivares (Chile, 1981) Fotógrafo documental com especial interesse em questões sociais e territoriais. Co-fundador da Buen Lugar Ediciones. De 2006 a 2018 foi editor de fotografia da revista The Clinic no Chile. Recebeu diversos prêmios e residências, tais como Consejo de la Cultura y las Artes (prêmio Rodrigo Rojas de Negri ao fotógrafo do ano), nomeado para Magnum Emergency Fund (USA), residência laboratório de pesquisa na Casa Pública Rio de Janeiro (Brasil), no Picture of the Year Latino-america 2015-2013 (POYLATAM), ganhador do Festival Internacional de Fotografía en Valparaíso (FIFV), FotoVisura Grant (USA), no Prêmio Latinoamericano de Fotografía, entre outros.

 

Cristóbal Olivares (Chile, 1988) Fotógrafo documental com especial interesse em questões sociais com foco em memória e identidade. É co-fundador da Buen Lugar Ediciones. De 2014 a 2016, fez parte do Mentor Program da agência VII. Foi premiado com vários prêmios, residências e bolsas de várias organizações como POYLatam, Mast Grant For Photography (Italia), Open Society Foundations (USA), Photographic Museum of Humanity, FotoVisura (USA), PhotoEspaña, Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (Chile), Images Singulieres Festival (Francia), FIFV (Chile), Premio Rodrigo Rojas Denegri (Chile) e ganhou 14 vezes o Premios Nacionales de Fotografía Periodística (FotoPrensa) incluindo o de Fotografia do Ano.

 

Gihan Tubbeh (Peru, 1984) Estudou fotografia no Centro de la Imagen de Lima e foi eleita como membro do Joop Swart Masterclass do World Press Photo em Amsterdã e selecionada para o Reflexions Masterclass durante os próximos três anos, a fim de desenvolver projetos em diversas cidades da Europa. Seu trabalho ganhou prestígio internacional, incluindo prêmios como o 1º lugar na World Press Photo e o prêmio de Melhor Fotógrafo do Ano 2011, POYI. Em junho deste ano de 2018 recebe Magnum Foundation Fund Grant 2018 (proyecto en colaboración con Roberto Huarcaya y Martín Weber) e em agosto ganha o primeiro lugar na categoria narrativa do Prêmio Pampa FOLA, por seu projeto Malária. Atualmente, está preparando a publicação de seu primeiro livro De tiempo en tiempo, un volcán estalla, editado por Meier Ramírez.

 

Ignacio Iturrioz (Uruguai, 1978) Estudou fotografia com Héctor Borgunder, continuando sua formação na Escola Nacional de Belas Artes e na Faculdade de Ciências da Comunicação. Entre 2004 e 2005, trabalha para o jornal La República. Em 2008,  faz seu trabalho  Life is too short, que recebe o  Premio de Libro de Autor Nacional del CdF em 2009. Em 2013, seu projeto Isla recebe a bolsa de trabalho do Festival de Fotografia SanJoséFoto. Em 2018, com o projeto Purgatorio, obtém o Prêmio Nacional de Fotografia do Uruguai. A partir de 2018, faz parte do coletivo alemão Schmelzofen e.V. Atualmente vive nas montanhas da Suábia, na Alemanha.

 

Jorge Panchoaga (Colômbia, 1984) Desenvolve trabalhos relacionados a questões de identidade, memória e as relações do ser humano com seu meio ambiente. Ele é o fundador do Croma Visual Workshop, X Fotógrafo da Fujifilm e parte do Collective +1. Vencedor do 2016 Emerging Talent Award pela Lens Culture; da bolsa SMArt Sustainable Mountain; segundo lugar POYLatam na categoria Nuestra Mirada; vencedor do Prêmio Ibero-Americano de Fotografia NEXOFOTO, Espanha. Editou o livro La Fotografía en la Calle, autor de Savage e Dulce y Salada. Seu trabalho foi publicado em vários meios de comunicação internacionais.

 

Juan Brenner (Guatemala, 1977) Fotógrafo e diretor de arte independente, vive e trabalha na Cidade da Guatemala. Entre 1999 e 2007 viveu em Nova York onde trabalhou como fotógrafo de moda e teve suas imagens publicadas em revistas internacionais como Nylon, People, Oyster, Vogue e Anthem entre outras. É membro fundador do Proyectos Ultravioleta na cidade da Guatemala. Em meados de 2017, seu projeto MACÚ (em colaboração com Byron Mármol) é editado no livro CLAP, 15 años de los mejores libros de fotografía latinoamericana, publicado pela 10X10 Books em Nova York.

 

Kalev Erickson (Estados Unidos, 1982) Artista e curador norte-americano / britânico cujo trabalho explora imagens de arquivo em suas mais amplas e diversas concepções. Durante os últimos 10 anos, Kalev trabalhou como arquivista, curador de exposições e editor de fotolivros no Archive of Modern Conflict, uma coleção de fotografias exclusiva e de propriedade privada com sede em Londres. Essa exposição à totalidade da história da fotografia, desde suas origens até a contemporaneidade, influenciou sua prática focando seu interesse na fotografia vernacular e desafiando o uso e a compreensão tradicional dos arquivos em geral.

 

Luisa Dörr (Brasil, 1988) Descobriu a fotografia por volta dos 22 anos. As fotografias de Dörr foram publicadas na revista TIME, The New York Times, National Geographic, New Yorker, PDN, GEO, Vice, Wired, entre outras. Ela fez exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, Canada, Espanha, França, Portugal, Inglaterra e Rússia. Em 2015 Luisa ganhou o LensCulture Emerging Talent e PDN Emerging Photographer. Em 2016, ela foi selecionada para o World Press Photo Joop Swart Masterclass. Em 2018 ela ganhou o POYi Documentary Project of the Year  com o projeto FIRSTS  realizado para a revista TIME. No mesmo ano Dörr ganhou The Magenta Flash Forward. Ela faz parte do VII Mentor Program.

 

Yael Martínez (México, 1984) Selecionado pela World Press Photo para o programa 6x6 Global Talent na região da América do Norte e Central em 2018. Recebeu o Prêmio Magnum On Religion e o Prêmio Emergency Fund, ambos da Magnum Foundation em Nova York. Selecionado para o Joop Swart MasterClass Latin America do World Press Photo. Seu trabalho foi exibido na América Latina, Europa e Ásia e pertence às coleções da Fundación Televisa, Bronx Documentary Center e INBA/ Toledo.

 

 

 

 

serviço

 

Ainda Há Noite/Nos Queda la Noche

Exposição de Fotografia Latino-americana

Vinculada ao V Fórum Latino-americano de Fotografia

Curadoria: Claudi Carreras e Iatã Cannabrava

Abertura: 12 de junho (quarta-feira), às 20h

Visitação: De 13 de junho a 11 de agosto

Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h (permanência até as 20h30)

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Pisos: 1 e -1

 

V Fórum Latino-americano de Fotografia

De 13 a 16 de junho (quinta-feira a domingo)

Locais e horários variados, confira a programação

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1777

Acesso para pessoas com deficiência

Ar condicionado

Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108

Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural:

3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

     

 

 

 

Realização:

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa: Conteúdo Comunicação

Fone:  +55 11 5056-9800

 

No Itaú Cultural:

Fone: 11.2168-1950

Fone: 11.2168-1906

 

 

 

 

2019 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO

 

 

participantes

Mais de 40 profissionais se reúnem nas diferentes atividades
do Fórum com agenda
de encontros, escutas, conversas e intercâmbios

 

Em um cenário transdisciplinar, o Itaú Cultural recebe especialistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Guatemala, México, Nigéria, Peru, Portugal, Reino Unido e Uruguai em uma concentração de profissionais de todos os matizes. Conheça os seus perfis e as modalidades de que participam.

 

 

Claudi Carreras Guillén (Espanha, 1963)

Curador

Curador independente, editor e produtor cultural, nascido e radicado em Barcelona. Como curador, realizou múltiplas exposições individuais e coletivas que fizeram itinerância em 50 países de quatro continentes. Diretor do primeiro Encontro de Coletivos Ibero-americanos, realizado em São Paulo (2008) e do projeto E.CO, do Ministério da Cultura da Espanha (2010), que gerou o primeiro Encontro de Coletivos Fotográficos da Europa e América Latina (2015). Assessor do Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo desde sua origem, tendo sido curador das exposições nas duas últimas edições (2013 e 2016). Curador geral do Festival Paraty em Foco entre 2011 e 2015. Curador para América Latina da Bienal PhotoQuai (Museu Quai Branly, Paris, 2013 e 2015). Curador e editor do projeto LatinUS, projeto realizado pela Spain USA Foundation em colaboração com a National Portrait Gallery de Washington D. C. e o Smithsonian Latino. Júri do concurso World Press Photo 2017 e POY Latam, entre outros. Atualmente, é diretor do VIST (Visual Story Telling Projects), uma nova plataforma para a produção e distribuição de narrativas visuais contemporâneas e do projeto Africamericanos no Centro de la Imagen de la Ciudad de México, onde apresenta artistas africanos em um projeto de transmídia e exposição sobre a herança africana na América Latina (2019).

 

Iatã Cannabrava (Brasil, 1962)

Curador

Fotógrafo, curador e agitador cultural, desenvolveu ao longo de sua carreira trabalhos documentais com a paisagem urbana das cidades, especificamente das periferias das grandes metrópoles, no seu ensaio Uma Outra Cidade e na série de trabalhos que realizou a partir do início do século XXI. Participou de mais de 40 exposições, foi ganhador dos prêmios P/B da Quadrienal de Fotografia de São Paulo em 1985, do concurso Marc Ferrez da FUNARTE, em 1987, e de dois prêmios da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1996 e 2006. Tem 3 fotolivros publicados: Casas Paulistas (2000), Uma Outra Cidade (2009) e Pagode Russo (2014); suas fotografias integram as coleções MASP-Pirelli, Galeria Fotoptica, Joaquim Paiva, MAM/São Paulo, Fundação Marcos Amaro e Museu AfroBrasil e estão publicadas em doze livros de autoria coletiva. Em 2010, criou e dirige o conjunto de empresas do Estúdio Madalena (editora, livraria, produtora cultural e documentação fotográfica), onde fez a curadoria e organizou mais de 100 exposições. Dirigiu o festival Paraty em Foco por 10 edições. Coordena o Fórum Latino-americano de Fotografia de São Paulo, organizado e realizado pelo Itaú Cultural, já há 5 edições, foi um dos criadores do Valongo Festival Internacional da Imagem, dirigindo suas duas primeiras edições.

 

Ana Casas (Espanha, 1965)

Maratona de Edição

Vive no México desde 1974. Desde 1983, realizou numerosas exposições individuais no México e no exterior. Ela publicou dois fotolivros: Álbum e Kinderwunsch. Dirigiu a área educacional do Centro de la Imagen entre 1994-1999 e 2007-2015. Em 2012 fundou a Hydra + Photography com Gabriela González Reyes e Gerardo Montiel Klint, uma plataforma para projetos fotográficos Em 2016 inicia o INCUBADORA DE FOTOLIBROS, um programa onde os autores desenvolvem seus projetos de livro com o conselho de editores e designers nacionais e estrangeiros. Em 2018, fundou a INFRAMUNDO, um projeto editorial da Hydra, com José Luis Lugo e Ramon Pez, que em 2018 publicou 24 fotolivros que foram apresentados em feiras internacionais.

 

Andrea Jösch (Chile, 1973)

Fórum Escuta

 

Ângela Berlinde (Portugal, 1975)

Compartilhe seu Portfólio + Conversa

Artista e curadora, é doutora em Comunicação Visual pela Universidade do Minho e Mestre em Fotografia pela Utrecht School of Arts-Holanda. É co-fundadora do Festival Encontros da Imagem da cidade de Braga e professora adjunta convidada na Escola Superior de Media Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, onde pesquisa sobre as formas híbridas da Fotografia. Integra desde 2017 o Conselho de Curadores do Museu da Fotografia de Fortaleza, no Brasil. Vive entre Portugal e o Brasil e atualmente é conselheira para a Fotografia do Estado do Ceará, junto à Secretaria de Estado da Cultura do Ceará e do FotoFestival SOLAR de Fortaleza.

 

Anna Muylaert (Brasil, 1964)

Conversa

Nasceu em São Paulo, estudou cinema na Escola de Comunicações e artes da USP.  Nas últimas décadas, fez roteiros para televisão (Mundo Da Lua, Castelo Ra-Ti-Bum, Um Menino Muito Maluquinho, Filhos do Carnaval e As Canalhas, entre outros) e para cinema (O Ano Que Meus Pais Saíram De Férias, Xingu entre outros). Dirigiu cinco longas metragens, entre eles Durval Discos e É Proibido Fumar. Com Que Horas Ela Volta de 2015, Anna ficou conhecida internacionalmente. O filme ganhou o Prêmio especial do Júri no Sundance Film Festival e o Panorama Audience Award na Berlinale 2015 e foi lançado em 30 países. Por isso, foi convidada para ser membro da Academia de Artes e Ciências De Hollywood.

 

Azu Nwagbogu (Nigéria, 1975)

Compartilhe seu Portfólio + Conversa + Apresentação de Festivais

Fundador e diretor da African Artists Foundation (AAF), com sede em Lagos. Foi eleito recentemente como diretor do Zeitz Museum of Contemporary Art na África do Sul. Também é fundador e diretor do festival internacional anual de fotografia LagosPhoto Festival. É criador da Art Base Africa, um espaço virtual sobre a arte africana contemporânea. Já participou como jurado do World Press Photo, do Prisma Photography Award (2015), do Greenpeace Photo Award (2016), do New York Times Portfolio Review (2017-18), do W. Eugene Smith Award (2018), Photo España (2018), além de ser um jurado regular para o Lensculture e Magnum. Nwagbogu obteve mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Cambridge. Vive e trabalha alternadamente entre CapeTown, na África do Sul e Lagos, na Nigéria.

 

Carlos Carvalho (Brasil, 1957)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação de Festivais

Carioca radicado em Porto alegre, Carlos Carvalho é fotógrafo documentarista. Co-fundador e co-diretor do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre, criado em 2007. Organizador da Plataforma Internacional de Leituras de Portfólio do FestFoto, participa do circuito internacional de leituras de portfólio em diversos festivais pelo mundo. Diretor de Relações Institucionais da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil. Criou e edita o canal no Youtube É tudo fotografia.

 

Claudia Jaguaribe (Brasil, 1955)

Maratona de Edição

Formada em história da arte, artes plásticas e fotografia, pela Boston University, EUA. Desenvolve um trabalho voltado para a questão da paisagem urbana, do meio ambiente, e principalmente questões voltadas para a representação do real enquanto um registro conceitual. Sua produção desde o início foi ligada a pesquisa editorial. Muitas de suas séries encontram a sua expressão final em formato de livro. Tem 13 livros publicados e reconhecidos pela singularidade da integração fotográfica e projeto gráfico. Em 2013 co-fundou a editora de fotolivros Editora Madalena. Seus trabalhos estão em diversos museus e coleções brasileiras e internacionais tais como Museu de Arte Moderna – São Paulo, Inhotim – Instituto de Arte Contemporâneo – Brumadinho, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, entre outros.

 

Contardo Calligaris (Itália, 1948)

Palestra

Psicanalista, ensaísta e escritor, italiano radicado no Brasil. É colunista semanal da Folha de S. Paulo. Se formou em Epistemologia e em Letras e Filosofia em Genebra. Em Paris, foi doutorando de Roland Barthes. Se formou na Escola Freudiana de Paris (a Escola de Lacan), da qual foi membro a partir de 1975. É doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de Provença (França). Calligaris é também roteirista (junto com Thiago Dottori), produtor, criador e diretor geral da série Psi, do canal HBO - Latin America.

 

Daniel Sosa (Uruguai, 1971)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais

Fotógrafo e um dos criadores do Centro de Fotografia de Montevidéu, onde atua como diretor desde 2002. Instituição dedicada à promoção e divulgação da fotografia do Uruguai e da América Latina, o centro mantém um acervo de mais de 100 mil fotografias históricas do período entre 1840 e 1990 e mais de 30 mil imagens contemporâneas criadas desde 1990 até a atualidade. Um dos editores da revista Sueño de la Razón, coordena permanentemente 12 salas de exposições, onde são exibidos trabalhos de fotógrafos uruguaios contemporâneos e de outros países. Além disso, produz um programa semanal na televisão, f/22, dedicado à reflexão e à promoção da fotografia.

 

Diane Lima (Brasil, 1986)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação de Festivais

Curadora independente, pesquisadora e diretora criativa. Mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Foi criadora do programa de imersão em processos de criação AfroTranscendence (Red Bull Station/ Galpão VideoBrasil), foi curadora entre 2016 e 2017 do Diálogos Ausentes (Itaú Cultural), programa que discutiu a presença dxs negrxs nas mais diferentes áreas de expressão culminando com a exposição homônima nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, foi a curadora do Valongo Festival Internacional da Imagem, integrante do Grupo de Críticos de Arte do CCSP-Centro Cultural São Paulo, além de ser jurada de diversas comissões de seleção e premiação como Prêmio Bravo! de Cultura, Prêmio EDP nas Artes do Instituto Tomie Othake e Artsonica do Oi Futuro.

 

Eder Chiodetto (Brasil, 1965)

Compartilhe seu Portfólio

Nasceu em São Paulo em 1965, é mestre em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou como repórter-fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo. Hoje, reúne as funções de jornalista, professor, curador e pesquisador de fotografia. Como docente ministrou, entre 2005 e 2010, aulas na Universidade Metodista de São Paulo e na Faculdade de Fotografia do Senac-SP. Como curador independente realizou, desde 2004, mais de 80 exposições no Brasil e no exterior. Chiodetto é também o curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006. Fundou o Ateliê Fotô em 2011.

 

Elena Navarro (Espanha, 1969)

Compartilhe seu Portfólio

Atuou na Feira ARCO e na Residencia de Estudiantes (Espanha), foi fundadora da revista Arte y Parte e sócia-fundadora da empresa Canopia (2001), representante da Fundação Aperture por muitos anos e agente cultural da Magnum Photos na Espanha e no México, onde organizou mais de 150 exposições em vinte países da Europa e América Latina. Desde 2018 é diretora do Centro de la Imagem (México). Entre 2013 e 2018, foi diretora artística do Festival Internacional de Fotografía FotoMéxico. Elena participou do comitê de seleção do  ICP Infinity Award (2018), do Prix Pictet (2019) e do Joop Swart Masterclass 2019 - Word Press Photo Foundation, e foi jurada do New Generation Photography Award do Instituto Canadense de Fotografia (2018) e do FOAM Paul Hauf Award (2018 e 2019).

 

Emiliano Valdés (Guatemala, 1980)

Compartilhe seu Portfólio

Curador-chefe do Museu de Arte Moderna de Medellín. Até 2015, foi curador associado da 10ª Bienal de Gwangju (Coréia do Sul) e co-diretor da Ultraviolet Projects. Anteriormente, foi curador e chefe de artes visuais do Centro Cultural da Espanha, na Guatemala, além de professor da Universidade Francisco Marroquín, na cadeira de Introdução à Curadoria. Valdés trabalhou em instituições como dOCUMENTA 13 (Kassel, Alemanha), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madri) e Contemporary Magazines (Londres), entre outras.

 

Eugênio Sávio (Brasil, 1966)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação dos Festivais

Produtor cultural e fotógrafo de Minas Gerais. Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Trabalha como fotógrafo na área editorial, participou de várias exposições e publicou diversos livros. Realizador do Foto em Pauta e do Festival de Fotografia de Tiradentes, projetos dedicados à divulgação e fortalecimento da fotografia contemporânea no Brasil.

 

Freddy Mamani (Bolívia, 1971)

Conversa

Arquiteto formado pela Facultad Tecnológica de Construcciones Civiles de la Universidad Mayor de San Andrés (UMSA) e engenheiro civil pela Universidad Boliviana de Informática UBI.  Mais de 100 obras construídas no marco da Nova Arquitetura Andina em El Alto e Bolívia, conta com obras no Perú e Brasil.

 

Guadalupe Lara (México, 1960)

Fórum Escuta

Comunicóloga profissional e ingressou nas áreas de produção de cinema e televisão, bem como na gestão cultural e produção editorial. Trabalhou na Televisão Educativa da SEP; no Conselho de Recursos para Atendimento à Juventude (CREA); no Festival Internacional da Raça, no Bosque de Chapultepec; no Festival Internacional Cervantino; e para o governo da Cidade do México. Fundou, em 1993, a empresa PÉNDULO, S.C., dedicada à comunicação e produção editorial, da qual foi diretora geral até setembro de 2012, quando se integrou à equipe da Fundação Pedro Meyer, A.C., como diretora do Foto Museo Cuatro Caminos.

 

 

Jaime Abello (Colômbia, 1958)

Conversa+ Apresentação dos Festivais

Diretor geral e cofundador da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), organização criada em 1994, em Cartagena, por Gabriel García Márquez, com a missão de formar, inspirar, incentivar e conectar jornalistas, meios de comunicação e empreendimentos jornalísticos de línguas espanhola e portuguesa. Antes de ingressar na FNPI, Jaime Abello Banfi foi, entre 1990 e 1994, diretor-gerente do Telecaribe, canal de televisão regional do Caribe colombiano. Formou-se pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá, mas dedicou sua vida profissional ao jornalismo, à televisão, ao cinema, à comunicação e à gestão cultural.

 

João Kulcsár (Brasil, 1961)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais + Reunião da Rede

Mestre pela Universidade de Kent, Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Harvard. Presidente da REDE de Produtores Culturais no Brasil. Professor e coordenador de fotografia do Senac-SP desde 1990. Curador de exposições como: Claudia Andujar; Maureen Bisilliat; Observadores, Fotografia Britânica; Arno Rafael Minkkinen; Henri Cartier-Bresson e Elliott Erwitt. Coordena o projeto de alfabetização visual para professores e com pessoas com deficiência visual. Diretor do Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

 

Julieta Escardó (Argentina, 1970)

Maratona de Edição + Apresentação de Festivais

 

Leonardo Wen (Brasil, 1981)

Maratona de Edição / apoio e relatoria

Fotógrafo, artista visual e pesquisador independente. Graduou-se em fotografia pelo Centro Universitário Senac (2005) e cursou uma pós-graduação em fotografia documentária na London College of Communication (2008). Também estudou fotografia latino-americana contemporânea no Centro de la Imagen (Lima–Peru, 2015). Em 2013 criou a plataforma O índio na fotografia Brasileira. Atualmente dedica-se a tempo completo ao desenvolvimento da base de dados de livros de fotografia.

 

Maíra Gamarra (Brasil, 1983)

Fórum Escuta / mediação e relatoria

Fotógrafa, produtora cultural e pesquisadora na área da fotografia. Bacharel em Comunicação Social/Fotografia pelas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO/PE). É uma das criadoras e integrantes do Coletivo fotográfico Pernambucano 7Fotografia, é curadora do Encontro de Fotografia Confluência, idealizadora e curadora do Projeto Mira Latina - pesquisa/intercâmbio sobre a produção fotográfica latino-americana, etapa Brasil/Bolívia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPG IELA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

 

Maya Goded (México, 1967)

Conversa

Por meio de sua fotografia, e agora seus filmes, aborda as questões da sexualidade feminina, prostituição e violência doméstica em uma sociedade. Seu trabalho fotográfico foi exposto nos Estados Unidos, América Latina, Europa, China e África. Seu primeiro longa-metragem, Plaza de la Soledad, teve a sua estreia internacional no Festival de Sundance e recebeu vários prêmios, incluindo: o Prêmio Especial do Júri do Festival of New Cinema Latino-Americano (Havana); Prêmio de Melhor Diretor do Festival Cinema Tropical (New York), e o Prêmio de Melhor Documentário de Guanajuato International Film Festival (México). Atualmente, conduz um projeto de pesquisa sobre as comunidades xamânicas nas Américas, do Alasca à Terra do Fogo.

 

Musuk Nolte (México, 1988)

Maratona de edição

Peruano naturalizado, estudou Fotografia profissional e mestrado no Centro de la Imagen de Lima. Seu trabalho tem foco na fotografia documental, arte e edição. É editor da KWY Ediciones, plataforma editorial independente orientada para a edición e formação conjunta de projectos de autores majoritariamente latino-americanos.  Foi jurado do Concurso Latinoamericano de Fotolibros CDF, (Montevideo, 2017) e do prêmio FELIFA-Futura (Buenos Aires, 2018).  Atualmente, é membro do comitê acadêmico do master de fotografia documental do Centro de la Imagen de Lima e faz parte do comitê de seleção para a Masterclass do World Press Photo.

 

Nicolás Janowski (Argentina, 1980)

Compartilhe seu Portfólio

Fotógrafo, antropólogo e curador nascido em Buenos Aires. Recebeu o Prêmio Repsol Lima Photo (2014) e foi finalista do prêmio Burn for Emerging Photographer da Fundação Magnum, bem como terceiro lugar no Prêmio PhotoVisura. Em 2015, a revista Time o indicou como um dos nove fotógrafos a serem seguidos na Argentina. Em 2017, foi curador convidado do Festival San José Foto. Atua como jurado em vários prémios internacionais, entre os quais o da Fundação García Marquez para el Nuevo Periodísmo Iberoamericano (Colombia), FELIFA Awards (Argentina), Prêmio Jovem PHMuseum (Inglaterra). Desde 2016 faz parte do comitê de seleção do Talent 6x6 da World Press Photo e também do 10×10 CLAP Latin America Photobook.

 

Octavio Santa Cruz (Perú, 1943)

Conversa

Nasceu em Lima em 1943, é doutor em História da Arte pela UNMSM (2017) e mestre em Literatura Peruana e Latino-americana (2009). Foi professor sênior e diretor de arte da EAP entre os anos de 2013 e 2016. É guitarrista e compositor, bem como narrador, tendo com obras publicadas como La Guitarra en el Perú (2004), Cuentos de negros (2012), Escritura y Performance en los Decimistas de Hoy (2014), Mi Tío Nicomedes (2015) e El Diseño Gráfico en Lima, 1960 (2018). Em 1982, recebeu a Medalha da Paz-ON e em 2013, o Ministério da Cultura do Peru concedeu-lhe reconhecimento como Personalidade Meritória da Cultura.

 

Renata Simões (Brasil, 1977)

Apresentadora e mediadora

Formada em Comunicação Social Jornalismo e atua como apresentadora, mediadora de debates e diretora. Como mediadora esteve à frente de mesas para SWU, Womens Music Event, Spotify Talks, Paulistanas, TEDx Amazônia e Porto Alegre e Bea.to Unconference em Lisboa (PORT).  Apresentou os programas Urbano (Multishow), Vídeo Show (TV Globo), Metrópolis (TV Cultura), TED X São Paulo, TV Tam nas Nuvens, entre outros. Em 2019 estreia Escala Musical pela TV Cultura. Como diretora, estreou em 2018 seu primeiro documentário Amanhã Chegou, que discute o consumo e o uso de recursos naturais. Assina a direção e o roteiro de programas de TV e peças de brandes content.

 

Roberto Huarcaya (Perú, 1959)

Compartilhe seu Portfólio

Nasceu em Lima em 1959, estudou Psicologia na Universidade Católica do Peru, Cinema no Instituto Italiano de Cultura e Fotografia no Centro del Video y la Imagen (Madri, 1989), ano em que começa a se dedicar à fotografia. É professor de fotografia no Centro de la Imagen (Lima, desde 1999) do qual é fundador e diretor. Seu trabalho faz parte das coleções da Maison Européenne de la Photographie (Paris), do Fine Arts Museum of Houston, do MOLAA Museum of Latin American Art de California, do Centro de COCA em Arte Contemporânea de Seattle, entre outras, bem como de coleções particulares, como Hochschild, Quatrini e Mulder, entre outras. Participou como palestrante, professor e revisor de portfólios em diversas edições do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.

 

Rodrigo Gómez Roviraz (Chile,1968)

Compartilhe seu Portfólio + Apresentação dos Festivais

Membro da agência francesa de fotografia Vu. Dirige o Festival Internacional de Fotografia de Valparaíso, FIFV. Nasceu em Santiago do Chile (1968) e chegou a Paris em 1973 com sua família exilada. Em 1990, completou seus estudos em Ciências Humanas e Comunicação. Em 1996, embarcou em um cargueiro para retornar ao Chile. Sua obra oscila entre fotografias autorais e imagens de arquivos. Publica Répertoire, que reúne os arquivos fotográficos de seu pai. Publica Cuaderno Notebook, Valparaíso com imagens coletadas e de sua autoria. Atualmente trabalha no livro Último Sur.

 

Rosana Paulino (Brasil, 1967)

Conversa

Artista visual, educadora e pesquisadora. Doutora em artes visuais pela Eca/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em gravura pela Eca/USP. Suas obras questionam o local ocupado pela mulher negra no Brasil. Expôs em importantes museus no país e no exterior e tem obras em instituições como a Pinacoteca do Estado (SP), Museu Afro Brasil (SP) e UNM - University of New Mexico Art Museum (USA).

 

Tiago Santana (Brasil, 1966)

Fórum Escuta + Apresentação dos Festivais + Reunião da rede

Fotógrafo e editor, atua desde 1989 desenvolvendo ensaios pelo Brasil e América Latina.  Em 1994 recebeu a Bolsa Vitae de Artes com o projeto Benditos, livro publicado em 2000; e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1995. Em 2007 ganhou os Prêmios Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo ensaio O Chão de Graciliano. Ganhou o prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil em 2007, 2008 e 2009. Em 2010 recebeu o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia. Em 2011 teve seu trabalho publicado na coleção francesa Photo Poche. Em 2014 publicou o livro Céu de Luiz. É diretor artístico do Fotofestival SOLAR e fundador da Editora Tempo d’Imagem em Fortaleza, no Ceará.

 

Verônica Stigger (Brasil, 1973)

Conversa

Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisas de pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, pelo MAC USP e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É professora das Pós-Graduações em História da Arte, em Fotografia e em Práticas Curatoriais da FAAP. Entre seus livros publicados, estão Os anões (São Paulo: Cosac Naify, 2010), Opisanie świata (São Paulo: Cosac Naify: 2013) e Sul (São Paulo: 34, 2016).

 

Participam da exposição e da última mesa:

 

Cristina de Middel (Espanha, 1975) e Bruno Morais (Rio de Janeiro, 1975) são um casal criativo que colabora desde 2015 em projetos fotográficos. Além de seu desenvolvimento individual, como casal eles produziram o projeto Excessocenus, que ganhou o Greenpeace Photo Award em 2016 e a série Midnight at the Crossroads, que foi apresentada no Festival Rencontres de Arles em 2018. Ambos compartilham uma compreensão da fotografia que visa expandir as suas possibilidades para além do mero documento e uma preocupação pela permanência e compreensão do patrimônio cultural proveniente da África.

 

Alejandro Chaskielberg (Argentina, 1977) Diretor de Fotografia formado pelo ENERC - Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de Argentina. Realizou projetos na Patagônia, Argentina, Suriname, Quênia, Japão e Itália. Publicou três livros de fotografia. Recebeu o prêmio World Photographer of the Year 2011 - World Photography Organization, o prêmio All Roads National Geographic Society, o BURN Emerging Photographer Grant - Magnum Foundation, e o Leopold Godowsky Jr. Award outorgado pela Boston University.

 

Alejandro Olivares (Chile, 1981) Fotógrafo documental com especial interesse em questões sociais e territoriais. Co-fundador da Buen Lugar Ediciones. De 2006 a 2018 foi editor de fotografia da revista The Clinic no Chile. Recebeu diversos prêmios e residências, tais como Consejo de la Cultura y las Artes (prêmio Rodrigo Rojas de Negri ao fotógrafo do ano), nomeado para Magnum Emergency Fund (USA), residência laboratório de pesquisa na Casa Pública Rio de Janeiro (Brasil), no Picture of the Year Latino-america 2015-2013 (POYLATAM), ganhador do Festival Internacional de Fotografía en Valparaíso (FIFV), FotoVisura Grant (USA), no Prêmio Latinoamericano de Fotografía, entre outros.

 

Cristóbal Olivares (Chile, 1988) Fotógrafo documental com especial interesse em questões sociais com foco em memória e identidade. É co-fundador da Buen Lugar Ediciones. De 2014 a 2016, fez parte do Mentor Program da agência VII. Foi premiado com vários prêmios, residências e bolsas de várias organizações como POYLatam, Mast Grant For Photography (Italia), Open Society Foundations (USA), Photographic Museum of Humanity, FotoVisura (USA), PhotoEspaña, Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (Chile), Images Singulieres Festival (Francia), FIFV (Chile), Premio Rodrigo Rojas Denegri (Chile) e ganhou 14 vezes o Premios Nacionales de Fotografía Periodística (FotoPrensa) incluindo o de Fotografia do Ano.

 

Gihan Tubbeh (Peru, 1984) Estudou fotografia no Centro de la Imagen de Lima e foi eleita como membro do Joop Swart Masterclass do World Press Photo em Amsterdã e selecionada para o Reflexions Masterclass durante os próximos três anos, a fim de desenvolver projetos em diversas cidades da Europa. Seu trabalho ganhou prestígio internacional, incluindo prêmios como o 1º lugar na World Press Photo e o prêmio de Melhor Fotógrafo do Ano 2011, POYI. Em junho deste ano de 2018 recebe Magnum Foundation Fund Grant 2018 (proyecto en colaboración con Roberto Huarcaya y Martín Weber) e em agosto ganha o primeiro lugar na categoria narrativa do Prêmio Pampa FOLA, por seu projeto Malária. Atualmente, está preparando a publicação de seu primeiro livro De tiempo en tiempo, un volcán estalla, editado por Meier Ramírez.

 

Ignacio Iturrioz (Uruguai, 1978) Estudou fotografia com Héctor Borgunder, continuando sua formação na Escola Nacional de Belas Artes e na Faculdade de Ciências da Comunicação. Entre 2004 e 2005, trabalha para o jornal La República. Em 2008,  faz seu trabalho  Life is too short, que recebe o  Premio de Libro de Autor Nacional del CdF em 2009. Em 2013, seu projeto Isla recebe a bolsa de trabalho do Festival de Fotografia SanJoséFoto. Em 2018, com o projeto Purgatorio, obtém o Prêmio Nacional de Fotografia do Uruguai. A partir de 2018, faz parte do coletivo alemão Schmelzofen e.V. Atualmente vive nas montanhas da Suábia, na Alemanha.

 

Jorge Panchoaga (Colômbia, 1984) Desenvolve trabalhos relacionados a questões de identidade, memória e as relações do ser humano com seu meio ambiente. Ele é o fundador do Croma Visual Workshop, X Fotógrafo da Fujifilm e parte do Collective +1. Vencedor do 2016 Emerging Talent Award pela Lens Culture; da bolsa SMArt Sustainable Mountain; segundo lugar POYLatam na categoria Nuestra Mirada; vencedor do Prêmio Ibero-Americano de Fotografia NEXOFOTO, Espanha. Editou o livro La Fotografía en la Calle, autor de Savage e Dulce y Salada. Seu trabalho foi publicado em vários meios de comunicação internacionais.

 

Juan Brenner (Guatemala, 1977) Fotógrafo e diretor de arte independente, vive e trabalha na Cidade da Guatemala. Entre 1999 e 2007 viveu em Nova York onde trabalhou como fotógrafo de moda e teve suas imagens publicadas em revistas internacionais como Nylon, People, Oyster, Vogue e Anthem entre outras. É membro fundador do Proyectos Ultravioleta na cidade da Guatemala. Em meados de 2017, seu projeto MACÚ (em colaboração com Byron Mármol) é editado no livro CLAP, 15 años de los mejores libros de fotografía latinoamericana, publicado pela 10X10 Books em Nova York.

 

Kalev Erickson (Estados Unidos, 1982) Artista e curador norte-americano / britânico cujo trabalho explora imagens de arquivo em suas mais amplas e diversas concepções. Durante os últimos 10 anos, Kalev trabalhou como arquivista, curador de exposições e editor de fotolivros no Archive of Modern Conflict, uma coleção de fotografias exclusiva e de propriedade privada com sede em Londres. Essa exposição à totalidade da história da fotografia, desde suas origens até a contemporaneidade, influenciou sua prática focando seu interesse na fotografia vernacular e desafiando o uso e a compreensão tradicional dos arquivos em geral.

 

Luisa Dörr (Brasil, 1988) Descobriu a fotografia por volta dos 22 anos. As fotografias de Dörr foram publicadas na revista TIME, The New York Times, National Geographic, New Yorker, PDN, GEO, Vice, Wired, entre outras. Ela fez exposições individuais e coletivas no Brasil, Estados Unidos, Canada, Espanha, França, Portugal, Inglaterra e Rússia. Em 2015 Luisa ganhou o LensCulture Emerging Talent e PDN Emerging Photographer. Em 2016, ela foi selecionada para o World Press Photo Joop Swart Masterclass. Em 2018 ela ganhou o POYi Documentary Project of the Year  com o projeto FIRSTS  realizado para a revista TIME. No mesmo ano Dörr ganhou The Magenta Flash Forward. Ela faz parte do VII Mentor Program.

 

Yael Martínez (México, 1984) Selecionado pela World Press Photo para o programa 6x6 Global Talent na região da América do Norte e Central em 2018. Recebeu o Prêmio Magnum On Religion e o Prêmio Emergency Fund, ambos da Magnum Foundation em Nova York. Selecionado para o Joop Swart MasterClass Latin America do World Press Photo. Seu trabalho foi exibido na América Latina, Europa e Ásia e pertence às coleções da Fundación Televisa, Bronx Documentary Center e INBA/ Toledo.

 

 

 

 

serviço

 

Ainda Há Noite/
Nos Queda la Noche

Exposição de Fotografia Latino-americana

Vinculada ao V Fórum Latino-americano

de Fotografia

Curadoria: Claudi Carreras e Iatã Cannabrava

Abertura: 12 de junho (quarta-feira), às 20h

Visitação: De 13 de junho a 11 de agosto

Terças-feiras a sextas-feiras, das 9h às 20h (permanência até as 20h30)

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h

Pisos: 1 e -1

 

V Fórum Latino-americano
de Fotografia

De 13 a 16 de junho (quinta-feira a domingo)

Locais e horários variados, confira a programação

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro
do Metrô

Fones: 11. 2168-1777

Acesso para pessoas com deficiência

Ar condicionado

Estacionamento: Entrada pela Rua Leôncio
de Carvalho, 108

Se o visitante carimbar o tíquete na recepção
do Itaú Cultural:

3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas:
R$ 10.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

     

 

 

 

Realização:

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa:
Conteúdo Comunicação

Fone:  +55 11 5056-9800

 

No Itaú Cultural:

Fone: 11.2168-1950

Fone: 11.2168-1906

 

 

 

 

2019 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO