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A garantia do acesso de todos os públicos às atividades promovidas pelo Itaú Cultural é ponto de atenção do instituto desde a sua fundação, em 1987. Assim, a instituição também tem implementado ferramentas de acessibilidade às pessoas com deficiência. Atualmente, todas as apresentações de sua programação contam com interpretação em libras, a língua brasileira dos sinais; outras, são acompanhadas de audiodescrição. Essas ferramentas são utilizadas, ainda, nas exposições, que, normalmente, contam com piso e mapa tátil, videoguia e legendas em braile, a Língua Brasileira dos Sinais.

Em Narrativas do Invisível – Mostra Rumos 2015-2016, as quatro mesas de debates, referentes a 12 projetos contemplados nesta edição, serão interpretadas em libras. As outras 12 obras em exposição, nos pisos 1 e -1, vêm acompanhadas de alguma ferramenta no gênero, como audioguia, vídeoguia, audiodescrição e legendas em libras nos audiovisuais. As apresentações dos espetáculos, em outubro, também contam com interpretação em libras e, aos sábados, com audiodescrição.

As edições da revista A Estrela, feitas pela jornalista Natália Martino e o fotógrafo Leo Drumond com recuperandos de unidades prisionais de Minas Gerais, podem ser lidas por cegos sobre mesas com scanner, que transforma os textos em áudio. Os curtas metragens desse projeto também contam com audiodescrição, libras e legendas. O mapa da obra A HISTÓRIA DA _RTE, do artista visual Bruno Moreschi, que revela o que não é levado em consideração pela história oficial da criação artística, tem uma réplica tátil e um caderno com texto em braile.

Os vídeos de Cinema e Sal, projeto audiovisual comunitário realizado com jovens do arquipélago de Cairu (BA), são exibidos com audiodescrição, libras e legendas, assim como o documentário da obra Letras que flutuam, trabalho dos abridores de letras de barcos, artistas que pintam palavras ou nomes em embarcações na Ilha do Marajó no Pará. Esta obra conta, ainda, com peças táteis feitas em madeira da palmeira de Miriti por Valdirzinho, um dos abridores mapeados pelo projeto. Os painéis contam com elementos tridimensionais na pintura.

Duas das fotos em exposição do projeto São Francisco Submerso, do fotógrafo pernambucano Luiz Netto, tem audiodescrição. Elas registram as ruínas de Itacuruba, em Pernambuco, e Rodelas, na Bahia – espaços alagados no final da década de 1980 para dar lugar a usinas hidrelétricas. A mostra tem ainda uma réplica tátil do trípitico Territórios Corporais, em que Yuji Martins Kodato lança mão da macrofotografia para compor uma série de registros de detalhes do corpo de pessoas.

 

ACESSIBILIDADE

SERVIÇO

Narrativas do invisível

Mostra Rumos 2015-2016

EXPOSIÇÃO

Abertura: 30 de agosto,

quarta-feira, às 20h

Visitação: 31 de agosto (quinta-feira)
a 5 de novembro (domingo)

Terças-feiras a sextas-feiras,

das 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados,

das 11h às 20h

Pisos 1 e -1

Indicado para todas as idades, com exceção de Retrato falado, cuja classificação é 12 anos

ESPETÁCULOS

De 6 a 8, 13 a 15, 20 a 22 e 27 a 29
de outubro, sextas-feiras a domingos

Das 20h às 21h30

Interpretação em Libras

Aos sábados também

com audiodescrição

Piso -2

Classificação indicativa: 16 anos

6 a 8 e 13 a 15: A Macabra
Biblioteca do Dr. Lucchetti

20 a 22 e 27 a 29 de outubro:  Peso Bruto

DEBATES

De 5 a 26 de outubro, sempre às quintas-feiras,

Das 20h às 21h30

Interpretação em Libras

Piso -2

Indicado para todas as idades

Dia 5: Quais os caminhos para construir uma memória em arte?

Dia 12: Quem conta os relatos sobre o esquecimento de povos?

Dia 19: Mulheres, ou quais corpos merecem ser lembrados

Dia 26: Percebemos as cartografias do esquecimento?

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones:  +55 11 2168-1776/1777

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Acesso para pessoas com deficiência. Ar condicionado. Estacionamento: Entrada pela
Rua Leôncio de Carvalho, 108. Se o visitante carimbar o tíquete na recepção do Itaú Cultural:
3 horas: R$ 7; 4 horas: R$ 9; 5 a 12 horas: R$ 10. Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

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