InstiTucional

Trama de diálogos tecida pela menina dos olhos de Oyá

Em uma celebração íntima e coletiva, a exposição é inspirada na vida da cantora desde menina e nas seis décadas em que ela vem se dedicando à cultura brasileira, cantando naquilo em que acredita, exímia no compromisso de costurar seu repertório com dramaturgia, emoção, fé e responsabilidade.

Abrem-se aqui a roda e o coração para quem, há muito, encanta versos e caminhos: Maria Bethânia. A bordadeira da canção popular brasileira ganha uma homenagem na 62a edição do programa Ocupação Itaú Cultural, que, tecendo um tempo expandido, apresenta eixos constitutivos da trajetória da artista, do delicado essencial da palavra poética ao silêncio fundador da natureza. Constrói-se uma celebração íntima e coletiva, feita de alegria e coragem. Um festejo que é lindo, é vasto, vai durar – como ela.

Filha de Dona Canô e Seu Zezinho, da terra de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e do ano de 1946, Maria Bethânia Vianna Telles Velloso, há seis décadas, dedica-se à cultura, cantando aquilo em que acredita, exímia no compromisso de costurar seu repertório com dramaturgia e emoção. Dona do próprio dom, pessoa de fé tamanha, criadora responsável e exigente, a menina dos olhos de Oyá sente o mundo com intensidade e cuidado. E convida o público a sentir também.

Público, aliás, que se renova, amplia e, nesta exposição, entra em uma trama de diálogos cujo centro corresponde à intérprete amada. Com curadoria de Bia Lessa e da equipe do Itaú Cultural (IC), o projeto conta com dois andares. O primeiro traz uma seleção de fotos, acompanhadas de excertos de literatura em língua portuguesa e trechos do cancioneiro nacional, vida e ofício sempre em fusão. Já no segundo piso, exibe-se uma narrativa audiovisual de conversas simbólicas entre Bethânia e outros nomes.

Além do espaço expositivo, a Ocupação Maria Bethânia está no site itaucultural.org.br/ocupação, no qual se encontra um conteúdo exclusivo, e nas redes sociais da organização. Em todos esses lugares, físico ou on-line, tem-se o choque, a válvula, o espasmo produzidos pela voz que tanto nos diz. Comemoremos as faíscas que ela, Maria Bethânia da nossa gente, gera no palco e fora dele.

Itaú Cultural

De 13 de março, às 20h, a 9 de junho de 2024
Pisos térreo e 1º
Concepção e curadoria: Bia Lessa e Itaú Cultural

Shows
Bloco Explode Coração  
14 de março (quinta-feira, às 20h)
Moreno Veloso
15 e 16 de março (sexta-feira e sábado, às 20h)   

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô / Piso térreo

Visitação da mostra:
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h;
domingos e feriados, das 11h às 19h.
Acesso para pessoas com deficiência física
Entrada gratuita

Apresentações musicais:
Sala Itaú Cultural
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: livre
Entrada gratuita
Reserva de ingressos em
https://itaucultural-eventos.byinti.com/#/ticket/  

Mais informações:
Telefone: (11) 2168-1777
Whatsapp: (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
site: www.itaucultural.org.br

Estacionamento:
Entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO