Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Rino Levi em Libras: vídeos apresentam o arquiteto ao público surdo

O educador Edinho Santos utiliza a Língua Brasileira de Sinais para apresentar o arquiteto homenageado na 49ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural

Publicado em 17/03/2020

Atualizado às 10:25 de 04/05/2022

Edinho Santos, educador do Itaú Cultural, já é bem conhecido pelo público que frequenta nosso site e nossa sede, na Avenida Paulista. Além de realizar mensalmente o encontro Olhares Poéticos em Libras, ele leva informações sobre nossas ocupações e exposições para o público surdo.

Nos vídeos abaixo, o educador utiliza a Língua Brasileira de Sinais para apresentar Rino Levi, arquiteto homenageado na 49ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural. Confira!

Veja também:
>>Conteúdo exclusivo sobre Rino Levi no site Ocupação

O arquiteto Rino Levi

Rino exerceu grande influência na arquitetura moderna brasileira. Seus projetos evidenciam algumas de suas preocupações: a construção do espaço urbano, a integração com a paisagem e a setorização da planta pela função do ambiente.

Arquiteto moderno

Edinho aborda o envolvimento de Rino Levi no processo de profissionalização da função de arquiteto no Brasil, comentando o escritório fundado por ele e as características que marcaram seu trabalho.

Verticalização, hospitais e urbanismo

O século XX foi um período de modernização no Brasil, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O arquiteto atuou no processo de verticalização urbana da capital paulista, projetando construções dos mais variados tipos – de residências a cinemas e hospitais.

Cinemas e modernização urbana

O educador conta como o cinema se torna um dos símbolos da modernização urbana, configurando-se como espaço cuja elaboração exige rigor técnico. Tal apuro – especialmente no que diz respeito a questões de acústica – era uma das características da atuação de Rino Levi. No vídeo também é abordada a proposta do arquiteto para a construção da cidade de Brasília.

Confira o verbete sobre Rino Levi na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Compartilhe