Em sinergia com a Ocupação Maria Bethânia, o Itaú Cultural (IC) recebe, nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho, o show Pega, mata e come: 60 anos de Opinião, que apresenta uma releitura da montagem original de 1964 e um repertório com canções como Carcará, de João do Vale, e o samba Opinião, de Zé Keti, além de trazer ao palco linguagens artísticas contemporâneas e questões sociais, estéticas e políticas atuais.
Dirigido por Jé Oliveira e com Alessandra Leão, Ellen Oléria, Paulo Tó, Xenia Barros e Xis no elenco, o espetáculo conta com uma linguagem híbrida entre a música e o teatro, intercalando as canções com a dramaturgia. É, ao mesmo tempo, uma homenagem e uma recriação livremente inspirada no Show Opinião, composto por João do Vale, Zé Keti e Nara Leão – substituída posteriormente por Maria Bethânia.
Veja também:
>> Maria Bethânia é a homenageada da “62ª Ocupação Itaú Cultural”
>> Documentário “Doces Bárbaros” chega à IC Play
>> Confira também o site do programa Ocupação dedicado à artista
Vale lembrar que o Show Opinião, considerado como um dos mais importantes da história da música popular brasileira, foi a primeira resposta estética contra o golpe civil-militar de 1964 e apresentou uma nova forma de pensar a relação entre música, teatro e política, influenciando gerações de artistas. As apresentações, compostas por textos e canções, faziam uma conexão com os problemas políticos e sociais que atravessavam o país naquele momento – e que seguem nos tempos atuais. O registro do show se tornou um álbum homônimo, lançado em 1965.

Pega, mata e come: 60 anos de Opinião [com interpretação em Libras]
de 6 a 9 de junho de 2024
quinta a sábado | 20h
domingo |19h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural – 224 lugares
[classificação indicativa: livre, segundo autodefinição]
Reserva de ingressos
Os ingressos serão liberados sempre uma semana antes de cada apresentação. Reserve o seu aqui [a partir de 29 de maio de 2024, às 12 horas].
Confira as informações sobre a reserva de ingressos para eventos presenciais.