Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Curta “Engole o choro” é o vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play

O anúncio foi feito durante o encerramento do festival "Visões Periféricas", no Rio de Janeiro

Publicado em 24/03/2024

Atualizado às 14:30 de 26/03/2024

O Prêmio Itaú Cultural Play foi entregue, pela primeira vez, neste domingo, 24 de março, durante o encerramento do festival Visões Periféricas, no Rio de Janeiro (RJ). O curta-metragem Engole o choro, com direção de Fabio Rodrigo, foi o grande vencedor da noite.

A partir de inscritos para a edição de 2024 do Visões Periféricasa curadoria do festival selecionou 14 filmes para a sua mostra competitiva de curtas Fronteiras imaginárias, que contempla participantes de todo o Brasil. Destes, a equipe do Prêmio Itaú Cultural Play selecionou o filme vencedor da premiação, considerando critérios de relevância artística e singularidade.

Veja também:
>> Filmes do 17º Festival visões periféricas chegam à IC Play

Para a curadoria da IC Play, a obra é um retrato particular das relações humanas e familiares, passando por questões da masculinidade e do afeto, sem cair em soluções fáceis. Destacam ainda um especial cuidado na caracterização dos personagens e da ambientação, somados às atuações.

Criado para reconhecer quem faz arte e cultura brasileiras por meio do audiovisual, a premiação promove narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país. Com o objetivo de aproximar o público de uma produção que se conecta ao olhar curatorial da plataforma – baseado em valores como diversidade regional, de gênero e de raça, singularidade, relevância temática e qualidade artística –, a premiação conta com parceiros que compartilham dessa visão inclusiva, contribuindo para o fortalecimento do cenário audiovisual.

 Sobre o filme vencedor

Com Cellia Nascimento, Oda Silva e Renato Novaes no elenco e direção e roteiro de Fabio Rodrigo, Engole o choro (2023) foi realizado de forma integral no município de Itaquaquecetuba, no interior de São Paulo (SP). O filme já passou por importantes festivais e mostras de cinema do Brasil, como o Festival do Rio, onde fez sua estreia, a Mostra de cinema de Gostoso, a Mostra de cinema de Tiradentes e o Festival visões periféricas. O projeto, que é fruto de uma pesquisa sobre masculinidade preta e periférica do autor, também foi selecionado para o BrLab em 2023 e para a Incubadora Paradiso neste ano.

Vale destacar que Fabio faz parte do time de diretores da série Histórias (im)possíveis (2023) e da segunda temporada da série Os outros (2023), ambas da TV Globo, e integrou a sala de roteiro de Santo maldito (2023), do Star+. Dirigiu também, ao lado de Caroline Neves, o filme Lúcida (2016), premiado como Melhor Curta-Metragem no Festival de cinema de Gramado pelo júri da crítica. Em 2018, Fabio recebeu o prêmio de Melhor Diretor no mesmo festival por Kairo (2018).

 Engole o choro (disponível em breve na IC Play)
Direção: Fabio Rodrigo I 11 min I 2023

Na periferia de São Paulo, Anderson, de 17 anos, furta uma moto. Ele quer se tornar um homem dando um basta em anos de exclusão e rejeição, mas baterá de frente com o que nunca foi ensinado a lidar: seus sentimentos.

Cadastre-se na Itaú Cultural Play, a plataforma gratuita do cinema brasileiro!

Compartilhe