Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“João de Una tem um boi” vence o Prêmio Itaú Cultural Play no Maranhão

Curta dirigido por Pablo Monteiro e Coletivo LAB+SLZ integrou a programação do “47º Festival guarnicê de cinema”

Publicado em 15/06/2024

Atualizado às 15:24 de 11/06/2024

Foi anunciado na noite desta sexta-feira, 14 de junho de 2024, o vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play no 47º Festival guarnicê de cinema. Durante a cerimônia de encerramento do festival, realizada no Teatro Arthur Azevedo, em São Luís (MA), João de Una tem um boi, dirigido por Pablo Monteiro e Coletivo LAB+SLZ, levou a premiação.

Veja também:
>>Curta Engole o choro vence o primeiro Prêmio Itaú Cultural Play 

Concorreram os filmes da Mostra maranhense competitiva guarnicê de filme curta-metragem. O vencedor, selecionado pela equipe do Itaú Cultural – que considerou critérios como relevância artística e singularidade –, receberá 15 mil reais pelo licenciamento do filme na plataforma pelo período de 24 meses, após uma janela de até 12 meses para exibição em outros festivais. Nos primeiros seis meses de licenciamento, o filme só poderá ser visto na IC Play.

Homem negro e jovem aparece de pé, abraçado a uma mulher negra e idosa. Ele olha para o horizonte, com o rosto voltado para a foto, e segura um chapéu de vaqueiro. Ele usa camiseta branca e a mulher idosa usa um vestido estampado florido de azul.
Cena do filme “João de Una tem um boi” (imagem: divulgação)

 

O primeiro Prêmio Itaú Cultural Play foi entregue no dia 24 de março de 2024, durante o encerramento do festival Visões periféricas, no Rio de Janeiro (RJ). O curta-metragem Engole o choro, com direção de Fabio Rodrigo, foi o grande vencedor da noite.

O Prêmio Itaú Cultural Play foi criado para reconhecer quem faz arte e cultura brasileira por meio do audiovisual, promovendo narrativas autênticas, plurais e representativas sobre a identidade do país. Com o objetivo de aproximar o público de uma produção que se conecta com o olhar curatorial da plataforma – baseado em valores como diversidade regional, de gênero e de raça, singularidade, relevância temática e qualidade artística –, a premiação conta com parceiros que compartilham dessa visão inclusiva, contribuindo para o fortalecimento do cenário audiovisual.

 

João de Una tem um boi (2024)
Pablo Monteiro Coletivo LAB+SLZ
 | 24 min | 12 anos, segundo autodefinição

Onde existir um bumba-boi, tem devoção. Na Tenda Nossa Senhora Aparecida não é diferente: lá tem um boi que se chama Estrela, brinquedo do encantado João de Una. Localizado na zona rural de São Luís (MA), o terreiro é chefiado por Joseph Joan, o Pai Joan. Entre as festas que marcam o calendário, a Morte do Boi de João de Una ganha papel de destaque. Caixas, tambores, radiolas, matracas e pandeiros se encontram em um só território.

 

Compartilhe