Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda
Acompanhe o lançamento da plataforma "Ancestralidades"

Acompanhe o lançamento da plataforma "Ancestralidades"

O Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal lançam a plataforma Ancestralidades, disponível a partir de 8 de novembro

Publicado em 29/10/2021

Atualizado às 17:17 de 17/08/2022

Libras

A palavra ancestralidade teve por muito tempo seu papel fundamental, geralmente ligado a organização das religiões de matriz africana. Hoje, o termo tornou-se, para além disso, um signo de resistência afrodescendente, responsável por enegrecer a história do Brasil e relacionar as lutas do passado com as do presente. Pensando nisso e na importância de se colocar em pauta a história e as memórias da população negra no Brasil, o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal lançam a plataforma Ancestralidades, disponível a partir de 8 de novembro.

>> Acesse ancestralidades.org.br

O encontro de lançamento acontece no dia 8 de novembro, às 17h, e marca o início da programação Encontros Bongola: Perspectivas das Ancestralidades negras. Neste ciclo de conversas e partilha de saberes, Sueli Carneiro, Ana Maria Gonçalves e Tiganá Santana, que são conselheiros do projeto, reúnem pensadores e referências negras, para discutir sobre o desdobramento do termo nas artes, ciências, políticas e direitos humanos. O termo Bongola, por sua vez, vem da palavra em kimbundu que significa reunir, convocar. Ao todo serão sete encontros que contará com a participação de importantes nomes como Cidinha da Silva, Nei Lopes, Edson Cardoso, Leda Maria Martins, entre outros. 

Além dos Encontros Bongola, a programação de lançamento da plataforma Ancestralidades conta também com duas lives intituladas “Memórias Insubmissas: protagonismo negro no audiovisual”, com discussões dos filmes “Abolição” (1988) do diretor Zózimo Bulbul e “Voltei!” (2021) de Glenda Nicácio e Ary Rosa, ambos disponíveis na plataforma Itaú Cultural Play.

Veja também:
>> Zózimo Bulbul ganha mostra com nove filmes na Itaú Cultural Play

Por fim, contará ainda com quatro shows do Palco virtual Amanda Maria e Leandro Cabral, Fabriccio, Joabe Reis e Izzy Gordon se apresentam, respectivamente, de 18 a 21 de novembro..

As datas e horários de cada atividade estão disponíveis na aba “programação”.

A plataforma

Por meio de uma navegação amigável e de mandalas interativas, a plataforma Ancestralidades estreia com verbetes sobre as raízes afro-brasileiras, acervo que será acrescido ao longo do tempo.

Dividido em três sessões, Biografias e trajetórias, Marcos históricos e Termos e Conceitos, o site apresenta biografias e trajetórias de personalidades negras e suas histórias, listagem dos marcos históricos desde o início do século XVI até o presente e, por fim, conceitos sobre o tema, como raça, gênero, quilombo, afrofuturismo, entre outros. 

Pensada em um conceito visual de circularidade, a plataforma propõe o olhar do presente que resgata o passado e que lança demandas e desafios para os dias que ainda virão. Parte da produção dos verbetes da plataforma, é assinado por uma equipe de pesquisadores multidisciplinar. A produção do conteúdo conta, ainda, com verbetes de arte e cultura da Enciclopédia Itaú Cultural.

Lançamento da plataforma Ancestralidades
segunda 8 de novembro de 2021
17h

[duração aproximada: 60 minutos]
on-line – no site e canal do IC no YouTube

Encontros Bongola: Perspectivas das Ancestralidades negras
de 9 a 25 de novembro de 2021
on-line
– no site e canal do IC no YouTube

veja a programação completa

[livre para todos os públicos]

Compartilhe