Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Podcasts convidam grandes músicos brasileiros a falar de suas trajetórias

Ouça a sexta leva de episódios contemplados no edital Arte como Respiro – Música

Publicado em 22/11/2020

Atualizado às 13:10 de 25/07/2022

Desde setembro, o Itaú Cultural vem publicando em levas os podcasts contemplados em seu edital de emergência Arte como Respiro – edição Música. Neste sexto grupo, cinco podcasts discutem temas como a cultura gaúcha, a música clássica nacional e a trajetória da mulher negra na música brasileira. Os episódios convidam grandes nomes para contar um pouco de suas trajetórias e reflexões sobre a profissão.

Ouça os episódios na plataforma indicada e escolha seu favorito!

Tropeada Cultural: ritmos gaúchos e suas origens

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Tropeada Cultural é um programa que fez parte da extinta Ipanema FM de Porto Alegre (RS) e hoje volta no formato podcast ao edital do Itaú Cultural. Ele é apresentado pelo músico e produtor artístico Hílton Vaccari, que produz conteúdo informativo sobre a cultura gaúcha, de forma descontraída e didática. Neste primeiro episódio, o apresentador fala de ritmos gaúchos e suas origens e oferece aos ouvintes um repertório de muita qualidade no qual exemplifica cada tema, seus ritmos, histórias e particularidades. As músicas apresentadas são de autoria do apresentador com parceria de Júlio Rizzo, Ricardo Arenhaldt e Renato Borghetti.

Fala Músico: entrevista com Roberto Menescal

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

O podcast Fala Músico convida grandes músicos brasileiros a contar suas histórias e como fazem para viver de música. O programa é apresentado por Thiago Gomes e neste episódio traz Roberto Menescal, um dos pais da bossa nova, para falar de sua trajetória e da profissionalização do músico dos anos 1960 até os atuais. Gomes é violonista, baixista, empreendedor e professor de música. Por meio do projeto Fala Músico, ele compartilha suas experiências, ajudando músicos a alcançar seus objetivos e a ter uma vida financeira próspera.

Cordas Musicais: apresentado por Carlos Alberto Sion com o músico e arranjador Henrique Cazes

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

Cordas Musicais traz grandes músicos e intérpretes para comentar suas experiências, discos e influências musicais. É apresentado por Carlos Alberto Sion, que neste episódio convida o músico, compositor e arranjador Henrique Cazes para falar de sua formação musical.

Clássica: conversa com Biancamaria Binazzi sobre Mário de Andrade

Se preferir, clique aqui para ser redirecionado à página.

O projeto busca descomplicar a música clássica por meio de uma linguagem acessível recebendo convidados e sempre com uma playlist sobre o tema. Neste episódio, a pesquisadora Biancamaria Binazzi fala de música clássica brasileira sobre a perspectiva de Mário de Andrade, cujas facetas como pesquisador, compositor, político e influenciador são discutidas de maneira descomplicada. O roteiro, a apresentação e a edição são de Bela Pulfer, radialista que foi assessora artística da Osesp e passou quase dez anos na Rádio e TV Cultura.

Música Negra do Brasil e do Mundo: entrevista com Josyara

Ouça aqui.

Música Negra do Brasil e do Mundo traz uma seleção de música brasileira produzida por artistas afro-brasileiros e do mundo. Todo o programa é produzido por Aricia Mess, cantora e compositora que se prepara para o lançamento do terceiro disco. Este episódio é uma entrevista realizada em Londres com a cantora e compositora Josyara e tem como objetivo apontar a trajetória da mulher negra, brasileira, artista, instrumentista e independente que existe e resiste.

Veja a primeirasegundaterceiraquarta quinta leva.

Compartilhe