Clara Meliande e Tania Grillo

Rio de Janeiro (RJ)



Editora Temporária, 2013

Publicações que tratam da cidade e têm o design como vetor eram o assunto do projeto Editora Temporária, uma ocupação de dois meses no Centro Carioca de Design. A partir de uma chamada aberta, o comitê editorial selecionou três projetos para ser desenvolvidos ao longo desse período. Trabalhando em conjunto, autores e editores formalizaram as publicações. Fotos de anônimos achadas nos lugares mais diversos do Rio de Janeiro são o mote do livro A-125. Já o Caderno de Observações ou Coreografias do Cotidiano pesquisa a movimentação corporal e as interações espaciais dos pedestres no centro da cidade. E Cidade-Andaime: Estruturas Transitórias na Cidade Contemporânea lança considerações, por meio da identificação da onipresença de estruturas temporárias na paisagem urbana, sobre as suas possibilidades como projeto de cidade. Por fim, um quarto volume documenta esse processo.

próximo

anterior

|

fotos: Maíra Acayaba

A-125

Caderno de Observações ou Coreografias do Cotidiano

Cidade-Andaime: Estruturas Transitórias na Cidade Contemporânea

sobre as autoras

Tania formou-se em design gráfico e tem mestrado em visual language of performance. Com interesse em narrativas visuais e no texto como linguagem e matéria gráfica, cria projetos que exploram esses elementos por diferentes meios, convidando o outro à participação. Atua na área de cultura e realiza projetos relacionados à prática e ao ensino do design.

 

Clara é formada em comunicação visual e tem mestrado em design, teoria e crítica. Pesquisa estratégias de projeto criadas para exposições e as suas relações com as características específicas do conteúdo e do espaço. Participa de projetos coletivos multidisciplinares voltados para edição, educação, curadoria e crítica de design.