Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Cinco livros sobre cultura e gestão cultural

Com indicação do Observatório Itaú Cultural, listamos cinco obras para quem quer estudar esse tema

Publicado em 20/08/2018

Atualizado às 18:04 de 16/08/2022

Pensando em fornecer referências teóricas a estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados em cultura e gerenciamento de processos no campo cultural, preparamos uma lista com cinco obras que tratam desse assunto sob diferentes abordagens. Os títulos foram indicados pelo Observatório Itaú Cultural, área criada em 2006 e que busca estudar e debater temas relacionados à gestão, à economia e às políticas culturais.

Todos os livros, listados com seus respectivos números de identificação em nosso acervo, estão disponíveis na Biblioteca Itaú Cultural – o espaço atende gratuitamente, mediante agendamento prévio, pesquisadores, artistas e estudantes universitários de graduação e pós-graduação (veja mais informações ao final do texto).

Confira!

A Conveniência da Cultura – Usos da Cultura na Era Global
de George Yúdice
Editora UFMG
Edição no acervo: 1a, de 2004 | no de chamada: 306 Y94c
“O livro de George Yúdice demonstra mais claramente do que qualquer outro que eu conheço a profundidade com que a cultura é hoje, na era da globalização, inextricavelmente entremeada em circuitos econômicos e regimes políticos. Sua estimulante análise da função da cultura em diversos contextos das Américas fornece-nos um novo e rico modelo para os estudos culturais” – Michael Hardt.

Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade
de Néstor García Canclini
Edusp – Editora da Universidade de São Paulo
Edição no acervo: de 1997 | no de chamada: 306.098 G216c
A partir do questionamento “Como entender o encontro do artesanato indígena com catálogos de arte de vanguarda sobre a mesa da televisão?”, o autor analisa a cultura nos países da América Latina levando em conta a complexidade de relações que a configuram. São apresentadas suas reflexões sobre o fenômeno da hibridação cultural nos países latino-americanos, procurando compreender o intenso diálogo entre a cultura erudita, a popular e a de massas, e sua inserção no cenário mundial.

Dicionário Crítico de Política Cultural – Cultura e Imaginário – 2a edição revisada
de Teixeira Coelho
Iluminuras
Edição no acervo: 2a, de 2012 | no de chamada: R306.4 C672d
O livro apresenta mais de 200 verbetes essenciais à compreensão da cultura e da política cultural contemporâneas. Saindo dos caminhos habituais da sociologia e da política e buscando contribuir para uma ideia de política cultural adequada à época, esta edição do Dicionário Crítico de Política Cultural abre um espaço mais amplo para o tratamento da arte e suas relações nem sempre evidentes com a cultura.

Dimensões da Cultura: Políticas Culturais e Seus Desafios
de Isaura Botelho
Edições Sesc
Edição no acervo: 1a, de 2016 | nº de chamada: 353.70981 B748d
Entendendo a cultura como objeto de gestão pública, o livro aborda sua dimensão econômica – tomando-a como geradora de riquezas para o país – e propõe uma abordagem da política cultural pautada pela sociologia da cultura e apoiada em informações socioeconômicas sobre as práticas culturais dos indivíduos. Com foco na produção e na recepção da cultura, a obra cobre diversos aspectos da gestão cultural, como os arranjos institucionais, a formação de gestores e de públicos, os instrumentos de financiamento e a articulação de políticas culturais transnacionais.

O Avesso da Cena: Notas sobre Produção e Gestão Cultural
de Romulo Avelar
Edição do Autor
Edição no acervo: 2008 | nº de chamada: 306.4 A948a
Este livro coloca em foco o emaranhado técnico, administrativo, financeiro e político que dá suporte à cena cultural brasileira. Um mundo distante das luzes dos refletores, mas cuja compreensão se revela cada vez mais determinante para a profissionalização num setor que se expande em velocidade acelerada.

Biblioteca Itaú Cultural

Para agendar uma visita, é necessário enviar nome, telefone para contato e assunto de pesquisa. O agendamento deverá ser feito pelo e-mail biblioteca@itaucultural.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 11 2168 1883, de terça a sexta, das 10h às 18h.

Compartilhe