Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família - 18 e 19 de novembro

Oficina e espetáculo trabalham a questão do medo de forma lúdica

Publicado em 01/11/2017

Atualizado às 12:08 de 03/08/2018

Libras
Audiodescrição

Todo mundo sente medo de alguma coisa, não é verdade? É por isso que no Fim de Semana em Família dos dias 18 e 19 de novembro a programação aborda, de forma lúdica e divertida, exatamente isto: os nossos medos e como lidar com eles! São duas atividades: a oficina Tenho Medo de Quê? e o espetáculo teatral A Princesinha Medrosa, baseado no livro de Odilon Moraes.

Veja também:
>> Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

As atrizes Ana Luiza Leão e Manuela Afonso conduzem a oficina Tenho Medo de Quê? às 14h. A atividade parte de algumas questões acerca de como o medo se manifesta em nosso corpo e em nosso pensamento: como é sentir medo? Como é se libertar do medo? Na oficina vivencial, é incentivada a interação entre as famílias e os amigos dos participantes, valorizando a presença, o tempo e o encontro – conjunto que compreende em si cuidado, escuta, gentileza, simplicidade e amor, elementos eficientes no enfrentamento do medo.

Às 16h, o palco da Sala Itaú Cultural recebe o espetáculo A Princesinha Medrosa, com dramaturgia desenvolvida por Carolina Moreyra sobre a obra homônima do escritor e ilustrador de livros infantis Odilon Moraes. A história apresenta a pequena Princesinha, que utiliza todo o seu poder no reino para lidar com seus maiores inimigos: o medo do escuro, da solidão e da pobreza. Para se defender, ela vive dando ordens: o Sol está proibido de apagar, os súditos são obrigados a dormir dentro do palácio e os guardas devem proteger o castelo o tempo todo. A pequena princesa, no entanto, não percebe que seu medo é, na verdade, medo do próprio medo.


As oficineiras Ana Luiza Leão e Manuela Afonso também atuam no espetáculo (foto: Felipe S Cohen)

No espetáculo, a acessibilidade é uma proposta de experiência estética, uma vez que está incorporada à cena e pode ser desfrutada por todos os públicos – pessoas com ou sem deficiência. A Dona Contrarregra, além de ser uma das personagens, é quem se encarrega da interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no espetáculo. Além disso, antes do início da montagem, a equipe teatral convida crianças com deficiência visual ou não para participar do Prólogo Tátil: uma visita pelo cenário, onde será possível conhecer e tocar os elementos de cena e conversar com os atores e as atrizes.

No Fim de Semana em Família acontecem também as atividades Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca, ambas no piso térreo do instituto. No Cantinho, são disponibilizadas 30 obras infantis e infantojuvenis para leitura no local. E para participar da Feirinha é só trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro, entre os disponíveis na nossa estante.

Oficina Tenho Medo de Quê? [com interpretação em Libras]
sábado 18 e domingo 19 de novembro de 2017
às 14h
[duração aproximada: 40 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 25 vagas

Entrada gratuita [inscrições a partir das 13h30]

[livre para todos os públicos]

Espetáculo A Princesinha Medrosa [com interpretação em Libras e audiodescrição]
sábado 18 e domingo 19 de novembro de 2017

prólogo tátil

às 15h30
50 vagas [10 vagas reservadas para público preferencial]

às 16h
[duração aproximada: 65 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita [distribuição de ingressos a partir das 14h]

[livre para todos os públicos]

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 18 e domingo 19 de novembro de 2017
11h30
às 16h30
piso térreo

 

Compartilhe