Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Fim de Semana em Família – 19 e 20 de agosto

A musicalidade afro-brasileira permeia a programação

Publicado em 07/08/2017

Atualizado às 12:18 de 03/08/2018

Libras

A musicalidade afro-brasileira no teatro marca a programação do Fim de Semana em Família dos dias 19 e 20 de agosto, com a oficina Musicalidade em Cena e o espetáculo Quizumba!. Ambas as atividades têm interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Às 14h, a oficina trabalha elementos da musicalidade afro-brasileira, como o canto responsorial, o improviso de versos e os toques de capoeira. O encontro aborda também diferentes ritmos nos quais se baseia a trilha sonora do espetáculo Quizumba!, como ijexá, congo, barra-vento, samba de roda e maculelê, além de debater a contribuição deles no contexto teatral como forma de expressar uma ideia e um sentimento, narrar um acontecimento e ambientar uma situação.

Em seguida, às 16h, é hora de conferir na prática o que foi aprendido na oficina, com o espetáculo Quizumba!. Nele, as histórias dos meninos Pastinha e Francisco se entrelaçam. O primeiro é um garoto baiano que vive no começo do século XX e vê frequentemente sua passagem por determinada rua ser impedida por outro rapaz, que sempre acaba batendo nele. Até que, certo dia, o velho mestre Benedito convida o menino a aprender um jeito de se defender. Durante esse período, ensina-o a equilibrar covardia e valentia e conta a história de Francisco, o Zumbi dos Palmares.

Ainda na programação do Fim de Semana em Família estão o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. Dedicadas à literatura infantojuvenil, as duas atividades acontecem no piso térreo do instituto. No Cantinho, cerca de 30 obras são oferecidas para leitura no local. Já para participar da Feirinha, basta trazer um livro, um gibi ou um DVD em bom estado e trocar por outro entre os disponíveis.

Oficina Musicalidade em Cena [com interpretação em Libras]
sábado 19 e domingo 20 de agosto de 2017
às 14h 
[duração aproximada: 60 minutos]

Sala Multiúso (piso 2)

Entrada gratuita (15 crianças com um acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 13h30

[livre para todos os públicos]

Espetáculo Quizumba! [com interpretação em Libras]
sábado 19 e domingo 20 de agosto de 2017
às 16h 
[duração aproximada: 60 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares 

Entrada gratuita – distribuição de ingressos a partir das 14h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 19 e domingo 20 de agosto de 2017
11h30 às 16h30
piso térreo

Compartilhe