Para esses dias, dois sentidos precisam estar aguçados: visão e audição. A oficina Câmara Escura, realizada pelo educativo do Itaú Cultural, propõe a construção desse objeto com o intituito de visualizar imagens e trabalhar com as relações óticas e geométricas, brincando com possibilidades de enquadramento do espaço e imagens invertidas.

Já a contação de histórias Totó, o Tocador de Tambor apresenta a trajetória de um menino como qualquer outro. Um dia, porém, ele ouve o toque de um tambor numa Festa do Boi. O seu coração começa a bater no mesmo compasso do instrumento. Pé com pé. Passo com passo. Ele resolve, então, sair em busca do seu próprio tambor. De encontro em encontro, de troca em troca, no caminho em direção ao mercado, o menino Antônio vira Totó, o tocador de tambor.

A contação de histórias Totó, o Tocador de Tambor | foto: Tally Campos


Além do estímulo em relação ao olhar e ao ouvir, crianças e adultos notam o tanto de transformações há ao redor: uma imagem que se move, um garoto que se transmuta. 

Como de costume, o Fim de Semana em Família traz ainda o Cantinho da Leitura, que neste mês de agosto homenageia o escritor de literatura infantojuvenil Ricardo Azevedo, autor de obras como Dezenove Poemas Desengonçados (1998) e A Outra Enciclopédia Canina (1997). No espaço os visitantes têm acesso à Feirinha de Troca, na qual a criançada pode trocar um livro, um gibi ou um DVD em bom estado por outro (do mesmo suporte) da nossa estante, e a uma seleção de publicações infantojuvenis. 

Ainda nos dias 25 de agosto, às 14h50, e 26 de agosto, às 12h, há outra contação de histórias, dessa vez no Cantinho da Leitura. Trata-se da atividade Aventuras em Cordel, causos com uma pitada de assombração, os quais são levados ao público pela contadora Ana Menezes. 

Oficina Câmara Escura [com interpretação em Libras]
sábado 25 e domingo 26 de agosto de 2018
às 14h 
[duração aproximada: 90 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 20 crianças com um acompanhante cada uma
[melhor aproveitado por crianças a partir dos oito anos]

Entrada gratuita –  inscrições a partir das 13h30 

Contação Totó, o Tocador de Tambor [com interpretação em Libras]

sábado 25 e domingo 26 de agosto de 2018
às 14h50  
[duração aproximada: 45 minutos]
Sala Multiúso (piso 2) – 70 lugares

Entrada gratuita –  distribuição de ingressos a partir das 14h

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
sábado 25 de agosto de 2018
das 14h às 16h30
domingo 26 de agosto de 2018
das 11h às 16h30
piso térreo

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Veja também