Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Entreolhares – Encontro com Corpo Intruso e #CORPOemcena

Serão três dias de criação artística. A ideia é que, ao longo de cada encontro, os convidados vivenciem a experiência do artista contemporâneo que reflete sobre o seu tempo, olhando ao redor e a si mesmo

Publicado em 25/05/2018

Atualizado às 11:52 de 03/08/2018

Libras
Audiodescrição

De 25 de maio a dia 7 de junho estão abertas as inscrições para o programa de formação em artes visuais Entreolhares, que, nesta edição, traz a performer e videoartista Estela Lapponi e a artista multimídia e fotógrafa Leticia Kamada para três dias de criação junto ao público – tratado aqui como convidado – a partir da união de suas pesquisas individuais.

Ao longo dos encontros serão trabalhados dois conceitos: o Corpo Intruso, criado por Estela e foco de sua investigação cênica, visual e conceitual desde 2009 – a pesquisa da artista engloba o discurso cênico do corpo com deficiência, o relacionamento com o público e o trânsito entre as linguagens cênicas e visuais; e o #CORPOemcena, criado por Leticia a partir de seu trabalho com fotografias de espetáculos, em 1998, que depois se expandiu para qualquer corpo dentro do quadro fotográfico, expandindo-se também a noção de estar em cena, conforme explica a artista. “Pensei que as propostas podiam conversar”, comenta Estela, responsável por convidar Leticia para o encontro.

A ideia é que, ao longo de cada dia, os convidados vivenciem a experiência do artista contemporâneo que reflete sobre o seu tempo, olhando ao redor e a si mesmo, e realizem criações artísticas a partir do questionamento: O que é corpo intruso para você? Com quatro horas de aula por dia, a carga horária total é de 12 horas.

A atividade é dedicada a todos que possam se interessar: estudantes e profissionais das artes cênicas (dança, teatro) e visuais; de performance, filosofia, ciências políticas e antropologia; professores de arte; pessoas que tenham ou não deficiência física e que sejam ou não LGBT.

São 25 vagas, preenchidas a partir de critérios que englobam a adequação da proposta às expectativas apresentadas pelos participantes, assim como a formação de um grupo diversificado e multidisciplinar, com diferentes formações e experiências. O resultado será divulgado no dia 13 de junho aqui no site do Itaú Cultural. Se o inscrito precisar de intérprete de Libras ou de outro recurso de acessibilidade, basta indicar no formulário.

Confira a descrição das atividades a ser realizadas em cada dia:

1º encontro

No primeiro dia de encontro haverá a construção coletiva do “Mapa de Ideias”. Tendo como suporte uma grande folha colocada no chão, que será utilizada por todo o grupo, e fazendo uso de diferentes técnicas – como colagem, desenho, escrita e escultura –, os convidados irão responder o que, para cada um, significa o termo “Corpo Intruso”.

Após essa primeira etapa, o mapa construído coletivamente será observado e comentado por todos. A ideia é que, a partir disso, seja possível identificar o que é Corpo Intruso para o grupo.

2º encontro

No segundo dia, os convidados serão apresentados ao #CORPOemcena. Em um primeiro momento, Leticia irá falar sobre sua experiência como fotógrafa, a fim de compartilhar seu modo de pensar através da fotografia, dando início ao desenvolvimento do olhar e à leitura de imagens dos convidados. Serão mostradas referências fotográficas que trabalhem o #CORPOemcena com o intuito de construir o olhar para o próximo momento do encontro.

Levando-se em consideração tanto a #CORPOemcena quanto o termo Corpo Intruso, a partir desse despertar para alguns e aprofundar para outros, será dado início a um trabalho de criação pelos espaços do Itaú Cultural baseado nesses ambientes – prática conhecida como site specific.

3º encontro

No terceiro dia, por fim, o público será convidado para participar do exercício “La Presencia”, da artista transdisciplinar espanhola La Ribot. Trata-se de uma atividade que traz a experiência de consciência da própria imagem corporal “printada” no espaço.  Em seguida, haverá a apresentação das ações em Corpo Intruso juntando tudo o que foi compartilhado ao longo dos três dias de encontro.

Entreolhares – Encontro com Corpo Intruso e #CORPOemcena [com possibilidade de interpretação em Libras e audiodescrição, caso solicitado]
terça 19, quarta 20 e quinta 21 de junho de 2018
das 18h às 22h
Sala Multiúso (piso 2)

25 vagas – inscrições gratuitas de 25 de maio a 7 de junho, neste link
[divulgação dos selecionados no dia 13 de junho]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe