Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Entreolhares promove prática de experimentação em vídeo

Atividade é ministrada pela artista argentina Paola Sferco, numa parceria com a Fundação Bienal de São Paulo

Publicado em 17/08/2018

Atualizado às 09:14 de 30/08/2018

Libras

“Como transformamos o cotidiano em algo deslumbrante? Colocando-o de ‘de cabeça para baixo’, tirando as coisas de seus usos e costumes comuns, enquanto observamos a intensidade de suas cores, o estrondo de suas quedas ou os desenhos de suas sombras.”

De 11 a 13 de setembro, acontece no Itaú Cultural a nova edição do programa de formação em artes visuais Entreolhares, que, desta vez, convida o público para transformar aquilo que é cotidiano em algo deslumbrante por meio da prática experimental em vídeo.

Ministrada pela artista argentina Paola Sferco, a oficina Câmera, Ação e Experimentação sobre o Ordinário Magnífico propõe exercícios de filmagem com situações incomuns ou lúdicas para motivar usos diversos da câmera e estimular a desnaturalização do olhar. A atividade, realizada em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo, é direcionada a artistas e estudantes interessados em provar processos criativos em vídeo e que tenham conhecimentos mínimos em edição. É desejável que os participantes tragam suas próprias câmeras.

Integrante do núcleo expositivo proposto pela artista-curadora Claudia Fontes, Paola Sferco compõe uma das 19 mostras que serão apresentadas pela 33ª Bienal de São Paulo, que acontece entre os dias 7 de setembro e 9 de dezembro deste ano.

Paola Sferco, artista argentina que ministrará a oficina

Confira a descrição das atividades a ser realizadas em cada dia:

1º encontro: apresentação da proposta da oficina e exibição de vídeos relativos a ela.

2º encontro: os participantes serão convidados a trazer objetos e serão realizados exercícios com a câmera e performances corporais.

encontro: apresentação dos resultados, em que os participantes produzirão uma montagem simples e improvisada em toda a sala utilizando algum dispositivo para exibição (computadores portáteis, celulares, tablets, projetores etc.).

Inscrições

São 20 vagas. Para participar, inscreva-se até 29 de agosto pelo formulário. A lista dos selecionados será divulgada no dia 4 de setembro aqui no site – a equipe do Itaú Cultural entrará em contato com cada um dos selecionados para confirmar a inscrição, e em caso de desistência a lista de espera será ativada.

As vagas serão preenchidas a partir de critérios que englobam a adequação da proposta às expectativas apresentadas pelos participantes, assim como a formação de um grupo diversificado e multidisciplinar, com diferentes experiências.

Entreolhares – Câmera, Ação e Experimentação sobre o Ordinário Magnífico [com interpretação em Libras]
terça 11 a quinta 13 de setembro de 2018
às 18h30
[duração aproximada: 180 minutos]
Sala Multiúso (piso 2)

20 vagas – inscrições gratuitas de 17 a 29 de agosto, pelo link
[divulgação dos selecionados no dia 4 de setembro]

Gratuito

[livre para todos os públicos]

Compartilhe