A 15ª edição do Mergulho no Escuro, programa de web-rádio apresentado por Zuza Homem de Mello, está disponível no site. No player ao lado, você ouve a gravação transmitida ao vivo no dia 4 de novembro.


Zuza abre e fecha o programa divulgando o relançamento de Outros Sons, álbum de Eliete Negreiros produzido por Arrigo Barnabé e lançado em 1982.

Na sequência, toca “A Praieira”, da Nação Zumbi, com Chico Science à frente. Fala da redefinição de gênero gerada pela banda, relendo os ritmos pernambucanos e pondo novos temas em circulação.

Continua o programa com Tonico e Tinoco (“Chitãozinho e Xororó”, a canção que deu origem ao nome da dupla), Zulumbi, Danilo Caymmi, Pedro Caetano, Ney Matogrosso, Rafael Rabello e Herivelto Martins.

Com 45 minutos de duração e realização quinzenal para o ouvinte internauta, o Mergulho aposta na ideia de ser uma experiência de rádio em que o público traz CDs e LPs e indica qual faixa do disco gostaria que Zuza comentasse. O crítico musical e apresentador “mergulha” no escuro ao escolher os discos de forma aleatória, tirando-os do fundo de uma caixa.

O programa é ao vivo, na primeira terça-feira do mês, e proporciona ao público que vier à Sala Vermelha do Itaú Cultural a oportunidade de acompanhar dois programas. O primeiro é transmitido ao vivo pelo site e, no dia seguinte, fica disponível no Canal. O segundo é gravado e fica disponível sempre nas terceiras terças-feiras do mês.

Ouça todos os programas da temporada de 2014.

Clique aqui e ouça também os programas de 2013.

Assista ao teaser.