Em sua 36ª edição, o programa Ocupação Itaú Cultural homenageia a cantora, instrumentista, pesquisadora e apresentadora Inezita Barroso (1925-2015). Com curadoria do violeiro Paulo Freire e da equipe do instituto, a exposição fica em cartaz entre os dias 27 de setembro e 5 de novembro de 2017.

Antes de comandar por quase 35 anos o Viola, Minha Viola – o mais longevo programa musical da televisão brasileira –, Inezita já era considerada uma das mais importantes intérpretes e divulgadoras do cancioneiro caipira e de outras manifestações da música nacional de raiz. Além de gravar mais de 80 discos, atuou no cinema e esteve à frente de programas de rádio.

Inezita Barroso em foto de 1958 | imagem: acervo pessoal

Com manuscritos e registros sonoros e audiovisuais, nos quais Inezita narra seus próprios passos, a exposição ainda traz uma série de materiais que a homenageada coletou ao longo de toda a vida – como fotos pessoais, bilhetes de fãs e recortes de jornais e revistas. Graduada em biblioteconomia, ela soube preservar muito bem seu acervo.

A mostra sobre Inezita integra um ciclo que o Ocupação dedica a mulheres fundamentais da arte e da cultura brasileiras. Em 2017, o programa já celebrou a trajetória da atriz Laura Cardoso, da escritora Conceição Evaristo e da crítica de arte Aracy Amaral.

A partir do dia de abertura da exposição, o site do Ocupação traz parte do que é apresentado na exposição e outros conteúdos, como entrevistas em vídeo com parentes e colegas de Inezita. Até lá, acesse a página e conheça a história dos outros 35 artistas e grupos homenageados pelo programa.

Ocupação Inezita Barroso

abertura
quarta 27 de setembro de 2017
às 20h

visitação
quinta 28 de setembro a domingo 5 de novembro de 2017
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h

piso térreo

Entrada gratuita

[livre para todos os públicos]

Veja também
Highlight large ronaldo cooper   ceumar e renata   s%c3%a3o paulo   2017 dsc 0233

Ceumar e Renata Mattar

Cantora e compositora mineira apresenta clássicos do cancioneiro de raiz em show ligado à Ocupação Inezita Barroso
onde: Itaú Cultural
Highlight large roberto corr%c3%aaa 1 foto de ricardo labastier

Roberto Corrêa

O violeiro apresenta o espetáculo Lírica Caipira – Homenagem a Inezita Barroso
onde: Itaú Cultural