O que é a loucura?

Pessoas que concederam entrevistas sobre a vida e a obra de Nise da Silveira respondem a uma mesma pergunta: O que é a loucura?

Seção de vídeo

Vilma Arêas

A escritora Vilma Arêas, amiga de Nise da Silveira, vê a loucura como um desarranjo, um desequilíbrio que pode produzir frutos interessantes e expandir o pensamento.

Compartilhe

Seção de vídeo

Priscila Moret

Priscila Moret, museóloga do Museu de Imagens do Inconsciente (MII), entende a loucura como uma forma diferente de ver o mundo e acredita que a fronteira entre a loucura e a lucidez é bem tênue.

Compartilhe

Seção de vídeo

Marco Lucchesi

O escritor Marco Lucchesi relembra o contato que teve com Nise da Silveira e explica que, para ele, a loucura é um estado do ser, ou seja, cada ser tem inumeráveis estados, uma espécie de luta interna que qualquer um pode experimentar.

Compartilhe

Seção de vídeo

Luiz Carlos Mello

Diretor do Museu de Imagens do Inconsciente (MII), Luiz Carlos Mello relembra um depoimento do cliente Octávio Ignácio, que dizia que “a esquizofrenia consiste em uma doença em que o coração sofre mais do que os outros órgãos, então ele fica maior e estoura”.

Compartilhe

Seção de vídeo

Gladys Schincariol

Ao ser questionada sobre o que é a loucura, Gladys Schincariol, coordenadora do Museu de Imagens do Inconsciente (MII), explica que é um estado do ser, ou seja, um estado momentâneo. Ela cita os aprendizados que teve com Nise e explica que a loucura não tem relação alguma com a inteligência.

Compartilhe

Seção de vídeo

Erika Pontes

Erika Pontes, diretora do Instituto Municipal Nise da Silveira, entende que a loucura é o que existe de mais humano; o que move a sociedade é o direito de o sujeito ser diferente, e o mais importante é saber lidar com ela.

Compartilhe

Seção de vídeo

Dulce Pandolfi

Dulce Pandolfi, sobrinha de Nise da Silveira, foi convidada a refletir sobre o que é a loucura. Para ela, trata-se de algo normal, pois somos todos um pouco loucos. Diz ainda que aprendeu com Nise a humanizar a loucura.

Compartilhe

Seção de vídeo

Alexandre Magalhães

O que é a loucura para você? Para Alexandre Magalhães, sobrinho de Nise da Silveira e Mário Magalhães, a loucura é um grande sofrimento.