Ocupação

Em sua 12ª edição, o programa Ocupação expõe o universo do cartunista Angeli, por meio de charges, ilustrações, tiras, quadrinhos, cartazes e revistas. Das cerca de 30 mil obras criadas no decorrer de sua carreira, 800 delas estão presentes na mostra, sendo 80 originais.

O programa tem como característica destacar elementos do processo criativo de artistas considerados ícones em sua área de expressão. Para isso, parte do ambiente de trabalho de Angeli é recriada como cenário da mostra, projetado pela cenógrafa e arquiteta Patrícia Rabbat, sob a curadoria da também arquiteta e designer gráfica Carolina Guaycuru. Percorrer esse ambiente é como observar o artista em seu espaço produtivo.

Com uma produção múltipla e significativa, o cartunista é conhecido por ironizar a vida cotidiana da metrópole, seja ao criar personagens controversos em tirinhas, seja ao emprestar seu humor ácido a charges políticas, ao editar a já extinta revista Chiclete com Banana ou ao se autocriticar numa série de caricaturas na qual é personagem de si mesmo. No entanto, Angeli tem um lado menos polêmico: também dedica seu talento a ilustrações de cartazes de filmes e peças de teatro, e usa seu traço para demonstrar o apreço pelo jazz. Todas as suas facetas estão contempladas, incluindo esboços e ensaios.

A mostra traz ainda fotos do acervo pessoal e obras que reverenciam o trabalho do artista, como os sets restaurados da animação Dossiê Rê Bordosa, curta dirigido por Cesar Cabral, e o vídeo especialmente produzido para o evento, com depoimentos do cartunista, que detalha seu trabalho, e sonorizado pelo produtor musical, sonoplasta e artista gráfico Pedro Angeli.

A Ocupação é mais uma das iniciativas do Itaú Cultural para recuperar e preservar a memória artística brasileira, além de apoiar a digitalização, a organização e a edição de acervos dos homenageados. Criado em 2009, o programa já tem em sua trajetória exposições de Nelson Leirner, Chico Science, Zé Celso, Regina Silveira, Abraham Palatnik, Rogério Sganzerla, Paulo Leminski, Haroldo de Campos, Flávio Império, Cildo Meireles e Ballet Stagium.

Itaú Cultural