Vídeos das Ocupações

Nesta seção você tem acesso a todos os vídeos já produzidos na série Ocupação. É possível navegar pelo menu abaixo, selecionando os artistas por ordem alfabética.

Para cada artista homenageado você encontra entrevistas, vídeos biográficos e mais uma infinidade de conteúdo audiovisual.

 

Destaque: Quem foi Nise da Silveira? – Ocupação Nise da Silveira (2017)

 

A artista visual Martha Pires Ferreira define Nise da Silveira como uma libélula e um espadachim neste vídeo que reúne depoimentos de pessoas que conviveram com a psiquiatra homenageada na 37ª edição da Ocupação Itaú Cultural. Os entrevistados falam sobre sua personalidade forte – embora com ótimo senso de humor –, seu pensamento renovador e mobilizador, sobre como ela sempre valorizava a riqueza interior de cada uma das pessoas e o carinho e a simpatia que tinha em relação aos animais.

Com depoimentos de Gladys Schincariol, coordenadora do Museu de Imagens do Inconsciente (MII); Alexandre Magalhães, sobrinho; Vilma Arêas, escritora e amiga; Marco Lucchesi, escritor e amigo; Luiz Carlos Mello, diretor do MII; Martha Pires Ferreira, artista visual e ex-monitora do ateliê do MII, que hoje atua na Casa das Palmeiras. Gravados no Rio de Janeiro/RJ e em São Paulo/SP, em setembro de 2017.

A 37ª Ocupação Itaú Cultural homenageia a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999), pioneira na renovação das estruturas do tratamento da saúde mental. Com a curadoria de Luiz Carlos Mello e da equipe do instituto, a exposição fica em cartaz entre os dias 25 de novembro de 2017 e 28 de janeiro de 2018, no Itaú Cultural, em São Paulo. Saiba mais sobre a Ocupação Nise da Silveira aqui.

Créditos

Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Couto Costa
Entrevista: Duanne Ribeiro
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação de imagem: André Seiti e Karina Bonini Fogaça
Roteiro e edição: Karina Bonini Fogaça
Estagiário: Lucas Bassoto
Som direto: Tomás Franco (terceirizado)