Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Plataformas digitais e o novo espírito do capitalismo: Estudo sobre a indústria de jogos digitais

Confira o artigo Plataformas digitais e o novo espírito do capitalismo: estudo sobre a indústria de jogos digitais de Luiz Ojima Sakuda, selecionado na carteira Pesquisa Concluída do programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017.

Publicado em 23/05/2018

Atualizado às 12:29 de 16/01/2020

Plataformas digitais e o novo espírito do capitalismo: Estudo sobre a indústria de jogos digitais

Os quatro pesquisadores selecionados na carteira Pesquisa Concluída do programa Observatório Itaú Cultural de Pesquisa em Economia da Cultura 2017 foram convidados para escrever artigos sobre seus trabalhos, que serão publicados na íntegra durante o segundo semestre de 2018.

No artigo apresentado aqui, Luiz Ojima Sakuda traz uma síntese de sua tese de doutorado Plataformas como novo tipo de governança de cadeias globais de valor: estudo na indústria de jogos digitais, no qual analisa o impacto da digitalização e do aumento do componente criativo na dinâmica das indústrias.

Para tanto, foi pesquisada a indústria de jogos digitais em três países (Brasil, Coreia do Sul e Finlândia). A partir de métodos mistos, a análise ilustra como as plataformas funcionam conforme a lógica de projetos, típica do novo espírito do capitalismo, e o que isso pode acarretar.

Acesse o texto em PDF (disponível em português e inglês)

Compartilhe