Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Ser Estar – Sergio Rodrigues

A mostra homenageia a trajetória do arquiteto e designer e apresenta obras icônicas

Publicado em 30/05/2018

Atualizado às 11:03 de 06/08/2018

Vídeos

Ser Estar – Sergio Rodrigues – teaser (2018)

Playlist: Ser Estar – Sergio Rodrigues (2018)

Você está assistindo: 1/2 vídeos

Ser Estar – Sergio Rodrigues – teaser (2018)

Ser Estar – Sergio Rodrigues – teaser em Libras (2018)

A partir de sábado 9 de junho, o Itaú Cultural apresenta a exposição Ser Estar – Sergio Rodrigues, que homenageia o arquiteto e designer carioca que ganhou fama internacional com a icônica poltrona Mole. A mostra se propõe a apresentar muitas outras faces de seu trabalho para além da cadeira, que se tornou principal referência quando se fala do designer.

Com curadoria de Daniela Thomas, Mari Stockler, Felipe Tassara e Fernando Mendes, a exposição evoca, já em seu título, o essencial do trabalho de Sergio – o estar como elemento inseparável do ser. Toda sua trajetória profissional foi marcada por uma preocupação em criar objetos e espaços para pessoas, priorizando o conforto e o aconchego.

Em três pisos do instituto estarão distribuídos móveis, maquetes, desenhos e plantas dos seus mais de 60 anos de carreira, todos conduzidos pela voz do próprio Sergio, através de diferentes trechos de textos, palestras e entrevistas dele fixados nas paredes. Com a descontração que se nota mesmo em um texto escrito, o homenageado encanta ao demonstrar seu cuidado e apreço pela arquitetura e pelo mobiliário genuinamente brasileiros, além de sua paixão por nossas matérias-primas.

A exposição se propõe a apresentar a extensão de sua obra e para isso se organiza por espaços temáticos que contemplam diferentes momentos de sua trajetória e produção. No piso -2, são apresentados sua história e sua família – Sergio foi filho do pintor Roberto Rodrigues e sobrinho do dramaturgo Nelson Rodrigues –, sua formação, o interesse pela arquitetura de interiores e o início da carreira.

Seguindo a visita, o piso -1 apresenta histórias e estudos de algumas de suas famosas obras de mobiliário, além de exibir as próprias – entre elas as poltronas Mole e Chifruda e o banco Mocho.

Por fim, o piso 1 propõe um mergulho no extenso trabalho de Sergio como arquiteto, apresentando o SR2 – seu sistema de casas pré-fabricadas – e as histórias, maquetes e plantas de alguns dos trabalhos que realizou com esse método, como o Iate Clube de Brasília, sua residência e seu escritório.

abertura
sábado 9 de junho de 2018
às 11h

visitação
sábado 9 de junho a domingo 5 de agosto
terça a sexta 9h às 20h [permanência até as 20h30]
sábado, domingo e feriado 11h às 20h
pisos 1, -1 e -2

[livre para todos os públicos]

Compartilhe