Visando complementar a formação do gestor a partir da ampliação de seu próprio repertório, o Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Singularidades, oferece, pela primeira vez, a Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas – o primeiro curso 100% presencial, com foco em diversidade e representatividade.

Inscreva-se aqui!

Composto de nove módulos, o curso abarca cinco linhas de pesquisa: políticas públicas e direitos culturais, mediação cultural, crítica e curadoria, artes comparadas e modelos de liderança contemporânea. A carga horária é de 360 horas e, como forma de sistematizar o conhecimento adquirido sobre um objeto de estudo pertinente à temática proposta, os alunos e alunas deverão realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

As aulas, previstas para começar na primeira semana de agosto deste ano, serão ministradas por educadores/artistas notórios – como o artista visual Jorge Menna Barreto, a nutricionista Neide Rigo, a doutora em educação Naine Terena, que falará sobre a cosmologia indígena, e o cantor e compositor Tiganá Santana –, e ocorrerão em quatro lugares: no Itaú Cultural (São Paulo/SP), no Teatro de Contêiner Mungunzá (São Paulo/SP), no Condomínio Cultural (São Paulo/SP) e na Fundação Casa Grande (Nova Olinda/CE), onde será realizado um estudo de caso.

Gratuito e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso é direcionado a profissionais com experiência comprovada de, pelo menos, três anos em atividades de gestão cultural – profissionais esses que não precisam, necessariamente, estar ligados a uma instituição cultural pública ou privada. 

Inscrições, processo seletivo e resultado

São 30 vagas ofertadas – sendo 7 para cotas afirmativas –, preenchidas por processo seletivo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo site itaucultural.org.br, acessando-se o link que será disponibilizado nesta página a partir da 00h01 do dia 15 deste mês. O prazo para realizá-las termina às 23h59 do dia 29 deste mesmo mês, horário de Brasília – Brasil.

No ato da inscrição, além de preencher todas as informações solicitadas, o candidato deverá anexar o currículo ou carta institu­cional comprovando sua experiência de, no mínimo, três anos como gestor cultural e fazer upload de um vídeo de no máximo um minuto falando de sua experiência e rotina como gestor.

Todas as inscrições válidas serão analisadas pela coordenação do curso, que avaliará o formulário de inscrição, o currículos ou carta institucional e o vídeo. A lista de aprovados será divulgada neste site no dia 12 de julho.

Leia também o edital completo e a ementa sobre o curso. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail atendimento@itaucultural.org.br.

Especialização em Gestão Cultural Contemporânea: da Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas
[inscrições: de 15 a 29 de maio de 2018]
Gratuito – 30 vagas

Veja também
Highlight large jailson pongiluppi   acrevo ecoativa

Direitos, cultura e natureza | Entrevista com Jaison Pongiluppi

A ideia de pensar em viver em uma ilha na cidade de São Paulo (sim, temos ilha!) pode parecer um tanto improvável, mas nos faz refletir sobre questões mais amplas, que não estão só no âmbito da preservação e conservação da natureza como um direito dos humanos de usufruir dos bens naturais existentes em nosso planeta.