O Itaú Cultural tem produzido conteúdos que tratam de um tema hoje ainda mais agudo: o racismo. Reunimos nesta postagem entrevistas e reportagens em texto e vídeo, entre outros materiais, que podem nos ajudar a pensar essa questão. Em cada tópico, você se aprofunda na visão de vários artistas, pesquisadores e ativistas sobre a problemática.

Diálogos Ausentes

Em 2016 e 2017, o IC produziu o projeto Diálogos Ausentes, que trouxe debates sobre a presença do negro no cinema, nas artes visuais, no teatro e em outras áreas. Confira no YouTube a playlist completa e veja abaixo alguns destaques:


Ocupação

O programa Ocupação disponibiliza visões aprofundadas sobre artistas fundamentais da cultura brasileira. No site você acessa textos, fotos e vídeos sobre a trajetória de nomes como Abdias Nascimento (foto de capa), Conceição Evaristo, Cartola, Dona Ivone Lara e Ilê Aiyê.

Rumos Itaú Cultural

O programa Rumos é o maior meio de incentivo à cultura da organização. Selecionamos alguns dos projetos contemplados que tratam de questões raciais ou da cultura negra:

História da _rte

Realizado pelo artista e pesquisador Bruno Moreschi, revela o apagamento dos negros na história da arte. Leia a reportagem sobre o projeto.

Afro-Históricos

Um jogo de cartas educativo que reúne personalidades negras que contribuíram para a história do Brasil. Neste artigo você pode saber mais.

Marambiré, Furna dos Negros e Escola Zumbi dos Palmares

Essas são algumas das propostas contempladas pelo Rumos que abordaram vivências quilombolas: a ampliação da Escola Livre de Cinema Quilombola Zumbi dos Palmares e os documentários Marambiré e Furna dos Negros. Conheça outras propostas.

Novo Mundo

Projeto documental que reunirá 16 entrevistas com mulheres negras em várias áreas de atuação. Veja no YouTube. Confira também: Mulheres Negras: Projetos de Mundo.

Observatório Itaú Cultural

Dedicado à pesquisa, à formação e ao mapeamento da gestão e da política culturais, o núcleo edita a revista Observatório Itaú Cultural, cuja edição 21 tratou, entre outros temas, de identidade e racismo, com textos de autores como Djamila Ribeiro, Salloma Salomão e Sílvio Almeida e ensaio fotógrafico de Sidney Amaral (1973-2017).

Além disso, o Observatório realizou em 2019 o seminário Cultura nas Capitais: Desdobramentos, sobre os hábitos culturais dos brasileiros. O evento contou com a mesa Cultura e Raça nas Capitais.

Indicamos também algumas entrevistas produzidas pelo Observatório: com o diretor do Festival BixaNagô, Marcelo Morais; com o fotógrafo Roger Cipó, sobre religiosidade da diáspora africana; e com o pesquisador Tarcízio Silva, sobre internet e relações raciais.

Colunas do site

Este site conta com a produção de colunistas de várias áreas de expressão. Recomendamos aqui os textos do escritor Alexandre Ribeiro (um dos mais recentes, por exemplo, tratou de Racismo velado e coronavírus na Alemanha) e da comunicadora e musicista Nayra Lays (com Sobrevivi às tentativas de morte até aqui e outros).

***

Descubra mais conteúdos ligados ao tema desta postagem pela tag Questões Raciais.

Veja também

Ativo 000000 | Responsa

Eu tomei a produção desta coluna como uma responsabilidade de relatar memórias, dores, reflexões, pensamentos e resistência. De falar em próprio nome. Em legítima defesa