Regina Silveira

Origem

Brasil

Regina Silveira é bacharel em arte pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestra e doutora em arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Artista com extensa carreira docente (de 1967 até o presente), lecionou no Instituto de Artes da UFRGS, na Universidade de Puerto Rico em Mayagüez, na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) de São Paulo e na ECA/USP. Foi artista residente no Banff Centre, no Canadá, e na Fundação Ranieri Civitella, na Itália.

Desde a década de 1960 realiza exposições individuais e participa de coletivas selecionadas no Brasil e no exterior. Participou de edições da Bienal de São Paulo, da Bienal de Havana, da Bienal do Mercosul e da Bienal Internacional de Curitiba, entre outras. De mostras individuais, destacam-se Lumen, na Espanha; Sombra Luminosa, na Colômbia; Tropel Reversed, na Dinamarca; Abyssal, na Polônia; El Sueño de Mirra y Otras Constelaciones, no México; Linha de Sombra, 1001 Dias e Outros Enigmas e Crash, no Brasil. Algumas de suas premiações recentes são o Prêmio Bravo Prime (2007), Prêmio Fundação Bunge (2009), Prêmio ABCA (2012) e Prêmio Masp (2013).