O Observatório Itaú Cultural é um espaço orgânico de pesquisa e reflexão sobre o setor cultural.

Exercitando desde 2006 um olhar para a cultura, busca através de ações plurais e diversas fomentar os debates sobre esse campo fundamental das sociedades contemporâneas: as produções artísticas e culturais. Seja contribuindo para a formulação de políticas culturais, seja através de ações formativas destinados a artistas, coletivos e produtores, o Observatório se preocupa em oferecer atividades teóricas e práticas, reflexivas e acadêmicas, com sólido embasamento conceitual e metodológico.

Para tanto, a atuação se dá por meio da realização de encontros e seminários, apoiando a produção de pesquisas acadêmicas e desenvolvendo produtos - como a revista semestral e a coleção Os Livros do Observatório, ambos disponibilizados tanto em formato impresso quanto digital.

Este programa sempre visou reunir e potencializar as ideias de profissionais que pensam a gestão e as políticas culturais em diferentes contextos. Com a emergência das culturas computacionais, o Observatório tem também realizado importantes debates no que diz respeito à relação entre arte e tecnologia, bem como sobre os impactos da tecnologia nas relações humanas.

Diante deste objetivo - nada simples - de compreender as diversas demandas culturais e os novos desafios colocados para a gestão e para os políticas culturais, o Observatório Itaú Cultural é um espaço que vem, também ele, constantemente se reinventando ao longo dos anos.

E, para suprir a lacuna de dados econômicos consistentes e atualizados que possam avaliar as tendências e conjunturas do setor cultural e servir como uma plataforma de apoio à tomada de decisões para os agentes culturais, o Observatório desenvolveu o Painel de Dados da Cultura, que traz um panorama econômico sobre o setor cultural e criativo brasileiro.