arrow up
;
Eixo 01

MERCADO DE TRABALHO E EMPREENDIMENTOS

Este eixo apresenta variáveis relacionadas aos trabalhadores criativos e aos empreendimentos dos setores criativos, buscando construir um panorama da atividade econômica criativa no Brasil e em suas diferentes regiões. A primeira variável do eixo apresenta a intensidade criativa dos setores selecionados como criativos e dos demais setores da economia. Um segundo conjunto de variáveis é a dos trabalhadores da economia criativa, que pode ser visualizado em cinco recortes. Por fim, um terceiro conjunto de variáveis é relacionado às empresas criativas.

Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.
Eixo 02

INDICADORES SOCIOECONÔMICOS

Este eixo apresenta indicadores sobre o agregado da economia da cultura e indústrias criativas no Brasil. Busca trazer elementos de análise mais complexos e que permitam dimensionar óticas socioeconômicas específicas. Destacamos aqui o Produto Interno Bruto (PIB) da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas (ECIC).

Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.
Eixo 03

GASTOS PÚBLICOS COM CULTURA

O setor cultural é parte integrante dos setores criativos e envolve o desenvolvimento de diferentes expressões artísticas. As atividades culturais, por possuírem um valor simbólico que nem sempre é acompanhado de valoração monetária, costumam receber apoio público para sua geração e manutenção. O Brasil é um dos diversos países ao redor do mundo que possuem mecanismos de financiamento público a projetos culturais. Este eixo apresenta dados sobre tal apoio federal, dividido entre os diferentes segmentos culturais atendidos pelos mecanismos disponíveis. Além disso, apresenta informações sobre o valor destinado à cultura no orçamento público federal, estadual e municipal nos últimos anos.

Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.
Eixo 04

COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS

Este eixo apresenta dados sobre comércio internacional de bens ligados aos setores culturais e criativos. Os dados são apresentados em dólares para os fluxos de importações e exportação de acordo com a UF e o bloco de países ( África; América do Norte; América do Sul e Central; Ásia; Europa; Oceania). Os produtos são descritos conforme as seções da Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM.

Dados de extraídos em 18 de janeiro de 2023.