arrow up
;
Eixo 01

MERCADO DE TRABALHO
E EMPREENDIMENTOS

Este eixo apresenta variáveis relacionadas aos trabalhadores criativos e aos empreendimentos dos setores criativos, buscando construir um panorama da atividade econômica criativa no Brasil e em suas diferentes regiões. A primeira variável do eixo apresenta a intensidade criativa dos setores selecionados como criativos e dos demais setores da economia que obtiveram um tamanho de amostra suficiente para apresentação. Um segundo conjunto de variáveis é a dos trabalhadores da economia criativa , que pode ser visualizada em três recortes: os trabalhadores criativos empregados em todos os setores; os empregados dos setores criativos , quer criativos, quer não criativos; e os trabalhadores criativos incorporados em setores não criativos da economia. Por fim, um terceiro conjunto de variáveis é relacionado às empresas criativas . Neste, além do total de empresas dos setores criativos, também é possível visualizar a receita e o lucro brutos delas, a participação dessas empresas no total de empresas da economia brasileira e a variação entre empresas que abriram e fecharam de um ano para outro (ou seja, a taxa de natalidade e mortalidade).

Dados extraídos em 11 de setembro de 2020.
Eixo 02

GASTOS PÚBLICOS
COM CULTURA

O setor cultural é parte integrante dos setores criativos e envolve o desenvolvimento de diferentes expressões artísticas. As atividades culturais, por possuírem um valor simbólico que nem sempre é acompanhado de valoração monetária, costumam receber apoio público para sua geração e manutenção. O Brasil é um dos diversos países ao redor do mundo que possuem mecanismos de financiamento público a projetos culturais. Este eixo apresenta dados sobre tal apoio federal, dividido entre os diferentes segmentos culturais atendidos pelos mecanismos disponíveis. Além disso, apresenta informações sobre o valor destinado à cultura no orçamento público federal, estadual e municipal nos últimos anos.

Dados extraídos em 01 de agosto de 2020.
Eixo 03

COMÉRCIO INTERNACIONAL
DE PRODUTOS E SERVIÇOS CRIATIVOS

Este eixo apresenta dados sobre o comércio internacional de produtos e serviços ligados aos setores criativos. Busca dimensionar o dinamismo do processo de internacionalização dos setores criativos brasileiros, bem como avaliar a importação de conteúdo criativo advindo de outros países.

Dados de produto extraídos em 19 de agosto de 2020.