Mais uma vez, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa bateu recorde de inscrições. Neste ano, concorrem 2.658 obras à premiação – um aumento de quase 10% em relação ao ano passado –, publicadas em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Reino Unido, Itália, Moçambique, Portugal e Estados Unidos. O número de editoras participantes foi de 487, outro recorde alcançado este ano.

A lista de livros concorrentes está disponível no site do Oceanos.

O aumento registra uma tendência constante de crescimento. Segundo a coordenação da premiação, por um lado, houve nos últimos anos a consolidação de uma grande diversidade editorial no Brasil – responsável pela maior parte das inscrições –, por outro, a premiação tem sido cada vez mais difundida nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

Para esse cenário, foi fundamental o trabalho dos curadores do Oceanos em África – Matilde Santos, presidente do Conselho Diretivo da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, e do novo curador de Moçambique, João Fenhane, Diretor da Biblioteca Nacional. Completa o quadro de curadores Isabel Lucas, de Portugal, e Manuel da Costa Pinto, do Brasil, com coordenação da gestora luso-portuguesa Selma Caetano. 

Participam escritores de 12 nacionalidades: Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, França, Moçambique, Paraguai, Portugal, Reino Unido, São Tomé e Príncipe e Suíça. Dos países de Língua Portuguesa do continente africano, Angola é representada por 14 autores, Cabo Verde por 12, Moçambique por 38 e São Tomé e Príncipe aparece com um autor. 

Júri

As 2.658 são lidas e avaliadas por um júri inicial composto por 159 pessoas do meio literário, entre escritores, críticos, professores e jornalistas. Em meados de setembro, será divulgada uma lista com cerca de 40 livros semifinalistas escolhidos pelos jurados. Os livros finalistas e vencedores são selecionados a partir de setembro pelos júris intermediário e final – estes são compostos por jurados escolhidos em votação aberta pelo próprio júri inicial.

Conheça todos os 159 jurados do Prêmio Oceanos 2023 aqui