Depois de seis meses de avaliações e da divulgação dos 41 semifinalistas, o Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa anuncia os dez livros finalistas da edição 2023. Integram a lista, cinco obras de poesia e cinco de prosa de autores e autoras de três nacionalidades diferentes – Brasil, Cabo Verde e Portugal –, publicados por quatro editoras brasileiras e cinco portuguesas. Da lista de finalistas, saem os dois vencedores do prêmio – um de poesia e outro de prosa.

 

Na poesia, foram selecionados quatro livros de autores brasileiros e um de autor português. Participaram do júri os brasileiros André Capilé, Annita Costa Malufe, Antonio Carlos Secchin, e Veronica Stigger, e a portuguesa Joana Matos Frias. Na prosa, foram selecionados três romances de autores portugueses e dois de cabo-verdianos. Participaram do júri os brasileiros Ana Paula Maia, Michel Laub e Regina Zilberman, o português Carlos Reis e o moçambicano Francisco Noa.

 

“A lista de finalistas tem uma grande variedade de nacionalidades, o que confirma o caráter cada vez mais plurinacional do prêmio Oceanos que tem grande diversidade de nacionalidades de autores e de jurados”,  comenta Selma Caetano, diretora da Associação Oceanos. "É notável que entre os finalistas apareçam quatro poetas do Brasil com tão pronunciada diferença de dicções e de referências na tradição literária do país", completa Manuel da Costa Pinto, curador da premiação no Brasil.

 

Poesia

 

Alma Corsária, da brasileira Cláudia Roquette-Pinto (34)

Diário da encruza, do brasileiro Ricardo Aleixo (Segundo selo)

Entre costas duplicadas desce um rio, do brasileiro Guilherme Gontijo Flores (Ars et Vita)

O gosto amargo dos metais, da brasileira Prisca Agustoni (7Letras)

Paraíso, do português Pedro Eiras (Assírio & Alvim)

 

Prosa

 

A história de Roma, da portuguesa Joana Bértholo (Caminho)

A última lua de homem grande, do cabo-verdiano Mário Lúcio Sousa (Dom Quixote)

Misericórdia, da portuguesa Lídia Jorge (Dom Quixote)

Naufrágio, do português João Tordo (Companhia das Letras Portugal)

Siríaco e Mister Charles, do cabo-verdiano Joaquim Arena (Quetzal)

 

Na última etapa, os jurados brasileiros André Sant'Anna, Eliane Robert Moraes, José Castello, Schneider Carpeggiani, o moçambicano Nataniel Ngomane e a portuguesa Clara Rowland leem os cinco romances finalistas para selecionar o vencedor da categoria de prosa. E um júri composto pelos brasileiros Célia Pedrosa, Maria Esther Maciel, Tatiana Pequeno e pelos portugueses Carlos Mendes de Sousa e Golgona Anghel leem os cinco finalistas de poesia para selecionar o vencedor da categoria.

 

Conheça mais sobre os livros finalistas no site da Associação Oceanos