Inscrições

Estão abertas as inscrições da edição 2023 do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa do dia 6 de março, a partir das 12h (horário de Brasília), até 9 de abril, às 23h59.

Podem ser inscritas obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa, nos gêneros romance, conto, crônica, poesia e dramaturgia, e publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2022.

Autores e editores podem inscrever seus livros de forma totalmente gratuita e online. A inscrição deve seguir todos os requisitos estipulados no regulamento para ser validada pela coordenação do Prêmio.

Leia o regulamento, preencha a ficha de inscrição e envie a obra em formato PDF através dos links abaixo.

Inscreva-se aqui

Acesse o Regulamento do Oceanos 2023

 

Avaliação

O processo de avaliação do Prêmio é realizado em três etapas consecutivas.

Na primeira etapa, entre abril e agosto de 2023, as obras com inscrição validada são lidas e avaliadas por dois júris internacionais compostos por escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Ao final dessa etapa, são escolhidos os livros semifinalistas: 20 de poesia e 20 de prosa e/ou dramaturgia.

Na segunda etapa, entre setembro e outubro, os júris intermediários elegem as obras finalistas: 5 de poesia e 5 de prosa e/ou dramaturgia. Por fim, na terceira etapa, em novembro, os júris finais selecionam dois livros vencedores, um de poesia e um de prosa e/ou dramaturgia. O valor total da premiação, dividido entre os dois vencedores, é de 300 mil reais.

Todo o processo de avaliação do Prêmio é acompanhado de perto pelos curadores Manuel da Costa Pinto, do Brasil, Isabel Lucas, de Portugal, Nataniel Ngomane, de Moçambique, e Matilde Santos, de Cabo Verde, com coordenação da gestora cultural luso-brasileira de Selma Caetano.

 

Edição passada

A edição 2022 do Oceanos teve 2.452 livros inscritos publicados em sete países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Estados Unidos, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. O anúncio dos três vencedores – a portuguesa Alexandra Lucas Coelho, o moçambicano João Paulo Borges Coelho e a brasileira Micheliny Verunschk – aconteceu em Maputo, capital de Moçambique, país que vive um momento literário de grande dinamismo, com uma nova geração de escritores e editores. Não por acaso, Moçambique foi o país do continente africano com mais obras inscritas, 31, um recorde na história da premiação.

"Moçambique vive hoje uma dinâmica muito curiosa, muito interessante daquilo que é produção literária, sobretudo em camadas jovens das zonas urbanas. Acho que a [maior] presença de candidatos já reflete esse movimento", disse o escritor moçambicano Mia Couto durante a entrega da premiação em 2022. Pensando nisso, o Ministério da Cultura e do Turismo de Moçambique firmou uma parceria com a Associação Oceanos para ampliação do alcance do Prêmio em todo país e no continente africano, assim como para o desenvolvimento do universo do livro em Moçambique.

 

Parcerias

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; o apoio do Itaú Cultural, do Ministério da Cultura e do Turismo de Moçambique, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde; e o apoio institucional da CPLP. O Prêmio Oceanos é administrado pela Associação Oceanos e pelo Itaú Cultural.