Ocupação Dona Onete | Formação e Acessibilidade

Formação e Acessibilidade

Exposição é acompanhada de programação formativa e acessibilidade 

Mecanismos de acessibilidade são item fundamental nas atividades do Itaú Cultural. Para esta Ocupação, estão disponíveis objetos táteis, audiodescrições e conteúdo acessível em vídeos. O Núcleo de Formação também traçou ações diversas com a proposta de aprofundar o conhecimento do público sobre o universo que cerca a homeageada.

VISITAS PRESENCIAIS

Elas são realizadas no espaço expositivo, com o acompanhamento de um educador e devem ser solicitadas no balcão de informações. As visitas contemplam atendimento com acessibilidade em Libras, ou em inglês e espanhol, de acordo com a disponibilidade.

De 16 de março a 15 de junho
30 vagas
Livre

BATE-PAPOS COM OS EDUCADORES

Para quem deseja se aprofundar ainda mais na história e no universo de Dona Onete, os educadores do Núcleo de Formação oferecem, com acessibilidade em Libras, um bate papo sobre a homenageada.

Os assuntos são variados, entre eles: instrumentos utilizados do carimbó, o sincretismo como elemento de construção, paisagens e territórios do Pará, além da biografia de Dona Onete.

Dias 8, 9, 22 e 23 de abril e 13, 14, 27 e 28 de maio
30 vagas

PRODUTOS MULTIMÍDIA

Videoguias:
Os videoguias tem foco na apresentação e mediação dos conteúdos apresentados na exposição, seguindo as temáticas abordadas a respeito da artista e de sua trajetória. Eles fazem um direcionamento dentro de um recorte abrangente do espaço expositivo e seus módulos. São cinco faixas voltados para o público surdo.  

Temas abordados:
• Território – trajetória de Dona Onete, sua atuação como professora, seu posicionamento político e percurso como militante, além de sua vida em Igarapé-Miri.  

• Encantaria – trata das encantarias, que são as lendas e mitos do Pará. Neste vídeogia apropria Onete fala sobre o Boto e a cobra Japuíra. Ele também mostra a sua relação de Onete com o seu território, o mercado Ver-o-peso, situado em Belém, e a procissão do Círio de Nazaré – com as rezas que a cantora faz à virgem tradicionalmente, com interpretação em Libras.  

• Túnel – este aborda a identificação da musicalidade da cantora, as diferenças entre ritmos, sua vida em Belém do Pará.  

• Palco – aqui está Dona Onete e seu carimbó chamegado em diversas apresentações, premiações que ela recebeu, instrumentos presentes no gênero que ela canta.

• Teaser – traz informações de abertura, horário, o programa Ocupação e o chamamento para esta que homenageia Dona Odete.

QR Code:
Com o objetivo de oferecer conteúdo complementar à exposição, um QR Code traz textos informativos e imagens sobre os  instrumentos usados no carimbó e as características do gênero.

Acessibilidade

Seguindo o piso tátil, a audiodescrição do Núcleo Territórios apresenta as particularidades da região Norte do país e sua hidrografia, representada por uma prancha tátil com alguns dos rios do estado do Pará. A seguir, se encontra a audiodescrição do vídeo vertical em que uma menina ensina a dança do carimbó. Ali o Jambu, em forma de objeto tátil, pode ser tocado.

O núcleo Encantarias conta com uma audiodescrição sobre esse aspecto da exposição e descreve também os objetos táteis: uma corda do Círio, o muiraquitã e frascos de banhos de cheiro. Mais à frente o visitante pode ouvir a lenda da Cobra Jatuíra. Seguindo o caminho podotátil, o universo musical do Pará é apresentado em um corredor cuja trilha sonora é um mix de ritmos da região, com foco no carimbó chamegado de Dona Onete. Um piso vibratório enfatiza a sensação de estar em uma apresentação ao vivo. Por fim, há a audiodescrição dos figurinos e adereços de Dona Onete, junto de objetos táteis como colares de sementes e maraca.

Para o público cego e com baixa visão, a visita começa com um mapa tátil onde é possível identificar o trajeto do piso podotátil, que guia o caminho do visitante pelo espaço. Nele também está a descrição da expografia.

Home

Exposição
De 15 de março a 18 de junho de 2023
Terças-feiras a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h

Concepção e realização: Itaú Cultural

Curadoria: Equipe Itaú Cultural

Consultoria: Josivana de Castro Rodrigues

Projeto expográfico: Géssica Araújo (assistente), Heloísa Vivanco (terceirizada), Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e Patrícia Gondim

Produção: em Belém/PA Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô | Piso Térreo
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada: gratuita 

Informações:
Pelo telefone (11) 2168-1777 e WhatsApp (11) 96383-1663
Atualmente, esses números funcionam de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Shows
Dona Onete
Dias 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação:  livre

Aíla Dias
18 e 19 de março (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação: livre

PROTOCOLOS:
• É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
• A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso: Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.
• Fila de espera em programações com ingressos esgotados: Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.
Programação sujeita a cancelamento: O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO