Ocupação Dona Onete | Release

Release

Dedicada à Rainha do Carimbó Chamegado, Ocupação Dona Onete leva a cultura do Pará ao Itaú Cultural

A música, sabores, afetos e cultura paraenses se mesclam na mostra em torno da homenageada, que abriu caminho para as vozes femininas da região e criou o seu próprio estilo de carimbó, adicionando ao gênero um bocado de chamego. A exposição revela, ainda, o papel definitivo de Ionete da Silveira Gama, antes de se tornar Dona Onete, na educação e na militância cultural locais. Ela fará dois shows no palco do IC. Outros dois, serão apresentados pela paraense Aíla.

De 15 de março a 18 de junho, a essência da cultura e ancestralidade que emanam dos cerca de 1,3 milhões quilômetros quadrados do Pará se concentra em São Paulo, em uma área de 117 metros quadrados no térreo do Itaú Cultural. Ocupação Dona Onete, 58ª desta série, é dedicada à cantora e compositora conhecida como Rainha do Carimbó Chamegado, também vista como representante da vida, encantarias, sincretismo e costumes paraenses exaltadas nas letras de suas canções e vestuário nos palcos de todo o Brasil e no exterior.

Composta de quatro eixos – Território, Encantarias e Religiosidade, Túnel e Palco – a Ocupação reúne cerca de 120 itens e aprofunda o público na sua rica e movimentada trajetória. São fotos – muitas do acervo da família –, vídeos, audiovisuais, músicas e manuscritos seus, originais e inéditos, depoimentos dela própria, de seus amigos, companheiros de música e familiares. Artistas paraenses participam da mostra a convite do Itaú Cultural: o coletivo Kambô com uma intervenção na bandeira do Pará – exposta em tecido e em realidade aumentada acessível por meio de um aplicativo que pode ser baixado ali mesmo – e duas fotógrafas, Nay Jinknss e Marise Maues; cada uma apresenta quatro imagens que traduzem o seu olhar sobre o próprio território. 

Somam-se às apresentações de Dona Onete no palco da Sala Itaú Cultural, nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira, às 20h), shows de Aíla, fruto da nova geração musical paraense e, muitas vezes, parceira da homenageada, em 18 e 19 (sábado, às 20h, e domingo às 19h). No fim do mês, a partir das 19h do dia 28, a programação Encontros de Cinema exibe na Sala Vermelha do IC o documentário Terruá Pará, seguido de bate-papo com a diretora do filme, a cineasta paraense Jorane Castro.

Entre encenações que revelam o surgimento da música do estado, desembocando na atual efervescência cultural, a produção traz um olhar integrado sobre os movimentos artísticos locais. Ali, os músicos se tornam personagens: Dona Onete, Manoel Cordeiro, Keila, Pio Lobato, Toni Soares, Os Amantes, Luê, Trio Manari e outros. Em consonância com a plataforma de streaming Itaú Cultural Play, esta exibição inaugura Encontros de Cinema no espaço físico do IC, um lugar permanente de reflexão e troca sobre o audiovisual brasileiro. A programação será mensal, sempre na última terça feira do mês.

A curadoria da mostra é do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música da organização. A consultoria é da pesquisadora Josivana de Castro Rodrigues, neta de Dona Onete, e o projeto expográfico, contemplado com mecanismos de acessibilidade, é do Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e da também paraense Patrícia Gondim. De Belém, Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves apoiaram a produção.

O Núcleo de Formação do IC preparou atividades que complementam a temática da mostra. Ainda, ela é acompanhada de uma publicação impressa e on-line e um site com material exclusivo. Esta realização é do Núcleo de Comunicação e aprofunda o conteúdo da exposição.

A mostra
Nascida na Ilha do Marajó, crescida no Baixo Tocantins e moradora de Belém faz um par de décadas, hoje Dona Onete soma 83 anos. Ela só alcançou fama, no entanto, quando contava seis décadas de vida. Embora a música e a poesia impregnada de seu entorno natural praticamente tenham nascido com ela, a cantora se empenhou em outras militâncias antes de se tornar Rainha do Carimbó Chamegado.

Dona Onete foi a professora Ionete, seu nome de batismo, adepta dos métodos de Paulo Freire e incansável lutadora por melhorias no ensino, na alfabetização e na vida dos professores. Também deixou sua marca na gestão cultural pública sendo responsável por impulsionar grupos de cultura popular.

Assim, a Ocupação Dona Onete percorre todo esse caminho dividido pelos quatro eixos que a compõem. Eles abarcam a sua vida, das terras do norte aos tablados brasileiros e internacionais, passando pela influência da ancestralidade e cultura paraense em suas canções e por suas outras militâncias. 

Em Território, a exposição dá a conhecer ao público Cachoeira do Arari, cidade onde Ionete nasceu na Ilha de Marajó, onde passou a infância e dormia sob um lençol salpicado de Lua, como ela mesma diz. Depois, a mostra percorre Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, lugar em que, ainda conhecida pelo nome de batismo, ela consolidou-se como professora, atuou na política cultural e foi militante de movimentos sindicais. Foi lá que, em 1989, criou o grupo folclórico Canarana, estreando com 12 músicas autorais. Por fim, chega-se à capital do estado,  Belém, onde após se aposentar como professora, Ionete foi morar no bairro Pedreira, conhecido como do samba e do amor. Nesta cidade, ela passou a ser reconhecida como Dona Onete, Rainha do Carimbó Chamegado. 

O eixo seguinte, Encantarias e religiosidade, apresenta as lendas e encantamentos amazonenses, que ganharam melodia em sua voz, e o sincretismo em suas composições. Esse espaço contém letras manuscritas inéditas de canções dela, como A Lua morena, Banho de cheiro e Meu Pará tupiniqui. Também revela originais de músicas conhecidas, como Moreno Morenado, Feitiço Caboclo, que deu nome ao seu primeiro álbum solo lançado em 2013, quando ela tinha 73 anos, e Sonhos de adolescente, escrita em 1957, mas que chegou ao público somente em 2016, presente no álbum Banzeiro.

É possível, ainda, conhecer o seu processo de criação para a composição Jamburana. Também estão presentes pesquisas que ela faz para compor – por exemplo, quando estudou o Açaí, tema da música Balanço do Açaí. Vale contar aqui que Dona Onete se tornou produtora do vinho tinto O saboroso, derivado dessa fruta. 

Na sequência, o público entra no eixo Túnel, um caminho embalado de sons de Belém que o transporta para o espaço seguinte, Palco. Percebendo que a capital do Pará é uma cidade musical, os curadores e produtores do IC envolvidos nesta Ocupação, foram gravando as diferentes sonoridades que ouviam durante sua permanência por lá: uma série de músicas variadas, muito carimbó – no original e no estilo chamegado de Dona Onete –, sons das ruas e de outros espaços públicos com o do Mercado Ver-o-Peso. Diretamente do Pará, toda essa musicalidade pode ser ouvida neste percurso até chegar no eixo que revela a vida da cantora pelos palcos brasileiros e internacionais. 

Em Palco, o visitante entra na expansão de seu universo musical, iniciado nas canções entoadas quando criança à beira do rio para atrair os botos, nas noites de serestas e de carimbó, e nas salas onde dava aula. Em 1989, ela já participava do Grupo Folclórico Canarana, de Igarapé-Miri. Em meados de 1990 atuava no Coletivo Rádio Cipó, em Belém, e participou do conceituado Festival Terruá Pará.

Rapidamente, passou a frequentar os palcos de todo o Brasil e alçou voo, indo para apresentações internacionais, como no Festival Womex, na Finlândia, o Muziek Publique, em Bruxelas, Bélgica, além de fazer shows na Alemanha, Inglaterra, Portugal e outros. Sempre, com uma flor na cabeça, vestuário colorido, saia rodada, adornada com muitos adereços, um sorriso encantador e uma potência inigualável na voz.

Home

Exposição
De 15 de março a 18 de junho de 2023
Terças-feiras a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h

Concepção e realização: Itaú Cultural

Curadoria: Equipe Itaú Cultural

Consultoria: Josivana de Castro Rodrigues

Projeto expográfico: Géssica Araújo (assistente), Heloísa Vivanco (terceirizada), Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e Patrícia Gondim

Produção: em Belém/PA Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô | Piso Térreo
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada: gratuita 

Informações:
Pelo telefone (11) 2168-1777 e WhatsApp (11) 96383-1663
Atualmente, esses números funcionam de segunda-feira a domingo, das 10h às 18h.
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Shows
Dona Onete
Dias 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação:  livre

Aíla Dias
18 e 19 de março (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação: livre

PROTOCOLOS:
• É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
• A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso: Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.
• Fila de espera em programações com ingressos esgotados: Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.
Programação sujeita a cancelamento: O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO