Ocupação Dona Onete | Shows

Shows

Embalado com a música do Pará, palco do Itaú Cultural recebe shows da própria Dona Onete e de Aíla 

As duas mulheres cantam a vida e os costumes paraenses em apresentações que marcam a programação de abertura da Ocupação Dona Onete. Serão quatro noites para curtir muito carimbó e também a musicalidade contemporânea da região, em uma mescla de brega funk, calypso, pisadinha, eletrônico e bolero.

Nos dias seguintes à abertura da Ocupação dedicada à Rainha do Carimbó Chamegado, a própria homenageada faz a Sala Itaú Cultural tremer em duas apresentações, em 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h. No sábado, também às 20h, e domingo, às 19h, Dona Onete cede espaço para a cantora Aíla, da nova geração da música paraense e com a qual já fez diversas parcerias. Os ingressos podem ser reservados gratuitamente pela plataforma INTI a partir do dia 8 de março.

Pio Lobato, na guitarra, banjo, violão e voz; Breno Oliveira, no baixo e voz; Vovô Batera, na bateria e voz; Marcos Sarrazin, no saxofone; e Gorayeb, na percussão e voz, acompanham Dona Onete em suas duas apresentações. No repertório, ela percorre os álbuns que lançou durante a sua carreira – Feitiço Caboclo, em 2012, Banzeiro, em 2016, Flor da Lua, em 2018, e Rebujo, em 2019.

Envolta no ritmo e gingado particulares do carimbó chamegado  e sua voz vigorosa,  Dona Onete lança para o público se contagiar temas quentes e sensuais sobre amores fogosos e flertes despretensiosos. Também canta os cheiros e sabores e os modos de vestir, amar e chamegar no Pará. Entre as músicas que ela selecionou para a apresentação, não faltam Coração de Brechó, Proposta Indecente, Ação e Reação, Vem Chamegar, Queimoso e Tremoso, Carimbó Arrepiado, No Meio do Pitiú, Faceira, Jamburana, Tipiti e Banzeiro.

Aíla

Por sua vez, no fim de semana, Aíla apresenta as canções da turnê de seu mais recente disco, Sentimental, lançado no final de 2021, composto por ritmos como brega funk, calypso, arrocha, pisadinha e bolero. As letras são gostosas e diretas, com refrões que grudam na mente e de forte apelo popular. “Tem muito do Pará nestas canções”, pontua a artista.

Também compõe o seu repertório Proposta Indecente. A música foi um presente de Dona Onete para a cantora quando ela lançou seu primeiro disco, em 2012. Aíla conta que ela tinha vergonha de que gravasse a música e dizia na época “o que pensarão de uma senhora que escreveu uma música assim”. No fim, ela não só cedeu a música, como ao lado de Aíla, gravou o primeiro vídeo clipe da carreira, aos 73 anos, cantando É uma proposta indecente, você me falou/ Apostei todas as cartas no jogo do amor/ Eu sei tudo que você gosta, aceita a proposta, basta só dizer sim. Em uma amizade de longa data, as duas fizeram diversas colaborações, como na música Lesbigay, que escreveram em conjunto.

A cantora da nova geração de artistas paraenses também apresentará uma releitura de Banzeiro, igualmente presente no repertório da homenageada. Junto dela no palco estarão Arthur Kunz, na bateria e base eletrônica; Allen Alencar, na guitarra, e João Deogracias, no baixo e synthbass. Relacionando imagem e música por meio de projeções, a direção visual do show é da artista paraense Roberta Carvalho.

No decorrer de seus 11 anos de carreira, Aíla lançou três discos: Trelêlê, Em cada verso um contra-ataque e Sentimental. Ela nasceu em Terra Firme, periferia de Belém. Também é compositora, diretora artística e musical e idealizadora do Festival MANA, que debate o protagonismo das mulheres no mercado da música. Ela já se apresentou em diversos estados do Brasil, nos festivais Coala e na última edição do Rock in Rio, ao lado da também paraense Fafá de Belém. Com seu segundo álbum, recebeu indicações a prêmios importantes, como de melhor videoclipe no WME Awards.

(*) Dominik Giusti: jornalista paraense, atua nas áreas de assessoria de comunicação, imprensa, reportagem, produção de impresso, internet e rádio, gestão estratégica de redes sociais e produção de conteúdo. Produtora de projetos e eventos culturais de pequeno porte, relações públicas e mobilizadora de parceiros. Faz reportagens especiais em artes e cultura, política, Amazônia, povos tradicionais.
Home

Exposição
De 15 de março a 18 de junho de 2023
Terças-feiras a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h

Concepção e realização: Itaú Cultural

Curadoria: Equipe Itaú Cultural

Consultoria: Josivana de Castro Rodrigues

Projeto expográfico: Géssica Araújo (assistente), Heloísa Vivanco (terceirizada), Núcleo de Infraestrutura e Produção do Itaú Cultural e Patrícia Gondim

Produção: em Belém/PA Geraldinho Magalhães, Marcel Arêde e Viviane Chaves

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – próximo à estação Brigadeiro do metrô | Piso Térreo
Terça-feira a sábado, das 11h às 20h Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada: gratuita 

Informações:
Pelo telefone (11) 2168-1777 e WhatsApp (11) 96383-1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

Shows
Dona Onete
Dias 16 e 17 de março (quinta-feira e sexta-feira), às 20h
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação:  livre

Aíla Dias
18 e 19 de março (sábado, às 20, e domingo, às 19h)
Sala Itaú Cultural
Ingressos disponíveis a partir do dia 8 de março, pela INTI
Capacidade: 224 lugares  
Entrada gratuita
Classificação: livre

PROTOCOLOS:
• É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.
• A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso: Em caso de imprevistos ou impossibilidade de comparecimento à programação para a qual reservou o ingresso, solicite o cancelamento deste através do e-mail ajuda@byinti.com até duas horas antes do início do evento. Essa solicitação é muito importante e garante que o ingresso seja utilizado por outras pessoas que queiram prestigiar o evento. Agradecemos e contamos com sua compreensão.
• Fila de espera em programações com ingressos esgotados: Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.
Programação sujeita a cancelamento: O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Assessoria de imprensa:
Itaú Cultural - Conteúdo Comunicação 


Cristina R. Durán
(11) 98860-9188
cristina.duran@conteudonet.com

Larissa Corrêa
(11) 98139-9786 / 99722-1137
larissa.correa@terceiros.itaucultural.org.br

Mariana Zoboli
(11) 98971-0773
mariana.zoboli@conteudonet.com  

Roberta Montanari
(11) 99967-3292
roberta.montanari@conteudonet.com       

Vinicius Magalhães
(11) 99295-7997
vinicius.magalhaes@conteudonet.com

Programa Rumos Itaú Cultural:
Carina Bordalo
(11) 98211 6595
carina.bordalo@terceiros.itaucultural.com.br  

2023 - DESENVOLVIDO PELA CONTEÚDO COMUNICAÇÃO